ISONOMIA

ALEXANDRE PIRES DEFENDE AUXÍLIO-SAÚDE DIGNO PARA SERVIDORES DO JUDICIÁRIO EM LIVE DO SINTAJ-PB

quarta-feira, 21/02/24 15:06 montagem mostra uma mulher negra de costas, vestida com uma blusa branca, ela tem um laptop à sua frente e está com as mãos sobre o teclado, as unhas dela estão pintadas com esmalte vermelho. Na tela do computador, há uma tela onde há quatro pessoas, participantes de uma live do Sindicato SINTAJ-PB, em um dos quadros está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos bem curtos e barba bem curta. Conteúdo textual: Isonomia - Alexandre Pires defende Auxílio-Saúde digno para servidores do Judiciário em live do SINTAJ-PB.
FOTO: DC Studio / Freepik

Nessa segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o coordenador-geral do SINJUS-MG e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, participou de uma live que abordou a urgente necessidade da garantia de um Auxílio-Saúde digno para os servidores do Judiciário brasileiro. O debate foi promovido pelo Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário do Estado da Paraíba (Sintaj-PB) e também teve a participação do vice-presidente da Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ASSTJE), Altamir Pimentel, e do superintendente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Paraíba, Renato Silva.

Durante a transmissão ao vivo (clique aqui e assista o vídeo na íntegra), Alexandre Pires destacou que o Auxílio-Saúde é um direito dos servidores e que todos os sindicatos do País devem se engajar na luta para garantir que os tribunais de Justiça respeitem os princípios da isonomia e da razoabilidade.

Nesse contexto, o dirigente relembrou o Pedido de Providências protocolado pela Fenajud no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o qual cobra isonomia entre o Auxílio-Saúde dos servidores, que hoje não tem uma diretriz por parte do Conselho, e dos magistrados, que já tem uma regulamentação que garante valores equivalentes a 10% do respectivo subsídio mensal.

“Estamos defendendo o benefício de caráter indenizatório e que o seu valor tenha como piso o correspondente a 8% do subsídio recebido por um juiz substituto. Desse modo, o servidor poderá fazer o seu planejamento de saúde, inclusive adotando cuidados preventivos como o custeio de atividades como pilates, terapias, academia e acompanhamento nutricional”, complementa Alexandre Pires.

Em sua participação, Altamir Pimentel destacou que a Resolução do CNJ 294/2019 determina que os tribunais de Justiça são obrigados a instituir um programa de assistência de saúde suplementar para magistrados e servidores, ativos e inativos, seguindo os princípios da legalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade. Já Renato Silva apresentou um levantamento sobre o Auxílio-Saúde dos servidores em todos os estados brasileiros, no qual foi possível identificar discrepâncias decorrentes justamente da inexistência de um piso para o benefício por parte do CNJ.

SINJUS segue na luta por um Auxílio-Saúde digno no TJMG

Apesar do aumento anunciado no final do ano passado, os valores do Auxílio-Saúde dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) seguem pelo menos seis vezes menores que o do benefício pago aos magistrados. Essa situação reflete a total falta de isonomia, de razoabilidade e de desproporcionalidade com que a assistência de saúde entre as duas categorias é tratada pela Presidência do Tribunal.

Por isso, o SINJUS, juntamente com o SERJUSMIG e o SINDOJUS/MG, estão em uma campanha por um Auxílio-Saúde digno. Essa é uma das pautas prioritárias neste ano de 2024 e que será tratada em todas as reuniões da Mesa de Negociação até que o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, honre o compromisso de um reajuste substancial no benefício. Acompanhe as mídias do SINJUS e fique por dentro de cada episódio dessa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem apresenta um médico segurando uma prancheta com um estetoscópio preso a ele. Na prancheta está escrito: “Auxílio-Saúde Digno Já! Conteúdo textual: Disparidade. Adequação do Auxílio-Saúde segue como luta prioritária em 2024.
DISPARIDADE ADEQUAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE SEGUE COMO LUTA PRIORITÁRIA EM 2024 sexta-feira, 12/01/24 18:20 Apesar do aumento anunciado no dia 18 de dezembro de 2023, a disparidade nos valores do Auxílio-Saúde dos servidores frente ao benefício pago a magistrados e também aos preços praticados no mercado de saúde suplementar segue sendo motivo de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
BENEFÍCIO EXCLUSIVO Filiado, agende seu atendimento nutricional gratuito! terça-feira, 21/01/25 14:15 Você sente cansaço constante, alterações no peso, imunidade baixa, problemas de pele e até ...
SINJUS CULTURAL Confira os ganhadores do sorteio de vouchers para peças de teatro segunda-feira, 20/01/25 17:28 O tradicional sorteio de ingressos para a Campanha de Popularização de Teatro & Dança ...
A imagem retrata uma reunião com a DEARHU, na qual várias pessoas estão sentadas ao redor de uma mesa em um ambiente formal. No centro da mesa, há jarros de água, copos e utensílios, sugerindo um encontro organizado. Alguns participantes utilizam computadores abertos e possuem materiais de anotação, indicando uma discussão focada no esclarecimento de informações nos contracheques. Na parte superior da imagem, há um texto que enfatiza a busca dos sindicatos por maior clareza nos contracheques do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Diálogo Sindicatos buscam mais clareza nos contracheques do TJMG segunda-feira, 20/01/25 17:15 Devido à dificuldade de compreensão dos contracheques de servidoras e servidores, o SINJUS-MG, o ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco