ELEIÇÕES SINJUS

CHAPA 1 APRESENTA COMPROMISSOS PARA GESTÃO 2020-2023

terça-feira, 28/04/20 15:15

A chapa 1 “Unificar e lutar para conquistar” foi a única inscrita para o processo eleitoral 2020-2023 do SINJUS-MG; por isso, conforme consta no Regimento Eleitoral do Sindicato, a Chapa foi declarada eleita por aclamação pela Junta Eleitoral, no dia 17 de abril, sendo assim empossada no dia 4/5, nos termos do Estatuto. A eleição dos membros do Conselho Fiscal não possui vinculação com chapas, e, portanto, será realizada por meio do voto direto em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) online a ser realizada no próximo dia 29/4.

Clique aqui para saber mais sobre o processo eleitoral.

E, abaixo, conheça os compromissos da Chapa 1 para o mandato 2020-2023.

1 –  Trabalhar pela unificação sindical

As carreiras do Tribunal de Justiça foram unificadas. Logo, a unificação sindical é algo natural e previsível, e que já fazia parte do desejo de muitos servidores, tanto de 2ª quanto de 1ª instância. Entretanto, não é uma unanimidade e muita gente mantém certo receio frente à possibilidade de haver interesse de uma ou outra parte pelo fim de uma das entidades hoje existentes. Por isso, a Chapa 1 (Unificar e Lutar para Conquistar) vem, por meio de suas propostas, deixar claro – desde o seu slogan – que o tema não pode ser um tabu, nem tampouco ser tratado de forma rasa. Ao contrário, é preciso dar início ao processo de discussão, aprofundando democraticamente em todas as nuances da unificação sindical, sem pular etapas.

Para tanto, o encaminhamento da nova gestão eleita para a Direção do SINJUS-MG será pela realização de seminários, congressos e mobilizações com a participação dos servidores. A partir disso, conversas entre categorias e sindicatos deverão ser feitas sempre no sentido de observar o que melhor se adequa aos interesses dos servidores do TJMG e TJMMG – razão precípua da nossa existência.

2 – Lançamento do Núcleo da Mulher

O SINJUS-MG traz em sua história a marca positiva de ser pioneiro no lançamento de vários núcleos focados em um determinado grupo dentro do universo dos servidores públicos. É o caso do nosso Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) e da Comissão de Assédio Moral. Temos ainda o Núcleo de Saúde no âmbito da Diretoria de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde. E o Núcleo mais recentemente criado foi o  da Pessoa Com Deficiência, também inovador no meio sindical.

A Chapa 1 trouxe uma mudança significativa no número de mulheres participantes da Diretoria Colegiada – diretriz inegociável para o coordenador-geral eleito, Alexandre Pires, que vê no quadro político atual uma iminente necessidade de abrir novos espaços não só para as mulheres, mas para todas as chamadas minorias. “O meu desejo é de que tivéssemos uma chapa meio a meio, retratando à risca a igualdade desejada por este grupo. Desta vez, chegamos à participação de sete homens e seis mulheres. Estamos quase lá. Espero que o Núcleo da Mulher venha fortalecer a participação delas na política!”, afirma Alexandre, que ainda anuncia: “queremos abrir o mandato com um pontapé diferenciado: o lançamento do Núcleo da Mulher do SINJUS-MG como primeiro ato formal”.

E para simbolizar a importância política do Núcleo, o coordenador-geral eleito, Alexandre Pires, pretende gravar um vídeo apresentando a nova Diretoria para os servidores, uma vez que, devido à pandemia de coronavírus, não haverá cerimônia presencial. Nesta produção, que deve ser veiculada no canal do SINJUS no Youtube, Alexandre promete dividir igualmente o tempo de fala para apresentação dos compromissos da chapa com a futura coordenadora do Núcleo da Mulher, a diretora administrativa eleita, Cristiane Sampaio.

“Quando o Alexandre veio me convidar para o desafio de assumir o Núcleo da Mulher,  pensei na importância e na necessidade iminente da abertura de mais espaços para a mulher na política, inclusive na política sindical! E não titubiei. Ciente do desafio, estou pronta para enfrentá-lo junto com as colegas servidoras do Poder Judiciário!”, disse com empolgação a diretora administrativa eleita e futura coordenadora do Núcleo da Mulher, Cristiane Sampaio.

Para Alexandre Pires, o amadurecimento da luta em defesa dos direitos da mulher não pode esperar e a partir do primeiro dia de gestão, será criada uma comissão paritária virtual organizadora do Núcleo. “A ideia é que participem da organização inicial quatro mulheres (entre dirigentes sindicais titulares e suplentes) e que a coordenação desta Comissão esteja com a diretora administrativa eleita”, anuncia.

3 – Modernização dos Serviços

Não é exagero dizer que o SINJUS-MG sai na frente na prestação dos serviços e representação política dos sindicalizados há décadas. Mas os representantes da Gestão Eleita acreditam que dá pra melhorar, e muito. “A estrutura administrativa interna precisa urgentemente ser integrada entre setores e, principalmente, modernizada, oferecendo assim novos serviços, mais ágeis e integrados, também em ambiente externo”, afirma o diretor eleito de Imprensa e Comunicação, Alexandre Gomes.

“Por muitos anos, é bom que se saiba, o ambiente interno do Sindicato tem sido fraterno e muito amigável no que se refere ao trabalho em equipe. Entretanto, o momento de mudanças administrativas dentro do Tribunal (com destaque para unificação das carreiras e consequentemente dos sindicatos) vai exigir que dentro do Sindicato façamos melhor do que isso”, ressalta Wagner Ferreira, diretor eleito para Assuntos Jurídicos.

4 – Ampliação de parcerias

Por dois mandatos, o SINJUS-MG tentou fazer o que foi chamado pelas diretorias anteriores de reformulação dos convênios. Ousados projetos foram desenvolvidos e conquistaram avanços nas parcerias firmadas pós o fim da contribuição sindical obrigatória. “Todo o nosso reconhecimento a essas iniciativas”, afirma Alexandre Pires. “Entretanto, mais uma vez, é necessário frisar que o cenário de crise nos exige fazer bem mais do que isso para o servidor filiado. É hora de profissionalizar esse trabalho, que não dispõe de tempo para tentativas e aprendizados”, completa o dirigente. O compromisso da Gestão Eleita é de qualificação das parcerias.

“Menos é mais em determinados contextos”, afirma a diretora eleita para Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Adriana Teodoro. “Não adianta possuirmos uma carteira extensa de convênios que não fazem a diferença na vida do servidor. Queremos uma carteira qualificada, ainda que menor, se for este o caso. E mais, com acessibilidade e atualização fácil e constante, por meio de aplicativos e outros”, adianta a diretora eleita.

“O parceiro tem que mostrar que é parceiro na hora que a gente mais precisa. E no dia a dia tem que oferecer vantagens e descontos de verdade; brindes de impressionar para as nossas campanhas; e, principalmente, precisam ter afinidade com nossos projetos políticos, tornando-se verdadeiros patrocinadores. Estamos falando de desenvolver um trabalho de relacionamento e marketing sindical na pasta de convênios!”, finaliza Adriana.

5 – Trabalhar pela valorização do servidor

Valorização. O que isso quer dizer aos olhos do servidor? “Lutar pelo cumprimento da Lei da Data-Base, por reajustes nos auxílios, recuperação das perdas inflacionárias acumuladas e pelo fim dos limites de vagas na carreira são, sem dúvida, pautas de valorização que nos mostram os principais desafios da representação que estamos iniciando neste mandato. Mas existem pautas não materiais que também precisam ser respeitadas e lutaremos por cada uma delas”, afirma o coordenador-geral eleito Alexandre Pires. “Sem falar nas centenas de direitos que o atual Governo quer retirar de todas as classes de servidores públicos”, complementa o atual coordenador, agora eleito diretor de Assuntos Jurídicos, Wagner Ferreira. Para a nova gestão do SINJUS-MG, a máxima “Sindicato é para Lutar” continua e o compromisso é com a incansável luta em nome de todos os servidores do TJMG e TJMMG. “Valorização já!”, finalizam os dirigentes.

CONHEÇA A NOVA GESTÃO ELEITA

– Coordenador-Geral: Alexandre Paulo Pires da Silva;

– Diretora Administrativa: Cristiane Sampaio

– Diretor de Finanças: Felipe Rodrigues e Rodrigues do Carmo;

– Diretor de Imprensa e Comunicação: Alexandre Furtado de M. Gomes

– Diretor de Assuntos Jurídicos: Wagner de Jesus Ferreira;

– Diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde: Adriana Gonçalves Mota Teodoro

– Diretor de Formação e Política Sindical: Jonas Pinheiro de Araújo;

– Diretor de Aposentados e Pensionistas: Alex Aguiar de Figueiredo 

Suplentes: Conceição de Maria Camurça Citó; Daniel Henrique Passos da Rocha; Janaína Torres Barbosa Viana; Isabela Miranda Lopez França, Renata Nogueira Maciel.

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco