ACESSIBILIDADE E SEGURANÇA

APÓS LUTA PERSISTENTE DO SINJUS, TJMG INICIA MODERNIZAÇÃO DE ELEVADORES DO ANEXO I

quarta-feira, 19/06/24 18:05 A imagem mostra um trabalhador dentro do poço de um elevador. Ele está usando um capacete verde e um uniforme de trabalho cinza. Ele está agachado sobre a estrutura do elevador, realizando manutenção. À sua volta, há várias ferramentas espalhadas, incluindo alicates, chaves de fenda e uma caixa de ferramentas. Cabos de aço grossos estão suspensos no centro da imagem, e as paredes do poço do elevador são de concreto. A iluminação é limitada, sugerindo que o local está em construção ou em manutenção.

Após persistente cobrança por parte do SINJUS-MG, finalmente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu início à modernização dos elevadores da Unidade do Anexo I, na rua Goiás. As intervenções começaram na última segunda-feira, dia 17 de junho, pelo elevador de serviço. Na sequência, os demais elevadores também serão reestruturados de modo a reduzir as frequentes paradas e ocorrências de mau funcionamento.

Nos últimos anos, o SINJUS vem denunciando as péssimas condições dos elevadores da unidade, que têm tecnologia ultrapassada e inadequada para o fluxo de pessoas na edificação. Nos vários ofícios, o Sindicato ressaltou que a modernização dos equipamentos não é apenas uma questão de conforto, mas de segurança. Isso porque as constantes falhas resultam em diversas situações de emergência, colocando em risco servidores, visitantes e todos os que frequentam o prédio.

Durante o período das obras, os elevadores ficarão indisponíveis alternadamente, para minimizar os transtornos aos usuários. Conforme a Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep) informou anteriormente, a previsão é de que a atualização de cada equipamento demande dois meses. Assim, após a finalização do primeiro, a empresa responsável terá mais dois meses para entregar o segundo, e assim por diante, até que os quatro elevadores estejam disponíveis e em bom estado para o uso das servidoras e dos servidores.

Desse modo, a iniciativa do TJMG é uma resposta tardia, mas necessária às demandas por condições adequadas de trabalho, conforto e segurança. Entretanto, outra reivindicação constante do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS que segue pendente é quanto à necessidade de investimento na acessibilidade do prédio.

Nos últimos anos, o Tribunal vem realizando diversos eventos no Anexo I, mas o andar em que está localizado o auditório não é atendido por elevadores, atentando contra o direito das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida. Nesse sentido, o SINJUS seguirá vigilante para que novas atividades não sejam realizadas no local até que ele esteja totalmente acessível.

“A modernização dos elevadores do Anexo I é uma vitória importante diante de toda a luta que o Sindicato teve para garantir a adequação dos equipamentos e a segurança dos usuários. Contudo, continuaremos a monitorar as obras e a cobrar mais melhorias, especialmente no que tange à acessibilidade total do prédio às pessoas com deficiência”, ressalta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Portanto, o Sindicato continuará acompanhando de perto a reforma dos elevadores do Anexo I e cobrando outras intervenções adicionais que garantam a plena acessibilidade a todas as áreas do prédio, garantindo assim os direitos e a segurança dos servidores, dos jurisdicionados e dos visitantes.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre esse e outros assuntos do seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

vista aérea de dois homens em um vão de elevador, eles vestem equipamentos de proteção individual e estão realizando a manutenção nas máquinas.
OFÍCIO TJ INFORMA NOVAS MEDIDAS PARA ELEVADORES DA UNIDADE GOIÁS segunda-feira, 08/05/23 16:10 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) deu novo retorno sobre o mau funcionamento dos elevadores no Anexo I da unidade Goiás. Após receber denúncias de servidores, o Sindicato protocolou ofício, por mais de uma vez, cobrando providências ... leia mais
NPD LUTA POR ACESSIBILIDADE NO TJ TRAZ NOVOS AVANÇOS sexta-feira, 20/08/21 17:53 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) não vai mais utilizar o Auditório do Anexo I da Unidade Goiás para os eventos do Órgão enquanto não for concluída a reforma que vai deixar o espaço acessível. A decisão ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Imagem com fundo azul escuro e uma faixa rasgada na parte inferior. À esquerda, há um selo vermelho com um punho levantado e as palavras "DATA-BASE 2024". À direita, uma fotografia mostra uma placa verde com o texto "Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - Plenário Galeria Superior". Acima da placa, um banner vermelho e amarelo com o texto "PL 3213/24 no Plenário (2º turno)". Crédito da foto: Willian Dias/ALMG. RETA FINAL OCUPE AS GALERIAS DA ALMG E AJUDE A APROVAR A DATA-BASE 2024 EM DEFINITIVO ÀS 14H DESTA 3ªF. segunda-feira, 28/04/25 18:57 O Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que garante a recomposição inflacionária das servidoras e ...
O card convoca os filiados para participarem da AGO e da AGE que ocorrerão na sede do Sindicato (10º andar, Av. João Pinheiro, nº 39). A Assembleia Geral Ordinária (AGO) tem primeira chamada às 13h30 e segunda às 14h, com pauta sobre a prestação de contas de 2024 e previsão orçamentária de 2025. Já a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) começa às 14h30 em primeira chamada e às 15h em segunda, com pauta voltada para o uso do Fundo de Greve. CONVOCATÓRIA AMANHÃ, 29/4, TEM AGO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS E AGE SOBRE USO DO FUNDO DE GREVE  segunda-feira, 28/04/25 12:27 Todas as servidoras e os servidores de 2ª Instância do Poder Judiciário, filiados ao ...
A imagem convoca os servidores para acompanhar a votação do PL 3213/24, referente à Data-Base 2024, que será analisado em 2º turno pela FFO da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A mobilização está marcada para o dia 28 de abril (segunda-feira), às 14h, no Plenarinho IV da ALMG. O card traz elementos visuais marcantes, como o selo da Data-Base 2024, a fachada do prédio da Assembleia e o chamado “Vem pra luta!”, incentivando a participação ativa da categoria A PARTIR DAS 14H DATA-BASE 2024 SERÁ VOTADA EM 2º TURNO NA FFO NA PRÓXIMA 2ªF., CHAME OS COLEGAS E COMPAREÇA sexta-feira, 25/04/25 17:06 O Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que trata da Data-Base 2024 das servidoras e ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image