ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA

APÓS LUTA PERSISTENTE DO SINJUS, TJMG INICIA MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES DO ANEXO I

quarta-feira, 19/06/24 18:05 A imagem mostra um trabalhador dentro do poço de um elevador. Ele está usando um capacete verde e um uniforme de trabalho cinza. Ele está agachado sobre a estrutura do elevador, realizando manutenção. À sua volta, há várias ferramentas espalhadas, incluindo alicates, chaves de fenda e uma caixa de ferramentas. Cabos de aço grossos estão suspensos no centro da imagem, e as paredes do poço do elevador são de concreto. A iluminação é limitada, sugerindo que o local está em construção ou em manutenção.

Após persistente cobrança por parte do SINJUS-MG, finalmente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início à modernização dos elevadores da Unidade do Anexo I, na rua Goiás. As intervenções começaram na última segunda-feira, dia 17 de junho, pelo elevador de serviço. Na sequência, os demais elevadores também serão reestruturados de modo a reduzir as frequentes paradas e ocorrências de mau funcionamento.

Nos últimos anos, o SINJUS vem denunciando as péssimas condições dos elevadores da unidade, que têm tecnologia ultrapassada e inadequada para o fluxo de pessoas na edificação. Nos vários ofícios, o Sindicato ressaltou que a modernização dos equipamentos não é apenas uma questão de conforto, mas de segurança. Isso porque as constantes falhas resultam em diversas situações de emergência, colocando em risco servidores, visitantes e todos os que frequentam o prédio.

Durante o período das obras, os elevadores ficarão indisponíveis alternadamente, para minimizar os transtornos aos usuários. Conforme a Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep) informou anteriormente, a previsão é de que a atualização de cada equipamento demande dois meses. Assim, após a finalização do primeiro, a empresa responsável terá mais dois meses para entregar o segundo, e assim por diante, até que os quatro elevadores estejam disponíveis e em bom estado para o uso das servidoras e dos servidores.

Desse modo, a iniciativa do TJMG é uma resposta tardia, mas necessária às demandas por condições adequadas de trabalho, conforto e segurança. Entretanto, outra reivindicação constante do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS que segue pendente é quanto à necessidade de investimento na acessibilidade do prédio.

Nos últimos anos, o Tribunal vem realizando diversos eventos no Anexo I, mas o andar em que está localizado o auditório não é atendido por elevadores, atentando contra o direito das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Nesse sentido, o SINJUS seguirá vigilante para que novas atividades não sejam realizadas no local até que ele esteja totalmente acessível.

“A modernização dos elevadores do Anexo I é uma vitória importante diante de toda a luta que o Sindicato teve para garantir a adequação dos equipamentos e a segurança dos usuários. Contudo, continuaremos a monitorar as obras e a cobrar mais melhorias, especialmente no que tange à acessibilidade total do prédio às pessoas com deficiência”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Portanto, o Sindicato continuará acompanhando de perto a reforma dos elevadores do Anexo I e cobrando outras intervenções adicionais que garantam a plena acessibilidade a todas as áreas do prédio, garantindo assim os direitos e a segurança dos servidores, dos jurisdicionados e dos visitantes.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre esse e outros assuntos do seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

vista aérea de dois homens em um vão de elevador, eles vestem equipamentos de proteção individual e estão realizando a manutenção nas máquinas.
OFÍCIO TJ INFORMA NOVAS MEDIDAS PARA ELEVADORES DA UNIDADE GOIÁS segunda-feira, 08/05/23 16:10 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu novo retorno sobre o mau funcionamento dos elevadores no Anexo I da unidade Goiás. Após receber denúncias de servidores, o Sindicato protocolou ofício, por mais de uma vez, cobrando providências ... leia mais
NPD LUTA POR ACESSIBILIDADE NO TJ TRAZ NOVOS AVANÇOS sexta-feira, 20/08/21 17:53 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não vai mais utilizar o Auditório do Anexo I da Unidade Goiás para os eventos do Órgão enquanto não for concluída a reforma que vai deixar o espaço acessível. A decisão ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...
: A imagem aborda um tema relacionado a condições insalubres em um prédio na Avenida Afonso Pena 1500, relacionado ao trabalho de servidores públicos e ações do SINJUS. Um destaque visual é dado a uma ilustração de uma barata, indicando problemas de pragas e insalubridade no local ATÉ QUANDO? Insalubridade na Afonso Pena 1.500 volta a ameaçar servidores; SINJUS cobra solução definitiva sexta-feira, 17/01/25 09:07 Mais uma vez, a unidade do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) localizada ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco