CAMPANHA DE IMUNIZAÇÃO COMEÇA EM MINAS GERAIS
terça-feira, 19/01/21 17:25Minas Gerais começou, na noite desta segunda-feira, 18 de janeiro, a campanha de vacinação contra a Covid-19. Os primeiros profissionais de Saúde receberam as doses de CoronaVac em cerimônia realizada no Aeroporto Internacional de Confins, na Grande BH. As primeiras 577 mil doses do imunizante produzido pelo Instituto Butantan em parceria com a Sinovac, já estão sendo distribuídas para as 28 Superintendências Regionais de Saúde do estado.
Grupos prioritários
Minas Gerais vai seguir o Plano Nacional de Imunização. Assim, serão vacinados neste primeiro momento os trabalhadores da Saúde, entre equipes de vacinação, equipes de instituições de longa permanência e os envolvidos diretamente na atenção/referência para os casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Na sequência, serão vacinadas pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, seguidas de pessoas com mais de 18 anos com deficiência institucionalizadas. Por fim, será imunizada a população indígena vivendo em terras indígenas.
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que vai priorizar apenas os profissionais de Saúde. Isso vale para servidores que atuam em todas as unidades de terapia intensiva, os que trabalham nas enfermarias para Covid-19, os lotados nas UPAs e no Samu e aqueles voltados ao pronto atendimento dos hospitais. A previsão, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, é de que o início da vacinação ocorra 24 horas após o recebimento das doses. Ou seja, na melhor das hipóteses, a vacinação começará nos municípios na noite desta terça, 19 de janeiro.
Locais de vacinação
As pessoas deverão ser vacinadas nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios, mas isso dependerá da organização e da necessidade de cada prefeitura. Em Belo Horizonte, como neste primeiro momento apenas os profissionais de Saúde serão vacinados, eles receberão suas doses diretamente nos hospitais e nas UPAs onde trabalham. Nas fases seguintes, a vacinação vai ocorrer nos 152 centros de saúde da capital e nos demais postos de vacinação disponíveis. Devido à importância da identificação do cidadão no momento da imunização, o Ministério da Saúde orientou que seja utilizado, preferencialmente, o número do CPF e, na sua ausência, o Cartão Nacional de Saúde (CNS).
Próximas fases
Na primeira fase de vacinação emergencial, a expectativa é de que cerca de 280 mil pessoas sejam vacinadas até o final desta semana, recebendo as duas doses necessárias para a imunização até meados de fevereiro. Segundo o governo de Minas, estima-se que uma segunda remessa chegue aos estados na próxima semana, mas ainda não há autorização para isso.
Cuidados
Mesmo com o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, é muito importante a colaboração da população para evitar aglomerações, manter o uso de máscaras e a higienização correta das mãos.