#DIVERSÃO EM CASA

APROVEITE AS DICAS DE CONTEÚDOS DO SINJUS CULTURAL #50

sexta-feira, 07/01/22 16:56 Montagem em três partes, sendo a primeira a capa do livro “Contra a Realidade”, de Natalia Pasternak e Carlos Orsi. A segunda parte o cartaz do filme “Não olhe para cima” na qual a palavra cima tem vários rostos de pessoas. A terceira parte é uma imagem do filósofo Mário Sérgio Cortella (homem de pele clara, cabelo grisalho e barba branca.

Fotos: Reprodução

Infelizmente, estamos vivenciando uma nova onda de casos de Covid-19, desta vez associada com outros tipos de doenças respiratórias, como a gripe por H3N2. Na última quarta-feira, dia 5 de janeiro, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte confirmou que a capital passa por um aumento significativo dos casos, fazendo com que o índice de ocupação de enfermarias de Covid-19 retornasse ao nível vermelho. Por isso, o SINJUS-MG reforça os alertas: vacine-se, use máscara e evite aglomerações!

Nesta edição, o SINJUS Cultural traz sugestões de conteúdos para você curtir em casa que propõem reflexões importantes sobre o momento que vivemos. Estamos em um período delicado, por isso, cada cidadão precisa encarar os fatos, assumir a sua parcela de responsabilidade e cobrar dos governantes ações efetivas voltadas à saúde pública e ao bem comum da sociedade. Confira nossas dicas!

Filme

Não olhe para cima

A nova comédia satírica da Netflix reúne nomes de peso como Jennifer Lawrence, Leonardo DiCaprio, Meryl Streep e Jonah Hill para abordar um tema necessário: o negacionismo. O filme Não Olhe Para Cima conta a história de dois cientistas que descobrem um cometa em rota de colisão com a Terra. Os fatos e cálculos científicos são claros ao mostrar que a colisão irá exterminar a raça humana. A solução seria realizar uma operação no espaço com bombas a fim de desviar o meteorito da trajetória. Contudo, lideranças políticas e econômicas espalham falsas informações e iniciam um movimento negacionista.

Não olhe para cima está disponível na Netflix.

Entrevista

Mário Sérgio Cortella

Um dos principais filósofos e educadores do Brasil, Mário Sérgio Cortella concedeu entrevista para o Programa Alesp Conecta, da Assembleia Legislativa de São Paulo, sobre o negacionismo em meio à pandemia do Covid-19. Em um trecho, o pensador esclarece que há várias causas para o fenômeno do negacionismo, sendo que as duas principais seriam a falta de compreensão ou certa inocência do indivíduo e a ação deliberada e perversa para proveito próprio. “Há pessoas que são negacionistas por uma má intenção, isto é, elas o fazem porque desejam perturbar a compreensão ou querem atender às suas aspirações de natureza política, ideológica ou econômica. Portanto, elas diminuem aquilo que seria a veracidade da realidade para poder atender exclusivamente àquilo que as interessa”, afirma Cortella.

A entrevista de Mário Sérgio Cortella está disponível na íntegra no YouTube (clique aqui)

LIVRO

Contra a realidade: a negação da ciência, suas causas e consequências

Propondo o debate acerca das teorias negacionistas, a presidente do Instituto Questão de Ciência e microbiologista Natalia Pasternak e o jornalista Carlos Orsi fazem uma análise sobre as inverdades e contradições disseminadas sobre questões importantes de nossa sociedade atual. No livro, os autores mostram como fatos referentes ao holocausto, ao tabaco, às vacinas e até ao formato do planeta Terra são deturpados com o objetivo de gerar conflitos e fazer com que parcela relevante dos indivíduos passe a negar a realidade e as evidências científicas. Eles se debruçam nas crenças e nos interesses que orientam os negacionistas e aqueles que se beneficiam com esse movimento. O livro Contra a realidade também dá instrumentos para que o leitor não caia em armadilhas subjetivas.

Contra a realidade está à venda com preços a partir de R$ 40,41.

Se você também tem boas dicas, envie suas sugestões para nós pelo e-mail sinjus@sinjus.org.br. Sua indicação poderá ser publicada nas próximas edições desta coluna. Não deixe de seguir também as páginas do seu Sindicato no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube.

Notícias relacionadas

foto preta e branca com enquadramento em close de um olho humano transmitindo a sensação de alerta.
ARTIGO OLHEMOS PARA TODOS OS LADOS: 2022 ESTÁ CHEGANDO! sexta-feira, 07/01/22 15:44 Foto: Freepik Vilson Antonio Romero, jornalista, conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa e diretor do Dieese Ao contrário da sátira negacionista do “Não Olhe para Cima” (“Don’t look up”), filme de Adam McKay, estrelado por, entre outros, Leonardo DiCaprio ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem anuncia o resultado do sorteio relâmpago de ingressos promovido pelo SINJUS-MG para o sarau com o título provocativo: “A tirania do gozo imediato x A última dor que me salvou”. O fundo simula uma mesa de madeira rústica com uma folha de papel antigo e uma pena mergulhada em tinteiro, remetendo à escrita poética. A tipografia elegante e o contraste de cores entre o papel envelhecido e o azul profundo destacam o caráter artístico e cultural do evento. A identidade visual remete à tradição literária e convida o público a conferir as contempladas pelo sorteio NÚCLEO DAS MULHERES CONFIRA AS CONTEMPLADAS COM INGRESSOS PARA O SARAU QUE ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA sexta-feira, 09/05/25 16:35 A arte como forma de resistência, a poesia como ferramenta de desaceleração e a ...
A imagem traz uma mensagem do SINJUS sobre qualificação profissional. Ao fundo, aparece uma pessoa em traje formal e, sobre sua mão estendida, está ilustrado um ícone de diploma e certificado desenhados em estilo digital, simbolizando conhecimento e formação. A imagem transmite seriedade e incentivo à participação dos servidores na construção de uma formação mais alinhada às suas necessidades. QUALIFICAÇÃO SINJUS CONVOCA SERVIDORES A PARTICIPAREM DE PESQUISA SOBRE CURSOS DA EJEF quinta-feira, 08/05/25 18:03 A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) está realizando uma pesquisa para mapear os ...
Ilustração colorida sobre fundo roxo mostrando um grupo diverso de oito pessoas acenando. As pessoas têm diferentes tons de pele, estilos de roupa, idades e expressões de gênero. Uma delas está em uma cadeira de rodas, outra usa hijab, e há variedade de roupas e cortes de cabelo, simbolizando inclusão e diversidade. PARTICIPE SINJUS CONVOCA A CATEGORIA A RESPONDER À PESQUISA SOBRE ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO TJMG quarta-feira, 07/05/25 19:25 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está realizando uma Pesquisa sobre Assédio ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image