#NÃOAORRF

ATO PÚBLICO: SINJUS E ENTIDADES VÃO À LUTA CONTRA O RRF NA PRÓXIMA 3ª F., DIA 29

quinta-feira, 24/08/23 14:29

A insistência do governador Romeu Zema (Novo) na adesão de Minas Gerais ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF) tem mobilizado as entidades sindicais estaduais, que lutam pela proteção dos interesses dos servidores públicos e pela manutenção dos serviços essenciais oferecidos à população do estado. Para isso, em mobilização conjunta, cerca de 15 sindicatos e associações vão promover o Dia Estadual de Luta contra o RRF, na próxima terça-feira, 29 de agosto, às 14h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. 

Em reunião realizada na sede da CUT, no último dia 7 de agosto, o SINJUS-MG e as demais entidades representativas do funcionalismo estruturaram essa ação coordenada com o objetivo principal de aumentar a consciência social acerca das consequências que o RRF pode acarretar, buscando também interromper o plano do governo de Romeu Zema, que poderia resultar na destruição do patrimônio de Minas Gerais e dos serviços públicos.

Essa preocupação está diretamente relacionada às propostas entregues pelo governo do estado, que incluem a privatização de empresas estatais como Cemig, Copasa e Codemig, além de representar uma série de reajustes nas políticas fiscais que podem levar à precarização das áreas de saúde, educação, segurança pública, infraestrutura, entre outros setores. As contrapartidas do RRF impactam diretamente a vida dos servidores do estado que poderão sofrer com o arrocho salarial, com as proibições de realização de concursos, os impedimentos de melhorias na carreira e com as travas nos reajustes de auxílios. (saiba tudo sobre os perigos do RRF)

A intenção do governador de desmoralizar o serviço público foi confirmada oficialmente em março deste ano, em Plenário da ALMG, com a divulgação da Nota Técnica MG/RRF n. 4 – Despesas de Pessoal 2022, que afirmava a necessidade do crescimento vegetativo da folha para corrigir projeção das despesas dos próximos 10 anos. Isso significa que o congelamento de salários e carreiras será a realidade dos servidores públicos durante os nove anos de duração do RRF. (saiba mais sobre esse caso) 

Em julho de 2023, a equipe do ministro Fernando Haddad propôs novas regras para aperfeiçoar o RRF. Neste mês, a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) deu um parecer desfavorável ao plano apresentado pelo governo de Minas para a adesão do estado ao Regime. Como a anuência da Procuradoria é uma das etapas do processo em que o Ministério da Fazenda avalia se o estado cumpre de fato todos os requisitos, o parecer desfavorável trava, por ora, a adesão ao regime. Contudo, o secretário de Fazenda de Minas Gerais, Gustavo Barbosa, afirmou à Rádio Itatiaia que o governo vai manter sua agenda de privatizações do patrimônio do estado. (clique aqui e veja) 

“As medidas impostas pelo RRF de Zema representam uma série de sacrifícios prolongados para os cidadãos e para os servidores públicos, sem garantias claras de um futuro economicamente saudável. Temos sempre que lembrar que a dívida também precisa ser auditada. Por isso, o ato do dia 29 de agosto é essencial para consolidar a luta contra as medidas do RRF e demonstrar a força e a unidade construída entre os servidores e as servidoras de diversas categorias”, afirma Alexandre Pires, coordenador-geral do SINJUS. 

O SINJUS convoca todas as servidoras e todos os servidores para comparecer à Assembleia Legislativa de Minas Gerais, às 14h do dia 29 de agosto, e lutar pela proteção do nosso estado. Filiados ao Sindicato podem pegar táxi ou app de transporte e apresentar recibo para reembolso. 

A participação de todos é essencial para que o movimento seja mais eficiente e tenha resultados mais rapidamente. Chame os colegas, vá com sua camisa de luta e junte-se a nós na defesa dos servidores públicos e do povo mineiro!

SINDICATO É PRA LUTAR! 

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco