Reconhecimento

Conceição Evaristo vence troféu Juca Pato 2023 como intelectual do ano

segunda-feira, 18/09/23 17:16 Conceição Evaristo em participação no Latinidades – Festival da Mulher Afro-latino-americana e Caribenha, realizado em Brasília, em 2013.

Primeira intelectual negra a receber o prêmio, ela foi reconhecida pela obra “Canção para ninar menino grande”(2022)

A escritora mineira Conceição Evaristo venceu o troféu Juca Pato 2023 como intelectual do ano. O prêmio, organizado pela União Brasileira de Escritores, é concedido a personalidades que tenham publicado livro no Brasil no ano anterior e se destacado em qualquer área do conhecimento. 

Conceição recebeu a honraria pela publicação de Canção para ninar menino grande (Ed. Pallas), em que narra as contradições e complexidades da masculinidade negra e os efeitos delas sobre as mulheres negras. 

A escritora foi a primeira intelectual negra a ser reconhecida pelo troféu Juca Pato. Entre os finalistas da edição 2023, estavam nomes como Martinho da Vila, Maria Villani, Marilene Felinto e Pedro Bandeira. A cerimônia de reconhecimento será em novembro, no Festival Literário de Itabira, em Minas Gerais. 

Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte, em 1946, e trabalhou grande parte da sua vida como empregada doméstica. Em 1970, ela se muda para o Rio de Janeiro e ingressa na vida acadêmica, se tornando doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. 

A estreia como escritora acontece nos anos 1990, por meio de publicações no Cadernos Negros. O primeiro romance, Ponciá Vivêncio, será publicado em 2033.

Conceição Evaristo é criadora do conceito “escrevivência”, um modelo de escrita inspirado na realidade das pessoas.

Leia mais Projeto cultural de Conceição Evaristo, Casa Escrevivência é inaugurada no Rio de Janeiro

Em 2019, a escritora também foi escolhida a personalidade literária do ano pelo Prêmio Jabuti. 

O troféu Juca Pato foi criado pela União Brasileira de Escritores em 1962 e, desde então, vem se destacando pelo reconhecimento de grandes intelectuais brasileiros. Já receberam a honraria nomes como Frei Betto, Carlos Drummond de Andrade, Lygia Fagundes Telles e Antônio Cândido, entre outros. 

Fonte: Brasil de Fato

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco