#RRFNÃO

CENTENAS DE SERVIDORES VÃO ÀS RUAS LUTAR CONTRA O REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL EM MINAS

terça-feira, 29/08/23 19:56

Centenas de servidoras e servidores mineiros se uniram em um grande ato contra a proposta do governador Romeu Zema (Novo) de impor o Regime de Recuperação Fiscal (RRF) em Minas Gerais. A iniciativa da manifestação é da Frente Mineira em Defesa do Serviço Público em Minas Gerais, que é formada por 26 entidades, entre elas o SINJUS-MG. Servidores do Judiciário participaram do ato, cobrando um posicionamento dos deputados estaduais e buscando conscientizar a sociedade acerca dos riscos que a medida pode trazer para os serviços públicos oferecidos à população.  

A concentração ocorreu em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), tendo como objetivo pressionar os parlamentares a rejeitarem o Projeto de Lei (PL) 1.202/2019, que prevê a adesão do estado ao RRF. A proposta é uma ameaça aos direitos do funcionalismo e à qualidade dos serviços públicos, além de abrir as portas para a privatização de estatais.

“Essa unidade das entidades sindicais é fundamental para que a gente possa barrar o RRF em Minas Gerais. Contudo, é muito importante também que cada um de nós faça esse debate dentro das nossas casas, com os nossos vizinhos, na rua e nos nossos locais de trabalho para que possamos sair vitoriosos. Essa luta é em defesa do básico para a nossa sociedade, que já passa muita dificuldade”, afirmou o vereador de Belo Horizonte e diretor de Formação Política e Sindical do SINJUS, Wagner Ferreira, em seu discurso a todos os servidores.

Durante a concentração, diversas lideranças cobraram uma postura responsável por parte da ALMG em relação ao RRF e também aos projetos que buscam retirar o direito da população de Minas Gerais de se posicionar quanto às propostas de privatizações por meio de referendos. Vale destacar que esse dispositivo que prevê a consulta à população foi inserido na Constituição Mineira pelo então governador Itamar Franco justamente para impedir que o patrimônio de todos os cidadãos fosse transferido para um grupo privilegiado de empresários.

Após os discursos de lideranças políticas e de representantes das categorias, os manifestantes deram início a uma passeata que percorreu ruas da capital mineira. Com cartazes, faixas e um forte sentimento de união, os servidores buscaram conscientizar a população sobre os riscos do RRF para os serviços públicos oferecidos à sociedade. Ao longo do trajeto, foram distribuídos o Manifesto em Defesa do Serviço Público de Minas Gerais e panfletos informativos aos pedestres e motoristas.

A marcha, que seguiu em clima pacífico, contou com a participação de servidores de áreas como Educação, Saúde, Justiça, Fiscalização, Segurança, Ministério Público, Transportes, Meio Ambiente e de empresas como Copasa e Cemig. Todos denunciavam os impactos negativos que o RRF vai acarretar na vida dos trabalhadores e na sociedade como um todo.

“Estamos aqui para mostrar ao governador Zema que não aceitaremos retrocessos. A luta é por um serviço público de qualidade e condições dignas de trabalho”, afirmou o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Jonas Araújo.

O ato desta terça-feira é um marco importante para a luta contra o RRF, que vai se intensificar nos próximos meses.

“Precisamos unir forças e mostrar à sociedade que essa luta é de todos. Quando o serviço público é prejudicado, quem sofre são os cidadãos”, ressaltou a diretora administrativa do SINJUS, Adriana Teodoro. “Estamos aqui não só pelos servidores, mas por toda a população mineira”, completou a diretora de Aposentados e Pensionistas do Sindicato, Janaína Barbosa.

Apesar da chuva que teve início no meio da passeata, um grande número de servidoras e servidores seguiram em marcha até a Praça Sete de Setembro, no centro da capital, local escolhido para a dispersão.

O SINJUS e as demais entidades já planejam uma série de ações que vão ser colocadas em execução nos próximos dias. Nesta terça-feira mesmo, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, e os diretores Felipe Rodrigues, Alexandre Gomes e Alex Aguiar chegaram a Brasília em outra frente de luta contra o RRF e pelos direitos previstos no Marco Regulatório do Serviço Público. A partir de amanhã você confere todos os detalhes dessa cobertura, inclusive com interlocuções também junto ao governo federal.
Acompanhe as nossas mídias e fique informado sobre os próximos passos dessa batalha e também sobre as novas convocações.

Junte-se ao SINJUS e faça a sua luta!

Notícias relacionadas

Ilustração vetorial, em tons de amarelo, laranja, cinza e preto, em destaque há uma lupa de onde sai a sigla RRF (Regime de Recuperação Fiscal), Ao lado há dois balões de diálogo, o primeiro deles com uma pergunta e o segundo com um sinal de alerta. Ao redor deste conjunto, há alguns raios, que reforçam a ideia de tensão que permeia o RRF.
AMEAÇA AOS SERVIDORES SAIBA COMO ESTÁ E QUAIS OS RISCOS DA ADESÃO DE MINAS AO REGIME DE RECUPERAÇÃO FISCAL quarta-feira, 12/07/23 19:07 Nas últimas semanas aconteceram desdobramentos importantes referentes ao processo de adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal do governo federal. A partir de uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF), o governador Romeu Zema (Novo), conseguiu a ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco