COLHENDO COM OS OLHOS
quarta-feira, 21/12/16 15:00RODA DE LEITURA
Autor: Beatriz Queiroga Andrade
Gincana NAP – Grupo 02
1 – Prática pedagógica e cultural relacionada ao ato de ler conjuntamente, muito utilizada com leitores em formação …” (ceale.fae.ufmg.br)
2 – “Valorização da leitura como uma fonte de prazer e entretenimento. Interesse por compartilhar ideias e opiniões…” (rede.novaescolaclube.org.br)
3 – “A roda de leitura é um projeto que tem como intuito formar leitores.” (portaldoprofessor.mec.gov.br)
Não participo da Roda de Leitura do NAP por ter outro compromisso no dia do encontro. Fui buscar definições e comentários sobre o assunto. Acredito que o grupo escolhe o livro que irão ler no mês. Sei que se reúne no dia marcado, quando os participantes devem sentar-se em círculo, formando uma roda de conversa sobre o livro lido. Quantas ideias e experiências devem brotar daí! Sentimentos também.
Ao pesquisar sobre o tema, deparei-me com uma citação. Vejam que lindo!
COLHENDO COM OS OLHOS
“Em que se baseia a leitura? No desejo. É o resultado de uma observação, de uma vida. Ler é identificar-se com o apaixonado ou com o místico. É ser um pouco clandestino, é abolir o mundo exterior… abrir o parêntese do imaginário. As pessoas leem com seus corpos. Ler é também sair transformado de uma experiência de vida… uma ocasião de amar sem a certeza de que se vai amar. Pouco a pouco o desejo desaparece sob o prazer.” (Lionel Bellenger) – Professor da Universidade Paris III – Sorbonne Nouvelle. Especialista em Treinamento de Comunicação.
Eu tenho um vício: LER.
Para mim, ler é viajar no tempo e no espaço. Posso ir à Irlanda, à França, à Alemanha da 2ª Guerra Mundial, ver a queda do Muro de Berlim. Parece que estou lá. Viajo continentes, recordo lembranças que acreditava esquecidas quando leio sobre vivências parecidas com as minhas. Nesta atividade solitária que é ler um livro, realmente, deixamos o mundo lá fora.
Nestes tempos atuais podemos ler livros em papel e e-books. Os livros virtuais ocupam menos espaço, não ficam cheios de mofo e poeira. Mas, o ato de folhear o livro, sentir o cheiro, voltar, ler de novo, é muito mais prazeroso num livro de papel!
Que os participantes da Roda de Leitura do NAP encontrem sempre o prazer na leitura de novas histórias!!!