PEC 32 NUNCA MAIS

APÓS ELEIÇÃO DE LULA, CONGRESSO SUSPENDE TRAMITAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA

quarta-feira, 16/11/22 17:58

Foto: Envato

Durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro (PL), a Reforma Administrativa federal foi uma verdadeira bomba-relógio prestes a explodir sobre o serviço público e o funcionalismo. Contudo, após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), essa ameaça parece ter sido desarmada. Diante do posicionamento contrário do presidente eleito quanto ao atual texto da proposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou durante encontro do Colégio de Líderes que a PEC 32/2020 não tramitará mais nesta legislatura. A informação foi confirmada ao SINJUS-MG pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), que participou da reunião no último dia 8 de novembro.

A Reforma Administrativa apresentada pelo governo Bolsonaro apresenta dispositivos que permitem suspender concursos, acabar com a estabilidade do servidor, aumentar o número de terceirizados e indicados políticos, reduzir a jornada e os salários dos servidores, transferir serviços para a iniciativa privada, entre outros retrocessos. Tudo isso resultaria em um maior aparelhamento da máquina pública e na piora da qualidade dos atendimentos prestados à população.

Antes das eleições e até mesmo durante o intervalo entre o primeiro e segundo turno do pleito presidencial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deram declarações de que apenas aguardavam o resultado das urnas para colocar a PEC 32 em votação. Entretanto, o plano foi frustrado com a vitória de Lula sobre Bolsonaro.

Assim, durante a reunião do Colégio de Líderes, Arthur Lira afirmou que a prioridade a partir de agora serão as pautas do governo eleito. Entre elas está a PEC da Transição, que vai permitir a manutenção dos valores atuais do Auxílio Brasil (Bolsa Família) no próximo ano. Desse modo, a Reforma Administrativa poderá ter dois destinos: ser totalmente arquivada ou sofrer modificações em seu texto e em suas implicações por parte do novo governo, a partir de 2023.

“Nos últimos quatro anos, o SINJUS, a Fenajud e demais entidades do serviço público lutaram contra a Reforma Administrativa, batalhas que se intensificaram a partir de 2020, quando o governo enviou a proposta para o Congresso Nacional. No ano passado houve uma forte ofensiva, com liberação de verbas e manobras da base aliada do Bolsonaro, mas, com mobilização e muita articulação, conseguimos barrar a investida. Ainda assim persistia o risco de votação, por isso alertamos todos acerca do que estava em jogo nas eleições. Essa suspensão na tramitação já é um ponto positivo da troca no governo federal, que também deve ter reflexos em Minas Gerais em relação ao também danoso projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal”, ressalta o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Servidores devem seguir alerta

Apesar da suspensão na tramitação, as servidoras e os servidores devem permanecer atentos aos informes das entidades sindicais, pois a luta pelo arquivamento definitivo da PEC 32/2020 continua. Um meio de reforçar a pressão sobre os parlamentares em Brasília é votar contra a Reforma Administrativa na consulta pública no site da Câmara dos Deputados (clique aqui).

Até agora, cerca de 450 mil pessoas já se manifestaram, sendo que 93% disseram discordar totalmente do conteúdo da proposta e mais 5% discordam na maior parte. Contribua com essa luta e também motive seus colegas, amigos e familiares a votar contra a PEC 32 no site da Câmara. PEC 32 nunca mais!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em um fundo preto, um mágico usando blusa preta de mangas compridas e luvas brancas de cetim segura uma carta com o conteúdo Textual "DIREITOS DOS SERVIDORES" com sua outra mão ele aponta uma varinha mágica para a mesma carta.
REFORMA ADMINISTRATIVA A PEC 32 REDUZ SALÁRIOS, RETIRA DIREITOS E DECRETA O FIM DO SERVIÇO PÚBLICO sexta-feira, 28/10/22 17:27 Foto: Freepik Para o complexo problema do custo da máquina pública, uma solução simples: reduzir a jornada de trabalho do servidor com redução do salário na mesma proporção e, então, a mágica acontecerá! Esse truque, que mais parece retirado ... leia mais
Imagem com fundo predominantemente vermelho no qual se ler em tons claros a frese “fim da estabilidade”. Em destaque está a frase “Entenda por que a PEC 32 ameaça seu emprego” e uma placa com um ponto de exclamação ao lado, sinalizando um alerta.
REFORMA ADMINISTRATIVA FIM DA ESTABILIDADE: ENTENDA POR QUE A PEC 32 AMEAÇA SEU EMPREGO  quinta-feira, 27/10/22 18:14 Consagrada pela Constituição Federal de 1988 – a Constituição Cidadã -, a estabilidade funcional do servidor público se consolidou ao longo das últimas décadas como um dos institutos mais fortes na preservação da independência, efetividade e integridade do funcionário ... leia mais
Desmonte Reforma Administrativa: como a PEC 32 afetará você terça-feira, 18/10/22 15:46 Foto: Agência Brasil Não é novidade que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL),  quer acelerar a votação da Reforma Administrativa após as Eleições. Mais do que nunca, é momento de intensificar a luta e divulgar informações ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco