SINJUS-MG CHEGA AOS 35 ANOS COMO REFERÊNCIA DE LUTA E REPRESENTATIVIDADE
quarta-feira, 05/06/24 14:38A Queda do Muro de Berlim, a primeira eleição presidencial brasileira pós-ditadura militar, a criação de um mecanismo legal para punir o racismo, a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança, a maior greve geral da história do Brasil. Todos esses marcos mostram a importância de 1989 como um ano de grandes transformações políticas, sociais e culturais ao redor do mundo. E foi também nesse ano que nasceu o SINJUS-MG.
O surgimento foi o primeiro grande desafio já que, nesse período, os movimentos sindicais estavam apenas começando a ganhar força no país com a redemocratização.
“Os primeiros dirigentes enfrentaram dificuldades para conquistar reconhecimento, mas sabiam da importância de defender os direitos dos servidores do Judiciário mineiro e isso os impulsionou a seguir em frente. Foi um momento de coragem e união”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
A história da entidade também envolve a criação da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud): o SINJUS foi um dos sindicatos fundadores da Federação, que é uma das mais atuantes do país no âmbito do Poder Judiciário.
Ao longo desses 35 anos, o Sindicato também acompanhou transformações no Brasil que influenciaram sua própria história. É o caso da implementação do Plano Real, em 1994, que estabilizou a economia na época; da Lei de Acesso à Informação, que entrou em vigor em 2012, promovendo a transparência na administração pública e da Pandemia de COVID-19, que afetou várias áreas da sociedade de forma significativa.
Combativo
O que não mudou em todo esse tempo foi a essência do SINJUS. Os representantes da entidade seguem incansáveis em busca de melhores condições de trabalho, por vencimentos dignos e pela valorização das servidoras e dos servidores do Judiciário mineiro.
“Olhando para trás, podemos ver claramente o impacto positivo que nosso Sindicato teve na vida de tantos servidores. Mas, acima de tudo, os 35 anos do SINJUS representam uma jornada de resistência. Ainda temos muitos desafios pela frente, muitas lutas em defesa dos direitos dos servidores. E estamos mais fortes e unidos do que nunca. É com esse espírito de solidariedade e determinação que continuaremos a lutar pelas próximas décadas”, afirma Alexandre.
Vem aí
Esse é um momento de luta, mas também de celebração. Por isso, as comemorações dos 35 anos do SINJUS-MG vão contar com uma programação especial ao longo do mês. Fique atento ao nosso site e mídias sociais. Em breve, mais informações.
SINDICATO É PRA LUTAR!