PEC 32 NUNCA MAIS

APÓS ELEIÇÃO DE LULA, CONGRESSO SUSPENDE TRAMITAÇÃO DA REFORMA ADMINISTRATIVA

quarta-feira, 16/11/22 17:58

Foto: Envato

Durante os quatro anos do governo Jair Bolsonaro (PL), a Reforma Administrativa federal foi uma verdadeira bomba-relógio prestes a explodir sobre o serviço público e o funcionalismo. Contudo, após a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), essa ameaça parece ter sido desarmada. Diante do posicionamento contrário do presidente eleito quanto ao atual texto da proposta, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou durante encontro do Colégio de Líderes que a PEC 32/2020 não tramitará mais nesta legislatura. A informação foi confirmada ao SINJUS-MG pelo deputado federal Rogério Correia (PT-MG), que participou da reunião no último dia 8 de novembro.

A Reforma Administrativa apresentada pelo governo Bolsonaro apresenta dispositivos que permitem suspender concursos, acabar com a estabilidade do servidor, aumentar o número de terceirizados e indicados políticos, reduzir a jornada e os salários dos servidores, transferir serviços para a iniciativa privada, entre outros retrocessos. Tudo isso resultaria em um maior aparelhamento da máquina pública e na piora da qualidade dos atendimentos prestados à população.

Antes das eleições e até mesmo durante o intervalo entre o primeiro e segundo turno do pleito presidencial, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, deram declarações de que apenas aguardavam o resultado das urnas para colocar a PEC 32 em votação. Entretanto, o plano foi frustrado com a vitória de Lula sobre Bolsonaro.

Assim, durante a reunião do Colégio de Líderes, Arthur Lira afirmou que a prioridade a partir de agora serão as pautas do governo eleito. Entre elas está a PEC da Transição, que vai permitir a manutenção dos valores atuais do Auxílio Brasil (Bolsa Família) no próximo ano. Desse modo, a Reforma Administrativa poderá ter dois destinos: ser totalmente arquivada ou sofrer modificações em seu texto e em suas implicações por parte do novo governo, a partir de 2023.

“Nos últimos quatro anos, o SINJUS, a Fenajud e demais entidades do serviço público lutaram contra a Reforma Administrativa, batalhas que se intensificaram a partir de 2020, quando o governo enviou a proposta para o Congresso Nacional. No ano passado houve uma forte ofensiva, com liberação de verbas e manobras da base aliada do Bolsonaro, mas, com mobilização e muita articulação, conseguimos barrar a investida. Ainda assim persistia o risco de votação, por isso alertamos todos acerca do que estava em jogo nas eleições. Essa suspensão na tramitação já é um ponto positivo da troca no governo federal, que também deve ter reflexos em Minas Gerais em relação ao também danoso projeto de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal”, ressalta o diretor de Finanças do SINJUS, Felipe Rodrigues.

Servidores devem seguir alerta

Apesar da suspensão na tramitação, as servidoras e os servidores devem permanecer atentos aos informes das entidades sindicais, pois a luta pelo arquivamento definitivo da PEC 32/2020 continua. Um meio de reforçar a pressão sobre os parlamentares em Brasília é votar contra a Reforma Administrativa na consulta pública no site da Câmara dos Deputados (clique aqui).

Até agora, cerca de 450 mil pessoas já se manifestaram, sendo que 93% disseram discordar totalmente do conteúdo da proposta e mais 5% discordam na maior parte. Contribua com essa luta e também motive seus colegas, amigos e familiares a votar contra a PEC 32 no site da Câmara. PEC 32 nunca mais!

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Em um fundo preto, um mágico usando blusa preta de mangas compridas e luvas brancas de cetim segura uma carta com o conteúdo Textual "DIREITOS DOS SERVIDORES" com sua outra mão ele aponta uma varinha mágica para a mesma carta.
REFORMA ADMINISTRATIVA A PEC 32 REDUZ SALÁRIOS, RETIRA DIREITOS E DECRETA O FIM DO SERVIÇO PÚBLICO sexta-feira, 28/10/22 17:27 Foto: Freepik Para o complexo problema do custo da máquina pública, uma solução simples: reduzir a jornada de trabalho do servidor com redução do salário na mesma proporção e, então, a mágica acontecerá! Esse truque, que mais parece retirado ... leia mais
Imagem com fundo predominantemente vermelho no qual se ler em tons claros a frese “fim da estabilidade”. Em destaque está a frase “Entenda por que a PEC 32 ameaça seu emprego” e uma placa com um ponto de exclamação ao lado, sinalizando um alerta.
REFORMA ADMINISTRATIVA FIM DA ESTABILIDADE: ENTENDA POR QUE A PEC 32 AMEAÇA SEU EMPREGO  quinta-feira, 27/10/22 18:14 Consagrada pela Constituição Federal de 1988 – a Constituição Cidadã -, a estabilidade funcional do servidor público se consolidou ao longo das últimas décadas como um dos institutos mais fortes na preservação da independência, efetividade e integridade do funcionário ... leia mais
Desmonte Reforma Administrativa: como a PEC 32 afetará você terça-feira, 18/10/22 15:46 Foto: Agência Brasil Não é novidade que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL),  quer acelerar a votação da Reforma Administrativa após as Eleições. Mais do que nunca, é momento de intensificar a luta e divulgar informações ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco