PARTICIPE DA LUTA

PL QUE DESMONTA O IPSEMG E AUMENTA CONTRIBUIÇÕES PODE SER VOTADO NA PRÓXIMA SEMANA

quinta-feira, 06/06/24 19:14 Fotografia diurna da fachada da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) com foco na placa vertical da mesma.

Na última segunda-feira, dia 3 de junho, o SINJUS-MG e outras entidades sindicais que compõem a Frente Mineira em Defesa do Serviço Público se reuniram com a deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), com o intuito de alinhar estratégias para tentar barrar a votação do Projeto de Lei 2.238/2024, que pode ocorrer na próxima semana. A proposta do governador Romeu Zema (NOVO) propõe mudanças significativas no Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), afetando a prestação de serviços e os valores descontados nos contracheques dos servidores públicos estaduais.

Na reunião, o SINJUS foi representado pelo seu diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo. A mobilização das entidades sindicais é motivada pelo impacto negativo que as mudanças defendidas pela base do governador Romeu Zema terão tanto na qualidade quanto na acessibilidade dos serviços de saúde oferecidos pelo Ipsemg.

A aprovação do projeto vai aumentar as alíquotas de contribuição descontada nos contracheques, fazendo com que os servidores tenham que pagar mais, mesmo com a qualidade dos serviços em queda. Também está prevista a redução da cobertura e das isenções referentes aos beneficiários, dificultando o acesso aos atendimentos, além de abrir espaço para a privatização do próprio Ipsemg, entregando o futuro da assistência à saúde dos servidores a empresas privadas (clique aqui e saiba mais).

“É fundamental que as servidoras e os servidores públicos estaduais compareçam às galerias da Assembleia Legislativa para pressionar os parlamentares contra mais essa proposta danosa do Zema. A aprovação desse PL trará consequências graves para todos nós. Precisamos fortalecer o Ipsemg e impedir o desmonte desse patrimônio construído ao longo de décadas pelo povo mineiro”, afirma Jonas Araújo, que também é membro do Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI).

Desde que o PL de Desmonte do Ipsemg chegou à ALMG, o SINJUS vem se articulando com dezenas de sindicatos e lideranças políticas com o objetivo de barrar a tramitação e a aprovação. No dia 23 de abril, o Jonas Araújo foi voz ativa na audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) que denunciou as inconsistências nos dados apresentados pelo governo estadual e os riscos do PL 2.238/2024 (clique aqui e saiba mais).

Agora, com a pressão da base governista, é possível que a votação da proposta aconteça no Plenário na próxima semana. Assim, todas as categorias do funcionalismo público precisam se movimentar. Mande mensagens nas mídias sociais dos parlamentares e exija o voto contrário ao projeto.

O futuro do Ipsemg está em jogo, e o momento demanda o engajamento de todos. Os sindicatos estão organizados e empenhados nessa luta. Por isso, acompanhe as nossas mídias para ficar por dentro dos desdobramentos dessa batalha e também para saber das convocações para as próximas ações de mobilização.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

Fotografia de uma sala de audiência da ALMG com um palanque onde se vê pessoas sentadas atrás do mesmo, entre elas o diretor do SINJUS Jonas Araújo.
PL 2.238/2024 SINJUS DEFENDE O IPSEMG CONTRA OS ATAQUES DE ZEMA EM AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ALMG quarta-feira, 24/04/24 17:40 Durante a audiência pública da Comissão de Administração Pública (CAP) da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nessa terça-feira, dia 23 de abril, o diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS-MG, Jonas Araújo, foi voz ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco