Luta histórica

ANTIRRACISMO: UMA LUTA DE TODOS

terça-feira, 21/03/23 16:02 imagem preto e branco de um homem negro em posição de protesto usando camiseta e boina pretas, óculos escuros e segurando um alto falante. Ao fundo há um mosaico com losangos coloridos em verde, preto, laranja e vermelho sobre uma camada azul escura.

Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, comemorado em 21 de março, tem como significado a resistência e o desejo por direitos iguais. O artigo 1º da Convenção Internacional sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial diz:

“Discriminação Racial significa qualquer distinção, exclusão, restrição ou preferência baseada na raça, cor, ascendência, origem étnica ou nacional com a finalidade ou o efeito de impedir ou dificultar o reconhecimento e exercício, em bases de igualdade, aos direitos humanos e liberdades fundamentais nos campos político, econômico, social, cultural ou qualquer outra área da vida pública”.

A data foi escolhida em memória das pessoas negras que foram assassinadas, nesse mesmo dia, em 1960, em Joanesburgo, na África do Sul. Naquela época vigorava a política de separação de raças, conhecida mundialmente como Apartheid, motivando muitos protestos e dentre eles um ficou marcado: o Massacre de Shapperville. Durante um protesto pacífico contra a Lei do Passe (lei que obrigava pessoas negras a portarem um documento que continha os locais onde eles poderiam circular), 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas após serem repelidas com violência pelas forças do Estado da província de Gauteng.

Esse é um dia que convida todos a repensarem seu lugar na sociedade, como agir e contribuir em prol da luta antirracista. São questionamentos que podem ser feitos em todos os lugares e em todas as classes sociais. No Brasil, mesmo com a escravidão abolida há mais de 100 anos, muita coisa não mudou e existe uma dívida social, cultural e econômica para com ecom negros e negras que ainda se perpetua nos dias de hoje e que só pode mudar com a participação ativa de cada um.

Ações antirracistas são bem-vindas em todos os ambientes sociais: na escola, no ambiente de trabalho, na fila do banco, no supermercado, no shopping, entre tantos outros locais em que presenciamos situações de racismo. Procurar aprender mais sobre a luta também é essencial, e existem milhares de informações disponíveis nos mais diversos canais atualmente. É possível encontrar artigos, livros, documentários, vídeos e podcasts sobre o assunto, com abordagens acessíveis e didáticas para quem tem interesse em saber mais sobre o tema.

O SINJUS-MG apoia e reconhece a luta antirracista e convida todos a refletirem sobre a importância desse assunto, como também a pensar em ações efetivas que podem ser praticadas com o objetivo de minimizar as ocorrências do racismo no dia a dia.

Ao presenciar um episódio de discriminação por raça ou cor, não se cale! Auxilie quem está sendo agredido e, se for o caso, chame a polícia, pois a injúria racial e o racismo são crimes previstos na legislação brasileira.

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco