APROVEITE AS DICAS DE CONTEÚDOS DO SINJUS CULTURAL #50
sexta-feira, 07/01/22 16:56Fotos: Reprodução
Infelizmente, estamos vivenciando uma nova onda de casos de Covid-19, desta vez associada com outros tipos de doenças respiratórias, como a gripe por H3N2. Na última quarta-feira, dia 5 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte confirmou que a capital passa por um aumento significativo dos casos, fazendo com que o índice de ocupação de enfermarias de Covid-19 retornasse ao nível vermelho. Por isso, o SINJUS-MG reforça os alertas: vacine-se, use máscara e evite aglomerações!
Nesta edição, o SINJUS Cultural traz sugestões de conteúdos para você curtir em casa que propõem reflexões importantes sobre o momento que vivemos. Estamos em um período delicado, por isso, cada cidadão precisa encarar os fatos, assumir a sua parcela de responsabilidade e cobrar dos governantes ações efetivas voltadas à saúde pública e ao bem comum da sociedade. Confira nossas dicas!
Filme
Não olhe para cima
A nova comédia satírica da Netflix reúne nomes de peso como Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Meryl Streep e Jonah Hill para abordar um tema necessário: o negacionismo. O filme Não Olhe Para Cima conta a história de dois cientistas que descobrem um cometa em rota de colisão com a Terra. Os fatos e cálculos científicos são claros ao mostrar que a colisão irá exterminar a raça humana. A solução seria realizar uma operação no espaço com bombas a fim de desviar o meteorito da trajetória. Contudo, lideranças políticas e econômicas espalham falsas informações e iniciam um movimento negacionista.
Não olhe para cima está disponível na Netflix.
Entrevista
Mário Sérgio Cortella
Um dos principais filósofos e educadores do Brasil, Mário Sérgio Cortella concedeu entrevista para o Programa Alesp Conecta, da Assembleia Legislativa de São Paulo, sobre o negacionismo em meio à pandemia do Covid-19. Em um trecho, o pensador esclarece que há várias causas para o fenômeno do negacionismo, sendo que as duas principais seriam a falta de compreensão ou certa inocência do indivíduo e a ação deliberada e perversa para proveito próprio. “Há pessoas que são negacionistas por uma má intenção, isto é, elas o fazem porque desejam perturbar a compreensão ou querem atender às suas aspirações de natureza política, ideológica ou econômica. Portanto, elas diminuem aquilo que seria a veracidade da realidade para poder atender exclusivamente àquilo que as interessa”, afirma Cortella.
A entrevista de Mário Sérgio Cortella está disponível na íntegra no YouTube (clique aqui)
LIVRO
Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências
Propondo o debate acerca das teorias negacionistas, a presidente do Instituto Questão de Ciência e microbiologista Natalia Pasternak e o jornalista Carlos Orsi fazem uma análise sobre as inverdades e contradições disseminadas sobre questões importantes de nossa sociedade atual. No livro, os autores mostram como fatos referentes ao holocausto, ao tabaco, às vacinas e até ao formato do planeta Terra são deturpados com o objetivo de gerar conflitos e fazer com que parcela relevante dos indivíduos passe a negar a realidade e as evidências científicas. Eles se debruçam nas crenças e nos interesses que orientam os negacionistas e aqueles que se beneficiam com esse movimento. O livro Contra a realidade também dá instrumentos para que o leitor não caia em armadilhas subjetivas.
Contra a realidade está à venda com preços a partir de R$ 40,41.
Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail [email protected]. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube.