MOBILIZAÇÃO CONTINUA

CAP APROVA PL DO RRF, MAS PRESSÃO DOS SERVIDORES MOSTROU QUE A LUTA ESTÁ LONGE DE TERMINAR

terça-feira, 14/11/23 23:23 a mesa diretiva da votação da CAP (Comissão de Administração Pública da ALMG) com deputados reunidos, em destaque está a deputada Beatriz Cerqueira, uma mulher branca e loira, vestida em traje vermelho.

Nos últimos dias, o Projeto de Lei 1.202/2019, que trata do Regime de Recuperação Fiscal em Minas Gerais, enfrentou uma série de reviravoltas devido à intensa mobilização das servidoras e dos servidores. O projeto estava sob análise da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e, apesar da maioria governista na Comissão, a tramitação foi marcada por lentidão e sucessivos adiamentos, fazendo com que a sua votação ocorresse apenas após nove reuniões.

Um indício significativo da pressão feita pelos servidores na tarde desta terça-feira, dia 14 de novembro, foi a mudança do local da reunião da CAP, que ocorreu no Plenarinho IV e não no auditório José de Alencar, onde anteriormente ocorreu a audiência pública sobre o RRF. Essa mudança para um espaço menor foi uma tentativa de restringir a presença do público e a visibilidade das discussões.

Vale lembrar que, a pressão exercida pelos manifestantes no ato da última terça-feira, dia 7 de novembro, resultou na renúncia do relator original, deputado Leonídio Bouças (PSDB), pelo deputado Roberto Andrade (PATRIOTA). Essa movimentação, evidenciou o desconforto dos parlamentares diante da insatisfação popular e fez com que a mobilização ganhasse força nos últimos dias.

Ainda assim, perto das 22 horas desta terça-feira, dia 14/11, uma véspera de feriado, os deputados Zé Laviola (NOVO), João Magalhães (MDB), Roberto Andrade (PATRIOTA) e a deputada Nayara Rocha (PP) votaram a favor do PL do RRF, contra os direitos do funcionalismo e contra o serviço público na sessão da CAP. Com isso, o RRF passou em mais uma comissão.

“Servidores, a nossa mobilização precisa continuar, pois os agentes políticos começaram a se movimentar. Exemplo disso são as interlocuções recentes entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o presidente da ALMG, Tadeu Leite, com membros do governo federal. Contudo, não podemos esquecer dos deputados estaduais que, hoje, votaram a favor do projeto do governador Romeu Zema de destruir o serviço público. Lembre-se deles quando eles aparecerem pedindo voto”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Próximas batalhas

Agora, a próxima batalha acerca do PL 1202/19 é na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO), com sessão a ser convocada na próxima semana.

Já quanto ao Projeto de Lei Complementar (PLC) 38/2023, que trata da criação de um teto de gastos em Minas Gerais, figurando como um desmembramento do PL 1202/2019, a luta já recomeça na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro, quando o PLC deve entrar em pauta na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), às 14h.

Diante desse contexto de influência direta que os servidores exerceram sobre a tramitação do PL do RRF na CAP, o SINJUS convoca a categoria a manter a mobilização e a pressionar para garantir que os direitos dos servidores sejam respeitados nessa próxima etapa do processo legislativo. Portanto, a batalha na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária se torna crucial.

“Servidoras e servidores, é fundamental que a luta se intensifique. Cada um precisa se engajar e também fazer a mobilização com os colegas de setor, com os familiares e com os amigos. Temos que barrar o RRF!”, conclama o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Dia de manifestação na ALMG

Durante todo o dia, servidores de várias categorias de Minas Gerais realizaram uma nova grande manifestação na porta da ALMG contra o Regime de Recuperação Fiscal. O movimento começou no início da tarde e ganhou amplitude ao longo do dia, persistindo durante a audiência pública e estendendo-se até a votação do PL do RRF na sessão da CAP, por volta das 22h.

O impacto do protesto foi sentido pelos deputados e pelos secretários de Estado do governo Zema que compareceram à audiência pública. Depois, a massa de servidores se dirigiu ao espaço chamado de “cafezinho”, na porta do Plenarinho IV, para seguir protestando contra a votação do texto na CAP.

A batalha contra o RRF continua na próxima semana, e a luta está longe de acabar. Portanto, os servidores fiquem atentos às mídias do SINJUS para futuras convocatórias!

SÓ A LUTA TE GARANTE!

Notícias relacionadas

Luta na ALMG Votação do RRF é, novamente, adiada na CAP; ato desta 3f. pode ser decisivo. Compareça! segunda-feira, 13/11/23 21:53 Nesta segunda-feira, dia 13 de novembro, a mobilização dos servidores públicos de Minas Gerais, somada à resistente obstrução dos deputados de Oposição ao Governo, demonstrou novamente sua força ao impedir a votação do Projeto de Lei 1.202/2019 na Comissão ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco