REFORMA ADMINISTRATIVA E PEC EMERGENCIAL

CONGRESSO E GOVERNO INICIAM ATAQUE AOS SERVIDORES

sexta-feira, 05/02/21 15:12

O presidente Jair Bolsonaro entregou na quarta-feira, 3 de fevereiro, aos presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), uma lista de iniciativas legislativas prioritárias para o governo. Algumas das propostas trazem grandes prejuízos para o funcionalismo e retiram direitos dos servidores públicos — o que já aponta a necessidade de as categorias e entidades sindicais intensificarem as mobilizações.
Na Câmara, estão em tramitação 19 propostas e, entre elas, a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), que altera dispositivos sobre servidores e empregados públicos e modifica a organização da Administração Pública. A proposta extingue a estabilidade para novos servidores, acaba com a garantia de plano de carreiras, extingue promoções por tempo de serviço, entre outros retrocessos.

Já no Senado, tramitam 15 propostas, com destaque para a PEC Emergencial (PEC 186/2019), que prevê mecanismos para redução de gastos públicos, atingindo os salários de servidores, e veda novas despesas obrigatórias. A proposta também pretende reduzir jornadas de trabalho dos servidores, congelar concursos públicos e impedir reajustes.

“O governo está com tudo programado, já tem a receita de como combater os efeitos da pandemia. Mas estamos absolutamente sintonizados com o Ministério da Fazenda, com o Governo Federal, com a pauta das reformas”, afirmou o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, nesta quinta-feira.

Ainda nesta semana, o presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, também reafirmou a intenção de discutir a definição das pautas legislativas em conjunto com o Executivo. “Aqui no Parlamento estaremos focados em projetos comuns. Na definição dessas pautas comuns, não deixaremos de dar atenção às pautas que são importantes para o país e que apontam para a necessidade de mudanças estruturais, fundamentais para o futuro do Brasil. Refiro-me às reformas, especialmente a tributária e a administrativa. Não podemos relegá-las a um segundo plano, pois são prioridades”.

Corrida

Tudo indica que a Reforma Administrativa vai avançar neste primeiro semestre. A ideia vem ganhando mais força, já que Câmara e Senado estão empenhados em estender o auxílio emergencial e condicionaram a medida à aprovação da Reforma. Lira prometeu pautar a PEC 32 até junho deste ano.

Pacheco afirmou que, além das reformas administrativa e tributária, outros projetos laterais darão estabilidade ao país e citou a PEC 186. “A PEC Emergencial cria esses mecanismos de ajuste fiscal para o momento em que o Brasil mais precisa de equilíbrio nas suas contas públicas. Precisamos criar alternativas para sair dessa crise”. Para Lira, “a PEC Emergencial vai dar muita cobertura para que o Orçamento de 2021 seja aprovado com espaços fiscais, para que tudo seja realizado respeitando a regra do teto de gastos e a responsabilidade fiscal”.

Pacheco e Lira têm corrido em paralelo para tentar destravar a votação do Orçamento e da PEC Emergencial. Segundo os parlamentares, haverá conversas sobre o assunto nesta semana para que seja possível instalar a Comissão Mista de Orçamento (CMO) já na próxima terça-feira, dia 9 de fevereiro. O presidente do Senado ainda vai buscar o relator da PEC Emergencial, senador Márcio Bittar (MDB-AC), para saber do “amadurecimento do parecer”.

Ação

O momento é de unidade de toda a categoria em defesa do serviço público. O SINJUS reforça que só com muita luta e união a agenda de destruição promovida por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes será barrada. O Movimento a Serviço do Brasil, do qual o Sindicato faz parte, iniciou a terceira fase da campanha em defesa dos servidores e contra a agenda do governo. O movimento lançou uma petição online contra a Reforma Administrativa para pressionar o Congresso Nacional e exigir a rejeição dessa pauta. Confira aqui. O Movimento também prepara ações de luta contra a PEC Emergencial.

Live

Com a celeridade nas discussões da Reforma Administrativa e da PEC Emergencial, o SINJUS considera extremamente importante discutir esses assuntos com a categoria. “Os servidores precisam entender tudo o que está em jogo, quais ameaças estamos enfrentando. É um uma tentativa de desmonte do funcionalismo e de colocar fim a direitos conquistados com muita luta. Não dá para aceitarmos”, afirma o coordenador-geral, Alexandre Pires.

Assim, na próxima “Live do SINJUS”, Alexandre, com o diretor de Assuntos Jurídicos do Sindicato e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Wagner Ferreira, vai debater as propostas, tirar dúvidas dos servidores e discutir ações de luta. A transmissão será na próxima quinta-feira, 11 de fevereiro, às 19 horas, no Canal do SINJUS-MG no YouTube. Clique aqui, inscreva-se agora no nosso canal no YouTube e ative o sininho para ser notificado quando a Live começar.

Fonte: SINJUS-MG com Estadão, Correio Braziliense e Agência Câmara de Notícias

Notícias relacionadas

REFORMA ADMINISTRATIVA ENTIDADES MINEIRAS PUBLICAM MANIFESTO CONTRA A PEC 32 terça-feira, 02/02/21 19:23 A Frente Mineira em Defesa do Serviço Público, composta pelo SINJUS-MG e por dezenas de entidades representativas dos servidores, publicou um manifesto contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n. 32/2020, que trata da Reforma Administrativa. O documento ... leia mais
CONJUNTURA ANÁLISE SOBRE ELEIÇÕES NA CÂMARA E NO SENADO terça-feira, 02/02/21 17:05 O senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito presidente do Senado e do Congresso Nacional nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, pelos próximos dois anos. Já o deputado Arthur Lira (PP-AL) foi eleito, também nesta segunda, como presidente da Câmara dos ... leia mais
RETOMADA DOS TRABALHOS ALMG E CONGRESSO: LIVE DO SINJUS ABORDA O QUE ESTÁ EM JOGO segunda-feira, 01/02/21 16:32 O mês de fevereiro começa com a retomada das atividades parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na Câmara dos Deputados e no Senado Federal. E também com a intensificação das lutas das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro. É que serão discutidas nessas Casas propostas extremamente ... leia mais
REFORMA ADMINISTRATIVA MOVIMENTO A SERVIÇO DO BRASIL CONTESTA PEC 32 quinta-feira, 05/11/20 18:16 Foi lançado oficialmente, na manhã desta quinta-feira (5), o Movimento a Serviço do Brasil em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020) e PEC Emergencial (PEC 186/19), do qual o SINJUS-MG faz parte. A iniciativa ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Uma mulher negra e cabelos cacheados presos em um coque alto está sentada à mesa, sorrindo enquanto olha para a tela de seu laptop. Ela usa uma camisa bege sobre uma blusa preta e um colar prateado. Sua mão esquerda apoia o rosto, e sua expressão transmite concentração e satisfação. A mesa de madeira tem um copo com lápis e canetas, um caderno e uma xícara de chá com um desenho de folhas. O ambiente tem uma decoração aconchegante, com plantas e galhos secos ao fundo. Conteúdo textual: PLANEJAMENTO - SINJUS solicita teletrabalho para servidores do TJMG na sexta-feira de Carnaval PLANEJAMENTO SINJUS solicita teletrabalho para servidores do TJMG na sexta-feira de Carnaval segunda-feira, 24/02/25 14:42 O SINJUS-MG encaminhou um ofício urgente ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), ...
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco