AGE VAI DECIDIR SOBRE ADESÃO À GREVE GERAL DE 18/3
segunda-feira, 02/03/20 17:52O governo federal já declarou guerra aos servidores públicos em inúmeros pronunciamentos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, principalmente. Neste ano, os ataques estão sendo concretizados por meio de várias propostas que tramitam ou vão chegar ao Congresso. Diante deste cenário, o SINJUS-MG convoca a categoria para deliberar sobre a adesão à greve geral nacional de um dia, prevista para 18/3. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será no dia 11/3, às 13h30, em primeira chamada, e às 14h, em segunda chamada, no Bourbon Belo Horizonte Hotel (Av. Afonso Pena, 3761 – Ao lado da sede do TJMG).
Pelo objetivo do Plano “Mais Brasil” (PECs 186, 187 e 188), o governo poderá suspender direitos nos âmbitos municipais, estaduais e federal, reduzir a jornada com redução de salário, bem como cancelar todas as possibilidades de reajuste, concursos e progressão de carreira. O pacote também busca impedir que decisões judiciais em favor de servidores sejam cumpridas.
Aprovada no Senado e em tramitação na Câmara Federal, a PEC Paralela da Previdência vai permitir que estados e municípios utilizem as mesmas regras definidas pela União na última Reforma da Previdência. Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (NOVO) já disse que, se dependesse somente dele, a adesão seria automática. Inclusive, já propôs a elevação da contribuição previdenciária de 11% para 14%.
Em outra frente de batalha, a Reforma Sindical e novas alterações na legislação visam a enfraquecer a representação dos trabalhadores, além de aumentar os obstáculos para o acesso à Justiça trabalhista.
Por isso, o SINJUS-MG convoca os servidores de 2ª Instância do Judiciário mineiro para decidir sobre a participação na greve geral nacional do dia 18/3. Atos estão previstos em centenas de cidades brasileiras. A convocação é orientada pelas centrais sindicais e pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). Outro assunto a ser deliberado será a autorização para uso do Fundo de Greve para custeio das manifestações.