#nãosecale

Assédio moral: danos também afetam saúde física

quinta-feira, 14/03/24 16:13

Muitas servidoras e servidores dos Tribunais de Justiça brasileiro vivenciam situações de assédio diariamente em seus ambientes laborais. Quando não denunciado, a vítima experiencia um local contaminado e sente o efeito devastador das consequências desse abuso. Em suas versões multidimensionais, existe o assédio moral que antes agride inconscientemente até que a pessoa perceba que está recebendo aquele ataque a partir de atitudes perversas.

Quem assedia, muitas vezes exerce poder e autoridade e revela, diante do seu alvo, comportamentos abusivos, subjugando e submetendo a vítima a situações persistentes de violência e provocando danos traumáticos e até permanentes. Isso vai além, porque o assédio moral afeta diretamente a saúde do trabalhador(a), comprometendo a qualidade de vida, causando desordens emocionais que acabam atingindo o indivíduo fisicamente.

Depressão, falta de concentração, baixa autoestima, distúrbios digestivos, ansiedade, medo de interagir socialmente, isolamento, entre outros transtornos que podem ocorrer devido ao assédio. Ou seja, o ambiente hostil, desestabiliza totalmente a pessoa que, inclusive, sente culpa pelo que está vivendo e essa forma de desumanização atrapalha a execução das atividades atribuídas ao servidor e a servidora.

Os efeitos danosos do assédio moral causam prejuízos também a quem faz parte do círculo de convivência do assediado. Pois, o estado de angústia e desolação, deliberadamente atinge qualquer ambiente frequentado pela vítima.

Para combater o assédio e todas as suas formas, é necessário que existam nos ambientes dos Tribunais políticas de prevenção, além da institucionalização de práticas de enfrentamento, como campanhas e ações de conscientização, divulgação da legislação, distribuição de materiais educativos e principalmente publicização e incentivo de canais de denúncias.

Portanto, ao sentir que sofre ataques direcionados a sua reputação, agressões verbais, isolamento, solicitação de trabalhos desnecessários, sobrecarga de trabalho, humilhação, exclusão social, constrangimento entre outras ações que repetidas vezes ocorre, atentando contra a sua integridade e dignidade, denuncie. Apresente sua realidade a partir de denúncias internas, no Ministério Público do Trabalho, entidades sindicais, além de realizar registro de boletim de ocorrência.

O silêncio neste momento é o seu pior inimigo.

Últimas notícias

ver mais
A imagem apresenta um fundo em tons de roxo e rosa, com destaque para os dizeres: “Viagem do NAP – Não perca o trem...". A viagem, organizada pelo SINJUS-MG, acontecerá de 23 a 25 de maio. Há um aviso em letras destacadas dizendo que “as vagas estão acabando” e que há 5% de desconto para filiadas(os). Um botão azul convida: “Inscreva-se pelo formulário!”. Na parte inferior, aparece uma colagem vibrante da cidade de Tiradentes, com destaque para a famosa igreja de fachada branca e amarela e um trem turístico em movimento, reforçando o clima histórico e acolhedor do destino. O evento é promovido pelo NAP. ÚLTIMAS VAGAS EXPLORE TIRADENTES COM O SINJUS EM UMA VIAGEM QUE SERÁ INESQUECÍVEL! quarta-feira, 02/04/25 18:42 Que tal viver uma experiência inesquecível de cultura, lazer e sabores em muito boa ...
A imagem mostra servidores e sindicalistas em um ambiente fechado, segurando cartazes com frases como “DATA-BASE JÁ!” e “DATA-BASE EU NÃO ABRO MÃO!”. Alguns estão sentados, outros de pé, todos com expressões sérias e determinadas, demonstrando mobilização pela reposição salarial de 2024. Ao fundo, há cartazes e banners fixados nas paredes, reforçando a pauta do movimento. PL 3.213/2024 Data-Base 2024 avança na ALMG: mobilização continua na FFO nesta 4ª F. terça-feira, 01/04/25 18:03 Após intensa mobilização do SINJUS-MG, do Serjusmig e Sindsempmg — que representa o Ministério ...
A imagem mostra uma grande reunião de representantes do SINJUS e da FENAJUD em uma sala de conferência iluminada. Aproximadamente 40 pessoas estão reunidas, em pé e sorrindo para a foto, atrás de uma longa mesa com toalha azul escura. Faixas e banners dos sindicatos estão fixados na parede ao fundo. CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS E FENAJUD ESTRUTURAM PLANO DE LUTAS EM DEFESA DOS TRABALHADORES DA JUSTIÇA ESTADUAL terça-feira, 01/04/25 17:00 FOTO: Fenajud Nos dias 28 e 29 de março de 2025, a Federação Nacional ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco