CONHEÇA OS MECANISMOS QUE ALIMENTAM A DÍVIDA PÚBLICA
quinta-feira, 08/04/21 18:09Em março, a Live SINJUS #8 teve como destaque a participação da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), Maria Lucia Fattorelli. No debate com o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e com o diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira, a especialista explicou como a situação fiscal que o Brasil enfrenta hoje foi fabricada e como o discurso de crise vem sendo usado para retirar direitos de servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada.
A apresentação com dados, análises e cenários foi disponibilizada por Maria Lucia Fattorelli (clique aqui e acesse), e ilustra como o Banco Central vem operando para beneficiar instituições financeiras e como leis e emendas à Constituição aprovadas nos últimos anos penalizam os cidadãos.
A Auditoria Cidadã é uma organização que acompanha a dívida pública brasileira e defende uma auditoria no custo anual da dívida pública interna federal e também de uma revisão do atual modelo econômico.
Além de coordenadora da ACD, Fattorelli é membro titular da Comissão Brasileira Justiça e Paz da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A especialista já assessorou a CPI da Dívida Pública na Câmara dos Deputados do Brasil (2009/2010) e a CPI da PBH Ativos S/A na Câmara Municipal de Belo Horizonte (2017).
No âmbito internacional, já colaborou com as comissões de Auditoria da Dívida do Equador (2007/2008) e de Auditoria da Dívida da Grécia (2015), bem como atuou como membro temporário do Expert Group da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (Unctad/ONU), em Bruxelas (2009) e New York (2011).
Clique aqui e tenha acesso ao arquivo sobre a dívida brasileira apresentado durante a Live SINJUS #8