ALMG

APROVADOS CARGOS DE DESEMBARGADOR E BENEFÍCIOS

sexta-feira, 18/12/20 17:38

Enquanto os servidores estão com os seus direitos atrasados, como a Promoção Vertical e a Data-Base de 2020, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai aumentar a remuneração dos magistrados. De acordo com o Projeto de Lei Complementar nº 47/2020, aprovado nesta sexta-feira, dia 18 de dezembro, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foi criada a chamada “gratificação por assunção de acervo” e a indenização de plantão, cujo pagamento vai ocorrer em 30 dias a contar da data do protocolo de requerimento.  Na prática, as propostas aumentam os valores recebidos pelos magistrados.

Segundo consta no texto do PLC 47, a assunção de acervo ocorre quando magistrados atuam simultaneamente em mais de um órgão jurisdicional. Assim, eles teriam direito a uma compensação de natureza remuneratória, sendo que seu valor corresponderá a um terço do subsídio do magistrado designado à substituição, limitado o subsídio total ao teto constitucional.

O PLC 47 abre ainda a possibilidade aos magistrados de receberem indenização de caráter pecuniário pelos dias trabalhados nos plantões de finais de semana e feriados. O pagamento será feito 30 dias após o requerimento.

“As mudanças propostas pelo TJMG causam estranhamento, pois ocorrem no mesmo período em que a categoria não recebeu todos os passivos de Datas-Bases anteriores e está sem a Data-Base 2020. Além disso, as Promoções Verticais de 2019 e 2020 estão pendentes e agora o Tribunal também pretende reduzir as vagas nos futuros certames”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires.

Contradição

Apesar de prever a indenização de férias-prêmio e com PLC 47 a indenização de plantões aos magistrados, os mesmos direitos não são concedidos pelo TJMG aos seus servidores. Vale lembrar que a atuação de juízes e desembargadores é sempre auxiliada pelos servidores, inclusive nos próprios plantões de finais de semana e feriados.

“É preciso destacar a falta de isonomia nos tratamentos concedidos aos magistrados e aos servidores. Há tempos, o SINJUS solicita ao TJMG a possibilidade de os servidores terem as férias-prêmio indenizadas, mas a Presidência sempre nega o pleito. Esse novo benefício de indenização de plantões aos magistrados escancara mais uma vez a contradição no Judiciário mineiro”, complementa Alexandre Pires.

Novos cargos de desembargador

Conforme noticiado pelo SINJUS, o Projeto de Lei Complementar nº 47 também cria dez novos cargos de desembargador no Judiciário mineiro. A matéria foi aprovada na ALMG em apenas 17 dias. Isto foi possível por meio de uma manobra regimental, que anexou as alterações de cargos e benefícios a outro projeto, que já estava em tramitação e tinha como objetivo excluir o auxílio-doença para magistrados. O projeto segue agora para sanção do governador Romeu Zema (NOVO).

O SINJUS vai continuar cobrando isonomia e o respeito aos direitos dos servidores, bem como seguirá denunciando as contradições e injustiças que ocorrer no Judiciário mineiro.

SINDICATO É PARA LUTAR!

Notícias relacionadas

CORROSÃO INFLACIONÁRIA SERVIDORES DA JUSTIÇA PERDEM 12,43% DOS SALÁRIOS terça-feira, 15/12/20 17:00 Os vencimentos das servidoras e dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) estão corroídos em 12,43%. Esse percentual é decorrente da reposição salarial abaixo da inflação ... leia mais
URGENTE PL REDUZ VAGAS NA PROMOÇÃO VERTICAL segunda-feira, 14/12/20 18:18 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei nº 2.308/2020 que vai extinguir 368 cargos efetivos de Oficial Judiciário. A proposta vai impactar diretamente a carreira dos atuais servidores ocupantes deste cargo, pois também irá reduzir o número de vagas ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco