OBRAS E TRANSTORNOS

CATEGORIA PEDE E SINJUS VISTORIA SETORES DO ANEXO I DA GOIÁS

quinta-feira, 28/07/22 14:32 Ambiente de trabalho com armários, computadores e pessoas trabalhando, elas estão sob um teto com estrutura de forro danificada, faltando placas. Pelos diversos buracos no teto, é possível ver os canos da estrutura hidráulica. Conteúdo textual: OBRAS E TRANSTORNOS - Categoria pede e SINJUS vistoria setores do Anexo I da Goiás.

FOTO: SINJUS-MG

Muito barulho, poeira e condições insalubres para o trabalho foram as constatações do SINJUS-MG sobre alguns setores do Anexo I da unidade Goiás do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O espaço passa agora por obras necessárias, que vão trazer mais acessibilidade para os servidores, mas a saúde de quem trabalha no local está sendo afetada. 

O Sindicato fez uma vistoria na unidade a pedido da categoria e, após a visita, encaminhou ofícios aos representantes da Gerência de Saúde no Trabalho (GERSAT), da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) e ao juiz auxiliar da Presidência junto à DENGEP, Eduardo Gomes dos Reis, solicitando providências. 

Nos documentos, o SINJUS explica os problemas encontrados na unidade, inclusive com fotos que ilustram as condições de trabalho. Em alguns setores, um pó branco pode ser observado por todo o chão, nas mesas, nos computadores e até nos objetos pessoais dos servidores. Mesmo com a limpeza regular realizada, a poeira é constante nas salas. 

Saúde impactada

“Alguns servidores tiveram crises alérgicas e outros estão adoecendo. A saída encontrada por eles tem sido o afastamento, tirando dias de compensação ou recorrendo a atestados médicos. Além do impacto à saúde, essa situação prolongada dificulta a prestação do serviço público pela categoria”, aponta o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues. A obra está sendo executada durante o expediente de trabalho, por isso, quem ainda não se afastou das atividades presenciais sofre com o mal-estar provocado pelo barulho e pela poeira. 

Assim, nos ofícios, o SINJUS solicitou que o Tribunal programe a execução da obra para o período sem expediente forense, como fins de semana, feriados e após as 19 horas, de modo a diminuir os impactos na prestação de serviços públicos e na salubridade no ambiente de trabalho. Caso isso não seja possível, que o Órgão permita que os servidores que atuam em todos os setores próximos às obras realizem suas atividades de forma remota (home office), excepcionalmente, até o fim da reforma.

No documento, o Sindicato também requer que sejam adotadas medidas de contenção de poeira e redução de espalhamento de partículas, como instalação de lonas ou plásticos para que a poeira produzida pela obra não se espalhe e acabe por danificar os processos e equipamentos eletrônicos dos setores. Por último, foi solicitada a programação de limpezas adicionais nos setores atingidos pelas obras antes do início do horário de expediente regular de trabalho no TJMG. 

Denúncias

O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco