CÍRCULO DO LIVRO

AINDA DÁ TEMPO DE LER VERMELHO ESCARLATE E PARTICIPAR DO DEBATE

quinta-feira, 28/04/22 18:17 Homem de pele clara, barba e camisa branca segurando e lendo o livro Vermelho Escarlate, do autor JC Junot.

A próxima edição do Círculo do Livro do SINJUS-MG será especial, pois a discussão sobre o livro Vermelho Escarlate terá a ilustre contribuição do autor da obra, o escritor mineiro JC Junot. Por isso, se você ainda não leu essa referência da literatura mineira, ainda dá tempo! Mergulhe na história e venha compartilhar conosco as suas reflexões. Todos estão convidados. O encontro será no dia 11 de maio, quarta-feira, às 19h, e terá a moderação da jornalista e também escritora Leida Reis.

Com a flexibilização das normas de distanciamento social por parte das autoridades sanitárias, uma das grandes novidades desta edição é que ela será híbrida, ou seja, as filiadas e os filiados que se sentirem seguros poderão participar do encontro presencialmente, lado a lado com o autor e a moderadora, no Espaço Leia Leda, na sede do SINJUS (Av. João Pinheiro, 39, 10º andar, sala 101 — Centro — BH).

Destacamos que as medidas de prevenção serão observadas e que os interessados devem preencher o formulário no final dessa página, pois haverá limite de pessoas no espaço para evitar aglomerações.

Já os que preferirem acompanhar de forma online têm a opção de utilizar o Google Meet e interagir de forma mais direta com perguntas e comentários em áudio e vídeo ou ainda pelo YouTube, enviando as suas contribuições pelo chat.

Vale reforçar ainda que o Círculo do Livro é aberto a todos, especialmente para os membros e as integrantes dos núcleos das Mulheres, dos Aposentados e Pensionistas e da Pessoa com Deficiência.

Desse modo, reiteramos a recomendação de leitura do livro Vermelho Escarlate e o convite para participar desse encontro do Círculo do Livro. Dia 11 de maio, quarta-feira, às 19, aguardamos você!

Sobre o livro

Vermelho Escarlate resgata um gênero esquecido nos anos de 1960, o New Journalism — estilo que consagrou gigantes como Tom Wolf e Truman Capote. Caracteriza-se pela mistura da narrativa jornalística com a literária. “Embora possa ser lido como ficção, não é ficção. É, ou deveria ser, tão verídico como a mais exata das reportagens”, alertou Gay Talese, na época.

JC Junot relata o amor insano de um músico de rock por uma artista plástica, assassinada no início de uma carreira promissora. O crime coloca a cidade na berlinda e desperta a ira de um serial killer, trazendo à tona histórias que deveriam ser esquecidas. Explorado pela mídia, nos induz a acreditar que viver é um ato sem plateia e que a morte é o espetáculo glorioso da notícia.

O livro é uma armadilha para os aficionados pelo gênero, que não conseguirão parar antes do final, e um manual de jornalismo investigativo para quem deseja entender os segredos de um ofício cada vez mais raro.

Sobre o autor

JC Junot é escritor, jornalista e publicitário. Foi repórter, editor e apresentador de TV, além de colunista e assessor de imprensa. Atuou em agências de propaganda como diretor de criação e de atendimento. Especialista em marketing político, dirigiu várias campanhas eleitorais. É músico, compositor e ex-integrante de banda de rock.

Últimas notícias

ver mais
Fachada do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), com letreiro em destaque na parte inferior da imagem. Acima do prédio, há um relógio digitalmente inserido na imagem, com moldura vermelha e ponteiros marcando aproximadamente 9h05. No canto superior direito, há um crédito de imagem com o texto PORTARIA APÓS SOLICITAÇÃO DO SINJUS, TJ CRIA GRUPO PARA REGULAR JORNADA DE 8 HORAS sexta-feira, 21/02/25 18:36 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) publicou, nesta sexta-feira, dia 21 de ...
As imagens mostram uma reunião formal com os integrantes do SINJUS, do SERJUSMIG, do TJMMG e da AGE em uma sala de conferências iluminada, com uma grande mesa retangular. Os participantes estão sentados e escutam atentamente. Há copos de água, celulares e documentos sobre a mesa. No fundo, grandes janelas revelam uma vista urbana. ISONOMIA SINDICATOS E TJM ENCAMINHAM ACORDO SOBRE JUROS E CORREÇÃO DAS DATAS-BASES DE 2014 A 2017 quinta-feira, 20/02/25 16:38 O SINJUS, o SERJUSMIG, o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e ...
A imagem mostra os diretores do SINJUS-MG em pé, alinhados lado a lado, em um ambiente fechado. Todos usam crachás de identificação, e alguns vestem camisas com a logomarca do sindicato. Ao fundo, há uma tela branca vazia e uma mesa coberta com um tecido preto, onde estão posicionados um projetor e um notebook. Na parte frontal da sala, algumas cadeiras estão disposta. REPRESENTATIVIDADE DIRIGENTES DO SINJUS SÃO ELEITOS PARA A DIRETORIA DA FESERV MINAS quarta-feira, 19/02/25 18:48 Nesta quarta-feira, dia 19 de fevereiro, durante o 4º Congresso da Federação dos Servidores ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco