Luta histórica

ANTIRRACISMO: UMA LUTA DE TODOS

terça-feira, 21/03/23 16:02 imagem preto e branco de um homem negro em posição de protesto usando camiseta e boina pretas, óculos escuros e segurando um alto falante. Ao fundo há um mosaico com losangos coloridos em verde, preto, laranja e vermelho sobre uma camada azul escura.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, tem como significado a resistência e o desejo por direitos iguais. O artigo 1º da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

A data foi escolhida em memória das pessoas negras que foram assassinadas, nesse mesmo dia, em 1960, em Joanesburgo, na África do Sul. Naquela época vigorava a política de separação de raças, conhecida mundialmente como Apartheid, motivando muitos protestos e dentre eles um ficou marcado: o Massacre de Shapperville. Durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe (lei que obrigava pessoas negras a portarem um documento que continha os locais onde eles poderiam circular), 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas após serem repelidas com violência pelas forças do Estado da província de Gauteng.

Esse é um dia que convida todos a repensarem seu lugar na sociedade, como agir e contribuir em prol da luta antirracista. São questionamentos que podem ser feitos em todos os lugares e em todas as classes sociais. No Brasil, mesmo com a escravidão abolida há mais de 100 anos, muita coisa não mudou e existe uma dívida social, cultural e econômica para com ecom negros e negras que ainda se perpetua nos dias de hoje e que só pode mudar com a participação ativa de cada um.

Ações antirracistas são bem-vindas em todos os ambientes sociais: na escola, no ambiente de trabalho, na fila do banco, no supermercado, no shopping, entre tantos outros locais em que presenciamos situações de racismo. Procurar aprender mais sobre a luta também é essencial, e existem milhares de informações disponíveis nos mais diversos canais atualmente. É possível encontrar artigos, livros, documentários, vídeos e podcasts sobre o assunto, com abordagens acessíveis e didáticas para quem tem interesse em saber mais sobre o tema.

O SINJUS-MG apoia e reconhece a luta antirracista e convida todos a refletirem sobre a importância desse assunto, como também a pensar em ações efetivas que podem ser praticadas com o objetivo de minimizar as ocorrências do racismo no dia a dia.

Ao presenciar um episódio de discriminação por raça ou cor, não se cale! Auxilie quem está sendo agredido e, se for o caso, chame a polícia, pois a injúria racial e o racismo são crimes previstos na legislação brasileira.

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco