ANTIRRACISMO

COLETIVO DE NEGRAS E NEGROS DA FENAJUD REALIZA O PRIMEIRO ENCONTRO EM BH

sexta-feira, 10/11/23 17:21 Imagem Acessível: A fotografia retrata um grupo de pessoas em uma sala em prol do Coletivo de Negras e Negros da Fenajud. Conteúdo Textual: ANTIRRACISMO COLETIVO DE NEGRAS E NEGROS DA FENAJUD REALIZA PRIMEIRO ENCONTRO EM BH

Como estratégia de enfrentamento e combate ao racismo existente na sociedade brasileira, o Coletivo de Negras e Negros da Fenajud promoveu seu primeiro encontro nesta quinta-feira, 9 de novembro, em Belo Horizonte. O Coletivo tem como objetivo atuar na promoção da igualdade racial, organizando ações antirracistas dentro e fora do Judiciário brasileiro. Durante o encontro, que contou com diversos representantes sindicais da Federação, foram definidas diretrizes de trabalho, além dos próximos passos para a formação dos dirigentes e a periodicidade de reuniões e encontros.

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, publicada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 56% da população brasileira é autodeclarada negra. Apesar disso, o Diagnóstico Étnico-Racial elaborado pelo CNJ revela que, em 2023, apenas 14,5% dos magistrados e 29,1% dos servidores se autodeclararam pretos ou pardos. Para o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, que também é coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, essa disparidade demonstra a importância da criação do Coletivo de Negras e Negros, bem como do SINJUS Antirracista.

“Esse primeiro encontro do Coletivo é parte fundamental no debate sobre racismo no Poder Judiciário. Dar espaço para que essa luta faça parte das nossas demandas é um dos compromissos da nossa gestão com os nossos filiados e com todos os brasileiros”, afirma.

O encontro foi um espaço aberto para o diálogo, onde todos os participantes puderam contribuir com ideias para o fortalecimento da luta. Entre os temas, foram pautados o investimento em letramento racial, a necessidade de reparação histórica, além de políticas de valorização dos afro-brasileiros que trabalham no Judiciário. Os participantes também decidiram questões administrativas sobre o Coletivo e suas demandas específicas.

“Pessoas do Brasil inteiro estiveram presentes para discutir a luta antirracista, que é tão urgente no nosso país, especialmente no serviço público. Como servidores, nós tornamos os direitos dos cidadãos mais acessíveis e precisamos garantir que isso seja realidade para toda a população”, declara o diretor de Formação e Política Sindical do SINJUS e vereador de Belo Horizonte, Wagner Ferreira.

Para Cleonice Amorim que integra, também, o Coletivo e foi dirigente do SINJUS, a criação do grupo reflete o compromisso com a luta antirracista e representa um importante passo no reconhecimento da necessidade de discussão do tema.

“Nós que somos do Judiciário temos uma instituição impregnada por preconceitos. É muito importante que isso seja avaliado para garantir que a população negra, que é historicamente discriminada e explorada, seja incluída e integrada de fato nos espaços de poder”, complementa.

Entre as demandas do Coletivo estão a criação de estratégias de fiscalização para impedir a diferença de tratamento entre os servidores quanto ao acesso às carreiras, a progressões, promoções ou funções gratificadas. Além disso, o Coletivo, através da Fenajud, também vai atuar junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que os tribunais estaduais sejam obrigados a colocar em funcionamento as comissões de equidade racial, e para agir de forma conjunta pelo cumprimento das cotas raciais nos tribunais, assim como a implementação do Pacto Nacional pela Equidade Racial delineado pelo CNJ.

Os encontros do coletivo devem ser bimestrais, e a data do próximo foi definida para final de fevereiro de 2024. Fique atento às nossas mídias sociais e acompanhe essa luta!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco