respostas

Após atuação intensa dos Sindicatos, TJMG anuncia avanços importantes para a categoria 

sexta-feira, 01/11/24 15:25 As imagens mostram uma reunião com um grupo de oito pessoas sentadas ao redor de uma mesa de madeira em uma sala de conferências. Elas estão discutindo e tomando notas, todos com uma aparência formal, usando trajes sociais. O ambiente é simples, com uma mesa retangular, cadeiras e paredes claras. Em uma das imagens, há um texto sobreposto que diz: "Após atuação intensa dos Sindicatos, TJMG anuncia avanços importantes para a categoria".

Após cobranças insistentes dos Sindicatos representantes da categoria, foi realizada nessa quinta-feira, 31 de outubro, uma reunião extraordinária da Mesa de Negociações. Com a presença do SERJUSMIG, SINJUS-MG, SINDOJUS/MG e da Administração do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a reunião trouxe importantes avanços na Pauta de Reivindicações da categoria, embora algumas demandas ainda aguardem resposta. 

Entre os compromissos confirmados estão o pagamento dos retroativos da Data-Base 2023 e do posicionamento da jornada de 8 horas, além de informações sobre o 13º salário e o 1/3 de férias. Entretanto, questões como a indenização de plantões e férias suspensas seguem sem definição.

“A realização dessa reunião e as definições trazidas pelo Tribunal são resultado de uma luta incessante dos Sindicatos, porque sabemos que direitos não são favores, mas conquistas duramente alcançadas pelas servidoras e pelos servidores. Estamos atentos, mobilizados e prontos para barrar qualquer tentativa de retrocesso nas nossas demandas”, destacou o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.  

Retroativos da Data-Base 2023

Conforme havia sido negociado na última reunião ordinária da Mesa de Negociações, o TJMG confirmou o pagamento do retroativo pendente da Data-Base 2023, referente ao ano passado, na próxima folha, com crédito em dezembro. Além disso, foram incluídos e também serão quitados, na folha de novembro, os valores correspondentes ao período de janeiro a junho de 2024. A quitação do montante referente aos meses de julho, agosto e setembro deste ano será definido posteriormente.

Jornada de 8 horas para cargos comissionados – 33%

O Tribunal se comprometeu com o pagamento integral do valor retroativo referente ao posicionamento dos servidores na tabela da jornada de oito horas, programado para janeiro de 2025. Para os Sindicatos, essa é uma conquista significativa, que visa corrigir a injustiça em relação às servidoras e aos servidores que trabalhavam oito horas diárias e recebiam apenas por seis.

Promoção Vertical de 2022

Foi confirmado que o reposicionamento dos aprovados na Promoção Vertical 2022 será efetivado na folha de pagamento de novembro, com crédito em dezembro. Os créditos retroativos foram negociados pelos Sindicatos durante a reunião, ficando acertado o pagamento integral no mês janeiro de 2025. 

Importante ressaltar que esse valor, bem como aquele tratado no tópico anterior, ainda dependem de procedimentos a serem tomados pela Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humano ( DEARHU). Logo, o pagamento poderá ocorrer em folha ordinária ou em folha suplementar, a depender da data da conclusão dos trabalhos.

Devolução do IR indevidamente retido nos juros da URV

Para os servidores que ainda possuem saldo desse crédito, será quitada parcela de até R$5 mil no mês de dezembro de 2024. Já no mês de janeiro de 2025, foi programada a quitação de parcela no valor de até R$10 mil. 

1/3 de férias e 13º salário 

Pagamentos do 1/3 de férias e do 13º salário também foram confirmados. A segunda parcela do décimo terceiro salário será depositada no dia 6 de dezembro. 

Para os servidores que irão gozar as férias regulamentares em janeiro de 2025, o crédito do terço constitucional está previsto para 13 de dezembro deste ano.

Data-Base de 2024

O TJMG reafirmou o encaminhamento da Data-Base 2024 para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em dezembro, mantendo o compromisso com a correção inflacionária e a reposição salarial dos servidores para o próximo ano, em um movimento de continuidade das negociações salariais e manutenção do poder de compra da categoria. O envio do Projeto de Lei depende apenas da sinalização positiva do Poder Executivo referente ao orçamento de 2025.

Indenização de Férias-Prêmio

Ainda em novembro, o Tribunal irá disponibilizar o sistema que viabiliza a indenização de férias-prêmio, um avanço esperado pelos servidores e que promete agilizar o recebimento desse direito importante para a categoria. A abertura do sistema está prevista para o dia 4 de novembro.

Demandas pendentes

Apesar das confirmações, temas como a indenização de plantões, a compensação por férias suspensas, e outras pautas cruciais seguem sem definição.

Além das pautas supracitadas, também foram debatidas outras questões, como o aumento do Auxílio-Saúde, a nomeação dos aprovados no concurso Edital 01/2022, entre outras demandas. A administração do Tribunal não apresentou respostas às cobranças da categoria. 

“Desde o início desta gestão, temos batalhado para que a Pauta de Reivindicações das categorias seja atendida em sua totalidade. As conquistas alcançadas são motivo de celebração, mas a luta não pode parar! Seguiremos firmes, exigindo que o Tribunal apresente soluções concretas para demandas urgentes”, reforça o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.  

Essa reunião extraordinária foi resultado da pressão contínua dos Sindicatos e dos servidores, marcando mais um avanço no diálogo com o Tribunal. A reunião ordinária, prevista para o dia 29 deste mês, será mais uma oportunidade para pautar as demandas pendentes e reforçar nosso compromisso com os interesses da categoria.

Os Sindicatos, atentos a essas necessidades, continuarão a pressionar pressionando o Tribunal para garantir o cumprimento efetivo de todos os direitos dos servidores e a valorização de cada trabalhador.

Participações

A Administração do TJMG foi representada pelo juiz auxiliar da Presidência, Thiago Colnago Cabral, o secretário-geral, Guilherme Augusto Mendes do Valle, e o assessor especial da Presidência, Renato Cardoso Soares.

O SERJUSMIG foi representado pelo vice-presidente Felipe Galego e pela diretora social, Ana Maria Bertelli; o SINJUS-MG, pelo coordenador-geral, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues; o SINDOJUS/MG, pelo diretor financeiro da entidade, Diego Denalvo Freitas Gomes. 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...
Grupo grande de pessoas reunidas em uma sala de conferências com cadeiras organizadas ao redor. Há uma tela de projeção ao fundo e várias bandeiras de sindicatos no chão, incluindo as do SERJUSMIG, SINJUS-MG, FENAJUD, SINDIJUS, entre outras. Estão no grupo o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, e o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues. É visível um ambiente de diversidade, com pessoas de diferentes idades, gêneros e estilos, indicando um encontro de representatividade sindical e compromisso com uma causa coletiva. CONSELHO DE REPRESENTANTES SINJUS CONTRIBUI PARA A DEFINIÇÃO DE AÇÕES DE ENFRENTAMENTO DA FENAJUD EM ÂMBITO NACIONAL segunda-feira, 11/11/24 18:49 FOTO: Fenajud A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) realizou mais ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco