URGENTE 

PRESSÃO DOS SERVIDORES ADIA VOTAÇÃO DO PLC DO TETO DE GASTOS 

segunda-feira, 15/07/24 22:06

A mobilização dos servidores e sindicatos de diversas categorias do estado foi fundamental para evitar um dano ainda maior em relação ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Isso porque tanto o Projeto de Lei 1202/2019 como o Projeto de Lei Complementar 38/2023, estavam pautados no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nesta segunda-feira, 15 de julho. O PL 1202, que autoriza Minas a aderir ao RRF, acabou sendo aprovado em 1º turno, mas a pressão que as categorias fizeram durante todo o dia na Casa Legislativa contribuiu para que o quórum da reunião caísse antes da votação do PLC do Teto de Gastos. E, sem ele, a autorização não é suficiente para colocar os planos de Zema em prática. 

Os servidores lotaram as galerias e, o tempo todo, clamavam palavras de ordem. No início da tarde, a base governista tinha quórum para a aprovação dos projetos. No entanto, os deputados presentes foram pressionados e a sessão foi suspensa para que os parlamentares buscassem um acordo. Quando as discussões foram retomadas, não havia mais quórum suficiente para a votação, impedindo a aprovação dos projetos.

No intervalo entre as sessões, às 16h, as entidades que compõem a Frente Mineira em Defesa dos Serviços Públicos se reuniram na escadaria da ALMG em uma Plenária para definir os próximos passos da luta. Já na retomada dos trabalhos, às 18h, o quórum da base governista foi suficiente para aprovar o PL 1202, com 33 votos favoráveis. Todas as emendas apresentadas foram rejeitadas. No entanto, para votar o PLC 38 eram necessários 39 votos e, sem quórum, a votação foi finalizada.

Na sequência, às 19h, os servidores se dirigiram para o Plenarinho IV. O PL 1202 já estava pautado em 2º turno na Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO). O relator da matéria, deputado Zé Guilherme (PP), apresentou o substitutivo nº 1 e optou por distribuir o projeto em avulso, adiando a votação do relatório. Para esta terça-feira, 16 de julho, duas novas reuniões da FFO com o mesmo projeto na pauta foram agendadas para às 10h e às 14h. Importante ressaltar que o PLC 38 também está na pauta do Plenário nesta terça às 14h e às 18h, em reunião extraordinária. 

Para viabilizar a participação, as filiadas e os filiados podem formar grupos para o deslocamento até a ALMG por aplicativos de transporte e apresentar o recibo ao Sindicato para reembolso.

“Todos os servidores sabem muito bem a grande ameaça que é o RRF. Por isso, não podem deixar de lutar nesse momento decisivo. A mobilização precisa ser ainda maior nesta terça-feira. Hoje 33 deputados votaram contra os serviços públicos. Se mais 6 deles comparecerem nesta terça, o RRF será aprovado. Não podemos deixar isso acontecer”, afirma o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires. 

Cenário da alternativa

O adiamento da votação do RRF ocorre enquanto se aguarda uma resposta do STF sobre a solicitação de Minas Gerais para estender a liminar que suspende o pagamento das parcelas da dívida do estado. A medida cautelar atual expira no dia 20 deste mês.

Sem saída, o governador Romeu Zema (Novo) se reuniu virtualmente com o presidente em exercício do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, nesta segunda-feira. Logo após a conversa, o ministro solicitou que o procurador-geral da República, Paulo Gonet, se manifeste em caráter de urgência, no prazo de até 48 horas, sobre a prorrogação do prazo de pagamento da dívida mineira. A expectativa é que o ministro Edson Fachin dê um parecer sobre a solicitação do governador até a próxima quarta-feira, 17 de julho. 

Em entrevista aos veículos de imprensa nesta tarde, o presidente da ALMG, Tadeu Martins Leite, afirmou que, caso a prorrogação do prazo não seja efetivada, o Legislativo vai seguir com a tramitação do PL 1202/2019 e do PLC 38/2023, utilizando as normas como ferramenta de transição para o projeto de Rodrigo Pacheco, que traz alternativas às soluções apresentadas pelo governo. 

“Minas tem outra saída que não penaliza tanto os servidores e o serviço público. Os deputados podem, sim, aguardar as tratativas em Brasília até que a gente receba uma resposta sobre a prorrogação do prazo de pagamento da dívida. É uma questão de vontade política e de priorizar o que é melhor, de verdade, para o estado. Mas o servidor já está dando o recado de que, quem votar contra os servidores públicos, não volta nas próximas eleições”, pontua o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

 

É HORA DE INTENSIFICAR A LUTA, SERVIDOR! ESPERAMOS VOCÊ NA ALMG NESTA TERÇA!

 

CONVOCATÓRIA URGENTE

RRF em pauta na ALMG

Data: 16/7 (terça-feira)

PL 1202 – 2º turno
Comissão de Fiscalização Financeira e Orçamentária (FFO)
10h e 14h – Plenarinho IV

PLC 38 – 1º turno
Plenário
14h e 18h

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

Confira os deputados que votaram a favor e contra o RRF

Adriano Alvarenga (PP) – A favor
Alencar da Silveira Jr. (PDT) – Não compareceu
Amanda Teiceira Dias (PL) – A favor
Ana Paula Siqueira (Rede) – Não compareceu
Andréia de Jesus (PT) – Contra
Antônio Carlos Arantes (PL) – A favor
Arlen Santiago (Avante) – A favor
Arnaldo Silva (União) – Contra
Beatriz Cerqueira (PT) – Contra
Bella Gonçalves (Psol) – Contra
Betão (PT) – Contra
Betinho Pinto Coelho (PV) – Não compareceu
Bom da Ambulância (Avante) – A favor
Bosco (Cidadania) – Não compareceu
Bruno Engler (PL) – Não compareceu
Caporezzo (PL) – Contra
Carlos Henrique (Republicanos) – A favor
Cassio Soares (PSD) – A favor
Celinho Sintrocel (PCdoB) – Não compareceu
Charles Santos (Republicanos) – A favor
Chiara Biondini (PP) – Não compareceu
Coronel Henrique (PL) – A favor
Coronel Sandro (PL) – Contra
Cristiano Silveira (PT) – Não compareceu
Delegada Sheila (PL) – Não compareceu
Doutor Paulo (PRD) – A favor
Doutor Wilson Batista (PSD) – Não compareceu
Dr. Jorge Ali (PSB) – Não compareceu
Dr. Maurício (Novo) – A favor
Duarte Bechir (PSD) – A favor
Eduardo Azevedo (PL) – Contra
Elismar Prado (PSD) – Contra
Enes Cândido (Republicanos) – A favor
Fábio Avelar (Avante) – Não compareceu
Gil Pereira (PSD) – Não compareceu
Grego da Fundação (PMN) – A favor
Gustavo Santana (PL) – A favor
Ione Pinheiro (União) – Não votou
João Junior (PMN) – A favor
João Magalhães (MDB) – A favor
João Vitor Xavier (Cidadania) – A favor
Leandro Genaro (PSD) – Não votou
Leleco Pimentel (PT) – Contra
Leninha (PT) – Contra
Leonídio Bouças (PSDB) – Não compareceu
Lohanna França (PV) – Contra
Lucas Lasmar (Rede) – Contra
Lud Falcão (Podemos) – A favor
Luizinho (PT) – Contra
Macaé Evaristo (PT) – Contra
Maria Clara Marra (PSDB) – Não compareceu
Mário Henrique Caixa (PV) – Não compareceu
Marli Ribeiro (PL) – A favor
Marquinho Lemos (PT) – Não compareceu
Mauro Tramonte (Republicanos) – Contra
Nayara Rocha (PP) – A favor
Neilando Pimenta (PSB) – Não compareceu
Oscar Teixeira (PP) – A favor
Professor Cleiton (PV) – Contra
Professor Wendel Mesquita (Solidariedade) – A favor
Rafael Martins (PSD) – A favor
Raul Belém (Cidadania) – Contra
Ricardo Campos (PT) – Não compareceu
Roberto Andrade (PRD) – A favor
Rodrigo Lopes (União) – A favor
Sargento Rodrigues (PL) – Contra
Tadeu Martins Leite (MDB) – como presidente, não vota
Thiago Cota (PDT) – A favor
Tito Torres (PSD) – A favor
Ulysses Gomes (PT) – Contra
Vitório Júnior (PP) – A favor
Zé Guilherme (PP) – A favor
Zé Laviola (Novo) – A favor

Notícias relacionadas

Sob um fundo cinza, a imagem mostra uma bola de demolição rotulada com RRF destruindo uma parede contendo a imagem da bandeira de Minas Gerais, enquanto uma multidão de silhuetas levanta os braços em forma de protesto. A parede está rachada e quebrada, sugerindo que está sendo demolida.
MOMENTO DECISIVO ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA BARRAR APROVAÇÃO DO RRF NA 2ªF., 15/7 sexta-feira, 12/07/24 18:35 O prazo de suspensão do pagamento da dívida mineira com a União termina na próxima semana e, com isso, o governador Romeu Zema (Novo) correu para pautar no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de ... leia mais
E AGORA? ZEMA DIZ QUE MG NÃO TEM RECURSOS PARA QUITAR DÍVIDA COM UNIÃO; PRAZO TERMINA NESTE MÊS  quinta-feira, 04/07/24 17:17 A renegociação das dívidas dos estados com a União foi um assunto que ganhou destaque nesta semana. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), se reuniu, na terça-feira, 2 de julho, com governadores e membros do governo federal para ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Sob um fundo cinza, a imagem mostra uma bola de demolição rotulada com RRF destruindo uma parede contendo a imagem da bandeira de Minas Gerais, enquanto uma multidão de silhuetas levanta os braços em forma de protesto. A parede está rachada e quebrada, sugerindo que está sendo demolida. MOMENTO DECISIVO ENTIDADES SE MOBILIZAM PARA BARRAR APROVAÇÃO DO RRF NA 2ªF., 15/7 sexta-feira, 12/07/24 18:35 O prazo de suspensão do pagamento da dívida mineira com a União termina na ...
Uma pessoa vestida com camisa preta está segurando um relógio grande na frente de seu rosto, com prateleiras de arquivos e uma pilha de papéis ao fundo. EQUIDADE SINJUS-MG requer revisão da compensação de horas para plantões judiciais sexta-feira, 12/07/24 08:51 O SINJUS-MG protocolou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais ...
A imagem mostra um consultório médico onde um profissional da saúde em quiropraxia , que aparentemente é médico ou fisioterapeuta, está examinando um menino sem camisa. Em primeiro plano, há um modelo anatômico de uma coluna vertebral em cima de uma mesa ao lado se vê uma montagem digital de um braço segurando um raio x por prendedor metálico. Ao fundo, pode-se ver cartazes com ilustrações do corpo humano na parede. O profissional está de óculos e parece estar focado na avaliação do paciente. BENEFÍCIOS CONHEÇA OS NOVOS CONVÊNIOS NA ÁREA DA SAÚDE FIRMADOS PELO SINJUS quinta-feira, 11/07/24 17:30 Quem nunca sofreu com aquela dor no corpo que limita os movimentos? Ou precisou ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco