INCONSTITUCIONAL

SINJUS-MG E CSPB QUESTIONAM REGRA DE CÁLCULO DE APOSENTADORIA PARA SERVIDORAS NO STF

quarta-feira, 31/07/24 19:00 A imagem mostra uma mulher idosa sentada em uma mesa com um laptop aberto à sua frente. Ela está usando óculos e aparenta estar aflita enquanto segura um pedaço de papel em uma mão e toca a cabeça com a outra. Ao lado do laptop, há um telefone celular sobre a mesa.

O SINJUS-MG, por meio da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB), ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), questionando a regra de cálculo de aposentadoria das servidoras públicas de Minas Gerais, aprovada pela Reforma da Previdência Estadual de 2020. A alteração acabou criando norma discriminatória para homens e mulheres.

A regra de cálculo, contida na Lei Complementar 64/2002, ignorou a regra positiva constante nas Constituições Federais e Estaduais, que determina a necessidade de fixar critérios diferenciados para concessão de aposentadoria para as mulheres, estabelecendo critérios de idade mínima e tempo de contribuição distintos.

Apesar de garantir o acesso ao benefício com a redução de idade, no momento que preenchem os requisitos de concessão de benefício, a regra legal de cálculo de proventos faz com que as servidoras recebam remuneração no patamar de 94% do valor garantido aos servidores homens. Tal regra viola o Princípio Constitucional da Isonomia, constante no art. 5º, I, da Constituição Federal.

Para a advogada Francine Cadó, assessora previdenciarista do SINJUS-MG e que atua na causa, não faz sentido que a regra de cálculo contida em lei complementar acabe com a diferenciação trazida pela Constituição Federal, em caso de evidente inconstitucionalidade.

“O princípio da igualdade deve ser interpretado como igualdade substancial, material, que permite justamente a adoção de solução que almeje compensar diferenças históricas e sociais presentes na sociedade brasileira, a exemplo da de gênero”, aponta.

A ADI n° 7.689 foi distribuída por sorteio para relatoria do Ministro Luiz Fux e deverá ter o julgamento do pedido liminar julgado nos próximos dias. Se julgada procedente, todas as servidoras que se aposentaram ou que estarão elegíveis a receber aposentadoria pela Regra da média das remunerações deverão ter seus proventos elevados.

Acompanhe as mídias do SINJUS para ficar informado sobre esse e outros assuntos do seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco