Como escolher um bom candidato neste domingo
sexta-feira, 13/11/20 13:41Neste domingo, dia 15, acontece em todo o país a maior festa da democracia representativa, as eleições, com 148 milhões de cidadãos e cidadãs aptos a escolher os novos prefeitos, vices e vereadores para o período 2021-2024.
O SINJUS-MG lembra também que, além de servidores da Justiça envolvidos no processo eleitoral, somos também cidadãos com igual direito ao voto e à representação, tendo, portanto, a mesma tarefa que cabe a qualquer outro eleitor brasileiro, que é o de decidir o voto com consciência, responsabilidade e assertividade.
Nesse sentido, o SINJUS-MG recomenda que cada servidor e cada servidora pesquise o histórico dos candidatos, suas biografias e suas propostas e compromissos. E, sobretudo, que analise os seus posicionamentos, buscando, desta forma, elementos para concluir se, uma vez eleitos, irão estar do nosso lado ou do lado de quem quer destruir o servidor e o serviço público.
Como foi, por exemplo, na votação recente das reformas administrativa e previdenciária, onde ficou muito claro que há políticos com quem podemos contar e há políticos que sempre se posicionarão contra todas nossas conquistas e direitos.
Voto traz consequências!
Haverá certamente muitos prefeitos e vereadores eleitos que irão engrossar o coro daqueles que acham que os servidores são os vilões da sociedade, responsáveis pela crise e pelo desarranjo financeiro do Estado e da União. “Não tenhamos dúvidas: esses irão atuar para cortar direitos e conquistas no âmbito municipal, que é onde podem agir, mas irão também fortalecer os políticos que estão na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional e que pensam como eles”, reforça o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.
Diretores licenciados
Por força da legislação eleitoral, dois integrantes da atual diretoria do SINJUS-MG estão licenciados desde junho por serem candidatos a vereador. São eles o diretor de Formação e Política Sindical, Jonas Pinheiro de Araújo, que concorre em Contagem pelo PCdoB, e o diretor jurídico, Wagner de Jesus Ferreira, que disputa em Belo Horizonte pelo PDT.
No caso do Wagner, esta será a segunda vez em que ele disputa o cargo. Em 2016, ele obteve 2.195 votos, sendo o segundo mais votado em seu partido. Segundo ele informa no site oficial de sua campanha (www.wagnerdosinjus.com.br), sua candidatura tem como propósito construir a representatividade política do conjunto dos servidores, começando pela Câmara de Belo Horizonte e acumulando forças para eleger, em 2022, nomes identificados com os servidores para a Assembleia Legislativa e a Câmara dos Deputados.
Wagner Ferreira, que adotou neste pleito o nome de Wagner do Sinjus, é servidor concursado do TJMG desde 2002. Foi coordenador geral do SINJUS-MG em dois mandatos seguidos. É graduado em direito com pós-graduação em Poder Judiciário. Mora no bairro Céu Azul, maior bairro da região de Venda Nova, em Belo Horizonte.
Na área social e educativa, fundou e coordena a Associação Mais Justiça.
O SINJUS-MG deseja bom trabalho aos que vão trabalhar, bom domingo de descanso a todos os demais e bom voto a todos e todas!