OBRAS E TRANSTORNOS

CATEGORIA PEDE E SINJUS VISTORIA SETORES DO ANEXO I DA GOIÁS

quinta-feira, 28/07/22 14:32 Ambiente de trabalho com armários, computadores e pessoas trabalhando, elas estão sob um teto com estrutura de forro danificada, faltando placas. Pelos diversos buracos no teto, é possível ver os canos da estrutura hidráulica. Conteúdo textual: OBRAS E TRANSTORNOS - Categoria pede e SINJUS vistoria setores do Anexo I da Goiás.

FOTO: SINJUS-MG

Muito barulho, poeira e condições insalubres para o trabalho foram as constatações do SINJUS-MG sobre alguns setores do Anexo I da unidade Goiás do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O espaço passa agora por obras necessárias, que vão trazer mais acessibilidade para os servidores, mas a saúde de quem trabalha no local está sendo afetada. 

O Sindicato fez uma vistoria na unidade a pedido da categoria e, após a visita, encaminhou ofícios aos representantes da Gerência de Saúde no Trabalho (GERSAT), da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (DENGEP) e ao juiz auxiliar da Presidência junto à DENGEP, Eduardo Gomes dos Reis, solicitando providências. 

Nos documentos, o SINJUS explica os problemas encontrados na unidade, inclusive com fotos que ilustram as condições de trabalho. Em alguns setores, um pó branco pode ser observado por todo o chão, nas mesas, nos computadores e até nos objetos pessoais dos servidores. Mesmo com a limpeza regular realizada, a poeira é constante nas salas. 

Saúde impactada

“Alguns servidores tiveram crises alérgicas e outros estão adoecendo. A saída encontrada por eles tem sido o afastamento, tirando dias de compensação ou recorrendo a atestados médicos. Além do impacto à saúde, essa situação prolongada dificulta a prestação do serviço público pela categoria”, aponta o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues. A obra está sendo executada durante o expediente de trabalho, por isso, quem ainda não se afastou das atividades presenciais sofre com o mal-estar provocado pelo barulho e pela poeira. 

Assim, nos ofícios, o SINJUS solicitou que o Tribunal programe a execução da obra para o período sem expediente forense, como fins de semana, feriados e após as 19 horas, de modo a diminuir os impactos na prestação de serviços públicos e na salubridade no ambiente de trabalho. Caso isso não seja possível, que o Órgão permita que os servidores que atuam em todos os setores próximos às obras realizem suas atividades de forma remota (home office), excepcionalmente, até o fim da reforma.

No documento, o Sindicato também requer que sejam adotadas medidas de contenção de poeira e redução de espalhamento de partículas, como instalação de lonas ou plásticos para que a poeira produzida pela obra não se espalhe e acabe por danificar os processos e equipamentos eletrônicos dos setores. Por último, foi solicitada a programação de limpezas adicionais nos setores atingidos pelas obras antes do início do horário de expediente regular de trabalho no TJMG. 

Denúncias

O SINJUS segue atento e lutando pela saúde e por condições adequadas de trabalho para os servidores. Se você tem conhecimento de alguma situação irregular no seu setor, denuncie! Basta enviar mensagem para o e-mail [email protected]. Sua identidade será preservada.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco