EQUIDADE

SINJUS-MG requer revisão da compensação de horas para plantões judiciais

sexta-feira, 12/07/24 08:51 Uma pessoa vestida com camisa preta está segurando um relógio grande na frente de seu rosto, com prateleiras de arquivos e uma pilha de papéis ao fundo.

O SINJUS-MG protocolou um ofício à Presidência do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), no início de julho, solicitando a revisão da atual política de compensação de horas para os plantões judiciais. O Ofício n. 39 destaca a necessidade de adequação da Resolução nº 967/2021, que regula a compensação das horas trabalhadas durante os plantões.

A Resolução estipula que a compensação das horas de plantão seja feita em dias, concedendo um dia de crédito para cada dia não útil trabalhado durante o período diurno e um dia de crédito para cada dia útil ou não útil trabalhado durante o período noturno. No entanto, a norma não leva em consideração a incompatibilidade entre a divisão dos períodos dos plantões, que são de 8h às 18h e de 18h às 8h, com a jornada ordinária dos servidores, que é de 6 ou 8 horas diárias.

“Essa discrepância resulta em uma compensação inadequada e desproporcional ao tempo efetivamente trabalhado pelos servidores. Exigir que eles trabalhem durante finais de semana e feriados sem a devida compensação é injusto e contrário ao princípio constitucional de que todo trabalho deve ser remunerado de forma justa”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.

Assim, o Sindicato solicita a revisão da Resolução nº 967/2021. A proposta é que a compensação seja feita em horas, considerando a jornada de plantão e a jornada ordinária do servidor. Dessa forma, cada hora trabalhada a mais será computada proporcionalmente no banco de horas. 

“Com essa mudança, garantimos uma compensação justa e equitativa para todos os servidores. Esperamos que a nova Presidência do TJMG atenda a esse pedido, assegurando uma política de compensação que respeite os direitos dos servidores e valorize o trabalho realizado durante os plantões judiciais”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
As imagens mostram a confraternização do Núcleo das Mulheres, onde um grupo diverso de mulheres celebra um ciclo em um restaurante, sentadas em mesas compridas e alegres, segurando taças de vinho. Elas aparecem bem arrumadas, sorrindo e interagindo entre si. O ambiente tem uma decoração acolhedora e vibrante, com detalhes coloridos nas paredes. A atmosfera é festiva, destacando a união e o espírito colaborativo do grupo. NOITE ESPECIAL NÚCLEO DAS MULHERES COMEMORA CICLO E JÁ FAZ PLANOS PARA 2025 sexta-feira, 22/11/24 18:42 A Confraternização de Fim de Ano do Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, realizada ...
Imagem de um túnel com trilhos de trem que se estendem em direção à luz ao final. Ao centro, em destaque, a palavra "PROPAG" escrita em letras vermelhas, em perspectiva, dando a impressão de movimento em direção à saída do túnel. ARTIGO A DÍVIDA DE MINAS GERAIS E O PROPAG sexta-feira, 22/11/24 17:35 Marcelo Kokke* Determinados assuntos e temas são de relevância intergeracional, avançam para além da ...
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco