SETEMBRO AMARELO

CAMPANHA ABORDA IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

quarta-feira, 02/09/20 15:35

Alguém próximo a você sofre de depressão ou tem ideação suicida? É preciso falar (e ouvir) sobre isso. Compreender as razões que levam ao suicídio é uma das maiores questões que desafiam a saúde pública atualmente. Ainda que o suicídio simbolize uma problemática cada vez mais presente, o diálogo é a alternativa mais adequada para conter essa prática, segundo especialistas. Sob o mote “Combater o tabu é salvar vidas” a Fenajud (Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados), em parceria com os sindicatos filiados, irá participar mais uma vez da campanha Setembro Amarelo, que tem o objetivo de promover a informação sobre saúde mental e a prevenção do suicídio.

A entidade ouviu cinco especialistas que apontam, de forma unânime, que desconstruir o tabu reduz em até 90% os casos de suicídio. Essa situação pode ser evitada, em sua grande maioria, quando há espaço de circulação da palavra, quando se pode falar abertamente e encontrar ajuda.

“Nem sempre é fácil lidar e diagnosticar uma pessoa com problemas como a depressão. Muitas delas não falam sobre seus problemas. Há diferentes tipos de depressão e um dos primeiros sinais da doença é a mudança de comportamento. É preciso questionar diretamente o que está acontecendo, onde dói e como pode oferecer ajuda. Mas é importante que seja um diálogo aberto e sem julgamento. É importante que a pessoa procure ajuda profissional para lidar com essas situações”, aponta Robert Newton, psicólogo (CRP 01/19746) ouvido pela Fenajud.

O especialista aponta que pessoas com depressão, ansiedade, devido ao tabu, não sabe a quem procurar ajuda, em muitos casos, e chegam a sentir vergonha de falar de sua dor. “Temos que conscientizar a sociedade que pessoas em estado depressivo ou depressão não é louca e sim um indivíduo que precisa de ajuda. Oferecer ajuda é sempre importante”, esclarece.

O profissional reafirma a necessidade de compartilhar a dor, a angústia. E quem a ouvir, que ouça com fraternidade cordialmente e sem julgamentos, pois uma das grandes questões para a pessoa não procurar ajuda é o preconceito enraizado.

Confira o vídeo da campanha:

Fonte: Fenajud

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco