SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG
terça-feira, 19/11/24 16:44Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 de novembro, o SINJUS-MG protocolou um ofício junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) requerendo que dois servidores com deficiência sejam incluídos na Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Órgão.
No Ofício 49/2024, enviado ao Desembargador Luiz Artur Rocha Hilário, Superintendente de Acessibilidade e Inclusão, o Sindicato destaca a necessidade de incluir um servidor com deficiência visual e outro com deficiência física, representando os maiores subgrupos de PCDs no Tribunal. Além disso, o requerimento reforça a importância de que a escolha dos representantes seja feita pelos próprios servidores com deficiência, assegurando que a voz daqueles que vivenciam as dificuldades diárias no ambiente de trabalho seja ouvida de forma direta e participativa.
Para o coordenador do Núcleo da Pessoa com Deficiência do SINJUS e diretor de Finanças, Alex Aguiar, a criação da Comissão de Acessibilidade e Inclusão, instituída pela Portaria TJMG n. 6744/PR/2024, é um importante avanço. Contudo, a falta de representantes do público-alvo compromete a representatividade e a eficácia das ações planejadas.
“A presença de servidores com deficiência na Comissão é mais do que uma questão de inclusão, é uma luta pela representatividade real. Somente com a participação ativa de PCDs nas decisões será possível romper com as barreiras institucionais e garantir que as necessidades e demandas desse grupo não sejam apenas lembradas, mas priorizadas pela Administração do TJMG”, enfatiza o dirigente.
Com esse movimento, o SINJUS reafirma seu compromisso com a ampliação da representatividade no TJMG e com a construção de um Judiciário cada vez mais inclusivo, que valorize a participação ativa de pessoas com deficiência, assegurando que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades atendidas de maneira eficaz. Para saber mais sobre essa e outras lutas, acompanhe o SINJUS nas mídias sociais.
SINDICATO É PRA LUTAR!