SINJUS ANTIRRACISTA

CONDENADOS POR RACISMO NÃO PODERÃO ASSUMIR CARGOS PÚBLICOS EM BH

terça-feira, 18/06/24 17:47

A Lei 11.701/2024, que proíbe a nomeação de pessoa condenada por racismo e injúria racial em cargo público em Belo Horizonte, foi promulgada pelo prefeito da capital, Fuad Noman, na última segunda-feira, 17 de junho. O Projeto de Lei 795/2023, que deu origem à nova legislação, é de autoria do vereador Wagner Ferreira (PV), vice-líder de Governo na Câmara Municipal e diretor licenciado do SINJUS-MG. 

Segundo dados do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em 2022 foram abertos 64 processos por discriminação racial em BH, representando um aumento de 113% em relação ao ano de 2021. Os dados alarmantes revelam o cenário racista da capital mineira e reforçam a necessidade da normatização.

“A nova lei é um avanço significativo na luta contra o racismo estrutural na capital mineira. O SINJUS Antirracista tem sido um ator fundamental na promoção dessa causa, ressaltando a importância de termos líderes de governo e servidores públicos que representem os valores de igualdade e justiça. Esse é um passo essencial para garantirmos que nossas instituições sejam verdadeiramente inclusivas e livres de qualquer forma de discriminação”, afirmou o diretor de Imprensa e Comunicação do SINJUS e membro do SINJUS Antirracista, Alexandre Gomes.

A partir de agora, ficam proibidos os condenados por crimes de racismo e injúria racial de assumirem funções em todas as esferas do serviço público municipal, incluindo cargos efetivos e em comissão de livre nomeação e exoneração, até que cumpram a pena. A proibição é aplicável a pessoas que tiverem sido condenadas nas condições previstas na Lei Federal 7.716/1989, que define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor.

A Lei 11.701/2024 começa a valer após o trânsito em julgado da ação condenatória, em que não cabe mais recurso, até o efetivo cumprimento da pena, não havendo uma punição perpétua. Em caso de descumprimento da Lei, estão previstas medidas administrativas, como advertências, multas e até a exoneração do cargo público ocupado indevidamente. 

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image