CONFIRA OS CUIDADOS QUE OS IDOSOS DEVEM TOMAR
quinta-feira, 19/03/20 17:59Os idosos estão no grupo considerado de risco em relação ao coronavírus. O sistema imunológico dos mais velhos costuma ser deficiente por causa da idade. Além disso, as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto há menos anticorpos no organismo; os pulmões e mucosas tornam-se mais frágeis e vulneráveis a doenças virais e sem falar que, na terceira idade, as idas a hospitais e clínicas de saúde são mais frequentes, trazendo mais exposição a micro-organismos.
Com todos esses fatores, os cuidados devem ser redobrados. A medida mais importante, segundo os especialistas, é evitar de sair de casa. Quem tem mais de 60 anos deve ficar dentro de casa por tempo indeterminado e sair só quando for extremamente necessário. Ainda assim, o ideal é evitar a saída em horário de pico.
Tomar a vacina contra a gripe também é fundamental. A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começará no dia 23/3. Apesar de não imunizar contra o coronavírus, a dose ajuda a eliminar dúvidas em um quadro viral. Com isso, o especialista não perderá tempo no diagnóstico.
No caso de idosos que convivem com cuidadores, se esses profissionais apresentarem sintomas de gripe, devem passar a evitar na mesma hora o contato com seus pacientes. Da mesma forma, pessoas que vivem em instituições de longa permanência, por apresentarem muitas vezes alto risco de complicações, devem ser cercadas de cuidados e cautela. A redução nas visitas e atividades em grupo e a adoção de medidas intensivas de higiene são algumas das recomendações básicas.
As outras recomendações são as mesmas destinadas a outras faixas da população:
- higienizar com frequência as mãos usando água e sabão ou álcool em gel (70%);
- evitar tocar os olhos, o nariz e a boca;
- evitar apertos de mão, abraços e beijos quando cumprimentar as pessoas;
- se espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ou lenço descartável, que deve ser jogado fora em seguida;
- se hidratar muito;
- evitar contato com pessoas gripadas;
- não usar o ar-condicionado.
Esse é um momento de esforços individuais e coletivos para conter a epidemia de coronavírus. Todo mundo tem de fazer sua parte e lembrar que há pessoas que, infelizmente, correm maior risco com esse novo perigo.