ALMG

APROVADOS CARGOS DE DESEMBARGADOR E BENEFÍCIOS

sexta-feira, 18/12/20 17:38

Enquanto os servidores estão com os seus direitos atrasados, como a Promoção Vertical e a Data-Base de 2020, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai aumentar a remuneração dos magistrados. De acordo com o Projeto de Lei Complementar nº 47/2020, aprovado nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi criada a chamada “gratificação por assunção de acervo” e a indenização de plantão, cujo pagamento vai ocorrer em 30 dias a contar da data do protocolo de requerimento.  Na prática, as propostas aumentam os valores recebidos pelos magistrados.

Segundo consta no texto do PLC 47, a assunção de acervo ocorre quando magistrados atuam simultaneamente em mais de um órgão jurisdicional. Assim, eles teriam direito a uma compensação de natureza remuneratória, sendo que seu valor corresponderá a um terço do subsídio do magistrado designado à substituição, limitado o subsídio total ao teto constitucional.

O PLC 47 abre ainda a possibilidade aos magistrados de receberem indenização de caráter pecuniário pelos dias trabalhados nos plantões de finais de semana e feriados. O pagamento será feito 30 dias após o requerimento.

“As mudanças propostas pelo TJMG causam estranhamento, pois ocorrem no mesmo período em que a categoria não recebeu todos os passivos de Datas-Bases anteriores e está sem a Data-Base 2020. Além disso, as Promoções Verticais de 2019 e 2020 estão pendentes e agora o Tribunal também pretende reduzir as vagas nos futuros certames”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Contradição

Apesar de prever a indenização de férias-prêmio e com PLC 47 a indenização de plantões aos magistrados, os mesmos direitos não são concedidos pelo TJMG aos seus servidores. Vale lembrar que a atuação de juízes e desembargadores é sempre auxiliada pelos servidores, inclusive nos próprios plantões de finais de semana e feriados.

“É preciso destacar a falta de isonomia nos tratamentos concedidos aos magistrados e aos servidores. Há tempos, o SINJUS solicita ao TJMG a possibilidade de os servidores terem as férias-prêmio indenizadas, mas a Presidência sempre nega o pleito. Esse novo benefício de indenização de plantões aos magistrados escancara mais uma vez a contradição no Judiciário mineiro”, complementa Alexandre Pires.

Novos cargos de desembargador

Conforme noticiado pelo SINJUS, o Projeto de Lei Complementar nº 47 também cria dez novos cargos de desembargador no Judiciário mineiro. A matéria foi aprovada na ALMG em apenas 17 dias. Isto foi possível por meio de uma manobra regimental, que anexou as alterações de cargos e benefícios a outro projeto, que já estava em tramitação e tinha como objetivo excluir o auxílio-doença para magistrados. O projeto segue agora para sanção do governador Romeu Zema (NOVO).

O SINJUS vai continuar cobrando isonomia e o respeito aos direitos dos servidores, bem como seguirá denunciando as contradições e injustiças que ocorrer no Judiciário mineiro.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

CORROSÃO INFLACIONÁRIA SERVIDORES DA JUSTIÇA PERDEM 12,43% DOS SALÁRIOS terça-feira, 15/12/20 17:00 Os vencimentos das servidoras e dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) estão corroídos em 12,43%. Esse percentual é decorrente da reposição salarial abaixo da inflação ... leia mais
URGENTE PL REDUZ VAGAS NA PROMOÇÃO VERTICAL segunda-feira, 14/12/20 18:18 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei nº 2.308/2020 que vai extinguir 368 cargos efetivos de Oficial Judiciário. A proposta vai impactar diretamente a carreira dos atuais servidores ocupantes deste cargo, pois também irá reduzir o número de vagas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco