PARALISAÇÃO NACIONAL

AGE VAI DECIDIR SOBRE ADESÃO À GREVE GERAL DE 18/3

segunda-feira, 02/03/20 17:52

O governo federal já declarou guerra aos servidores públicos em inúmeros pronunciamentos do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do ministro da Economia, Paulo Guedes, principalmente. Neste ano, os ataques estão sendo concretizados por meio de várias propostas que tramitam ou vão chegar ao Congresso. Diante deste cenário, o SINJUS-MG convoca a categoria para deliberar sobre a adesão à greve geral nacional de um dia, prevista para 18/3. A Assembleia Geral Extraordinária (AGE) será no dia 11/3, às 13h30, em primeira chamada, e às 14h, em segunda chamada, no Bourbon Belo Horizonte Hotel (Av. Afonso Pena, 3761 – Ao lado da sede do TJMG).

Pelo objetivo do Plano “Mais Brasil” (PECs 186, 187 e 188), o governo poderá suspender direitos nos âmbitos municipais, estaduais e federal, reduzir a jornada com redução de salário, bem como cancelar todas as possibilidades de reajuste, concursos e progressão de carreira. O pacote também busca impedir que decisões judiciais em favor de servidores sejam cumpridas.

Já a Reforma Administrativa prevê tornar permanentes boa parte das medidas do Plano “Mais Brasil”, além de extinguir órgãos, entidades, carreiras e cargos; acabar com a estabilidade; pôr fim às progressões e promoções automáticas, entre outras ameaças. Na base da pressão (ou chantagem), o governo federal condicionou a realização de novos concursos públicos à aprovação da reforma. A consequência já está sendo sentida pela sociedade. Por exemplo, pelo 1,5 milhão de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cujos processos estão atrasados devido ao deficit de 13 mil servidores no órgão.

Aprovada no Senado e em tramitação na Câmara Federal, a PEC Paralela da Previdência vai permitir que estados e municípios utilizem as mesmas regras definidas pela União na última Reforma da Previdência. Em Minas Gerais, o governador Romeu Zema (NOVO) já disse que, se dependesse somente dele, a adesão seria automática. Inclusive, já propôs a elevação da contribuição previdenciária de 11% para 14%.

Em outra frente de batalha, a Reforma Sindical e novas alterações na legislação visam a enfraquecer a representação dos trabalhadores, além de aumentar os obstáculos para o acesso à Justiça trabalhista.

Por isso, o SINJUS-MG convoca os servidores de 2ª Instância do Judiciário mineiro para decidir sobre a participação na greve geral nacional do dia 18/3. Atos estão previstos em centenas de cidades brasileiras. A convocação é orientada pelas centrais sindicais e pela Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud). Outro assunto a ser deliberado será a autorização para uso do Fundo de Greve para custeio das manifestações.

Notícias relacionadas

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco