CÍRCULO DO LIVRO CHAMA HOMENS PARA DEBATER FEMINISMO
sexta-feira, 19/03/21 18:08Quem diz que o feminismo é só para mulheres ainda não entendeu nada. O feminismo é uma luta das mulheres, mas que precisa dos homens como aliados. O espaço deles dentro do movimento é enfrentando o machismo nas situações do cotidiano, promovendo a igualdade no trabalho, tendo práticas que contribuam para a vida das mulheres e sempre respeitando a liderança delas nesta luta.
Sem falar que, um movimento que prega a igualdade de direitos traz, sim, muitos benefícios aos homens. Eles também são impactados pelo modelo patriarcal e pela masculinidade tóxica. Muitos cresceram com a ideia de que a mulher é que deve assumir o protagonismo na criação dos filhos; de que não podem chorar e fracassar e de que a delicadeza e o afeto não lhes pertencem. O feminismo pode libertar os homens dessas amarras, afinal, propõe uma sociedade em que, independente de ser pai ou mãe, todos são essencialmente cuidadores dos filhos e todos são seres humanos que têm sentimentos.
Na edição deste mês de março, Círculo do Livro convida os homens para também participarem do debate da obra “O Feminismo é para Todo Mundo: políticas arrebatadoras”, da escritora bell hooks. O encontro será na próxima quarta-feira, dia 24 de março, às 19h, pelo Google Meet (clique aqui e acesse a sala no dia e no horário marcado).
Mulheres, convidem seus colegas de trabalho, maridos, namorados, irmãos, pais e, principalmente, seus filhos, para participar. As futuras gerações também são essenciais para transformar essa sociedade machista, e, tão importante quanto empoderar meninas, é conscientizar meninos que homens e mulheres devem ter direitos iguais.
O encontro do Círculo do Livro terá ainda a colaboração especial da psicóloga Valéria Saramago. A terapeuta vai ampliar as reflexões sobre o tema e orientar como homens e mulheres podem construir juntos uma sociedade mais justa.