AGE

CATEGORIA DELIBERA PELA INTENSIFICAÇÃO DA LUTA PELA DATA-BASE E OUTROS DIREITOS

quinta-feira, 07/03/24 20:23 Na imagem há um auditório com diversas pessoas assistindo a uma apresentação que está no telão. De frente para a plateia está Alexandre Pires, com o braço levantado, ele é um homem branco e está vestido com uma camisa preta e calça jeans. As pessoas presentes no auditório repetem o gesto, levantando também os braços para o alto em sinal de aprovação à pauta proposta pelo Sindicato.

Em Assembleia Geral Extraordinária (AGE) marcada por importantes contribuições das servidoras e dos servidores e em clima de mobilização, a categoria deliberou, por unanimidade, nesta quinta-feira, dia 7 de março, por intensificar a luta pela Data-Base, pelo Auxílio-Saúde digno e por outros direitos que estão pendentes por parte do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A decisão pela adoção gradativa de ações e atos para pressionar a Presidência foi tomada após os diretores do SINJUS-MG explicarem o panorama acerca das tratativas na Mesa de Negociações e as possibilidades de avanço nas pautas com base na análise técnica realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Na fala de abertura, o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, ressaltou que o instituto da Mesa de Negociações é defendido pela entidade desde 2013, tendo passado nesse período por gestões do TJ que valorizavam e outras que buscavam enfraquecer os meios de diálogo com os sindicatos representantes dos servidores.

Mais especificamente sobre a atual gestão, o diretor listou uma série de pautas que foram cumpridas, que foram parcialmente cumpridas e que seguem pendentes por parte do TJMG.

“Em que pese o Tribunal ter atendido reivindicações importantes, as demandas prioritárias da categoria que são o cumprimento da Data-Base e o Auxílio-Saúde digno seguem sendo negligenciadas” destacou Alexandre Pires.

Em seguida, o economista do Dieese, Thiago Rodarte, detalhou questões financeiras e orçamentárias do TJMG de modo a subsidiar a tomada de decisão quanto os próximos passos de luta. O especialista indicou que, no orçamento previsto para 2024, o Tribunal tem condições de implementar a íntegra da Data-Base 2023 e também a possibilidade de realocação de verbas na parte de auxílios para uma majoração substancial do Auxílio-Saúde.

Logo depois, foi aberto espaço para que os presentes pudessem esclarecer dúvidas, apresentar posicionamentos e também fazer proposições. As servidoras e os servidores foram contundentes em apontar a insatisfação em relação ao atraso da Data-Base 2023, aos valores do Auxílio-Saúde e ainda às más condições de trabalho, que passam por regras sobre o teletrabalho, insalubridade nas instalações e questões envolvendo a contratação crescente de funcionários terceirizados.

Assim, a partir das propostas da Diretoria do SINJUS e com o acréscimo das contribuições das servidoras e dos servidores, foi definida uma estratégia de intensificação da luta que foi aprovada por unanimidade. Desse modo, estão previstas campanhas de comunicação por canais digitais e por meios físicos, interlocuções com desembargadores e outros Poderes, mobilizações nos setores, atos dentro do Tribunal e atos públicos. Essas ações serão implementadas gradativamente a depender da disposição da Presidência do Tribunal em cumprir com os direitos da categoria.

“Não estamos pedindo reajuste, estamos cobrando é a recomposição da inflação, ou seja, os servidores estão sendo submetidos a uma redução do poder de compra. Por isso, estamos alinhados com os demais sindicatos no sentido de intensificar a luta, pois a união certamente torna o nosso movimento mais forte”, reforçou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Além das estratégias, a categoria decidiu por autorizar o Sindicato a utilizar o Fundo de Greve para implementar as ações discutidas. Ao final da AGE, as filiadas e os filiados ao SINJUS também definiram os delegados que vão representar a entidade no XIII Congresso Nacional (Conseju) da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e na Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Servidores e Servidoras do Judiciário Brasileiro (ASJB).

Portanto, servidora e servidor do Judiciário mineiro, o momento agora é de mobilização e união em prol da Data-Base, do Auxílio-Saúde digno e dos direitos ainda pendentes da categoria. Fique atento às convocatórias do SINJUS e participe ativamente das ações que serão divulgadas em nossas mídias.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco