NAP discute a importância da alimentação saudável para a longevidade
terça-feira, 24/09/24 18:45O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG realizou mais um encontro na tarde desta segunda-feira, 23 de setembro. Com a participação da nutricionista Heloísa Helena, os integrantes conversaram sobre a importância de manter uma alimentação saudável para promover o bem-estar e a longevidade após os 40 anos.
A diretora do NAP, Janaína Torres, iniciou a reunião dando boas-vindas a todos os presentes e destacando o compromisso do Núcleo em trazer conteúdos enriquecedores para os integrantes.
Em seguida, a nutricionista especialista em Nutrição Comportamental e Clínica Heloisa Helena iniciou a conversa explicando que, com o envelhecimento, o corpo passa por mudanças naturais, e é nesse momento que o cuidado com a comida ganha ainda mais relevância. Nesse sentido, para viver mais e melhor, é essencial adotar hábitos saudáveis e buscar orientação profissional para compreender quais escolhas alimentares são preventivas e contribuem para uma vida mais longa e ativa.
Nutrientes essenciais
Entre os pontos-chave abordados, a nutricionista explicou a necessidade de incluir proteínas na dieta. Segundo a profissional, esses compostos são importantes para manter músculos, ossos e articulações saudáveis, fornecendo ao corpo força suficiente para se manter ativo no dia a dia.
Heloisa também diferenciou os tipos de carboidratos encontrados nos alimentos, esclarecendo a função energética exercida por esses nutrientes. A orientação da nutricionista foi priorizar os carboidratos complexos, como batatas, grãos e massas integrais, que são mais bem absorvidos pelo organismo, diminuindo a ingestão de carboidratos simples como açúcares e farinha.
Outro aspecto discutido foi o papel fundamental da ingestão diária adequada de fibras. Segundo Heloísa, elas contribuem para prevenir disfunções e desequilíbrios na flora intestinal e manter a movimentação do sistema digestivo. Entre as opções para complementar a alimentação, estão aveia, linhaça, feijão, psyllium, além de frutas, legumes e verduras.
Água é vida
Em sua fala, Heloísa alertou que de nada adianta uma dieta variada sem a ingestão de água. Isso porque a hidratação adequada ajuda a regular a temperatura do corpo, facilita a digestão, auxilia na absorção de nutrientes e na eliminação de toxinas. Além disso, o consumo de água é fundamental para o bom funcionamento dos órgãos como rins e intestinos, prevenindo problemas como desidratação, infecções urinárias e constipação.
Na fase 40+, esse hábito se torna ainda mais importante, uma vez que os riscos da desidratação podem levar a consequências graves. Entre os sinais de alerta da falta de água suficiente no organismo, a profissional destacou o ressecamento da pele, a redução da produção de urina, desorientação, quedas e até infecções.
Corpo e mente
Além dos aspectos físicos, a palestrante também destacou que manter relações saudáveis, socializar e ter um propósito são elementos fundamentais para uma longevidade plena. Participar de atividades que proporcionem tranquilidade e alívio do estresse diário também é parte de um estilo de vida equilibrado.
O encontro encerrou com a nutricionista reforçando a importância de hábitos saudáveis como um investimento de longo prazo, deixando uma mensagem clara: cuidar da alimentação, do corpo e da mente são hábitos essenciais para envelhecer com saúde e vitalidade.
Durante a reunião, também houve um momento especial dedicado aos aniversariantes do mês. Com sorrisos e aplausos, os aniversariantes Beatriz Queiroga, Jorge Ramos, Maria da Glória de Souza e a convidada Heloísa Helena, receberam votos de felicidade, saúde e sucesso na nova etapa de suas vidas.
As filiadas e os filiados do SINJUS podem consultar gratuitamente a nutricionista Heloísa Helena. Para agendar o seu horário, basta entrar em contato com o Sindicato por meio do telefone (31) 32135247.
A próxima reunião do NAP será em outubro. Fique atento às nossas mídias sociais e não perca nosso encontro!