LUTA CONJUNTA

SINDICATOS COBRAM DO TJ A IMPLEMENTAÇÃO IMEDIATA DA DATA-BASE 2023 E PAGAMENTO DO RETROATIVO

segunda-feira, 20/05/24 19:19 Foto montagem de uma imagem com fundo branco onde se vê uma mão de um homem de pele clara, segurando um carimbo, em cima do fundo branco se vê o escrito carimbado em vermelho "Implementação já!", no mesmo espaço o logo da Data-Base 2023, onde se vê um punho levantado.

O SINJUS-MG e o SERJUSMIG protocolaram nesta segunda-feira, 20 de maio, o Ofício Conjunto n. 2/2024, cobrando do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a imediata implementação da Data-Base 2023. A lei que concede a recomposição salarial aos servidores foi sancionada no último sábado, dia 18/5, pelo governador do estado. No documento também é solicitado que o presidente do Tribunal, desembargador José Arthur Filho, promova medidas para a quitação imediata dos valores retroativos em parcela única.

“A implementação imediata da Data-Base 2023 é um dever da atual gestão, principalmente após o descumprimento de acordo referente ao envio da emenda que contemplaria no mesmo projeto de lei também a Data-Base 2024. Outra reivindicação pela qual os Sindicatos vão lutar bravamente é pela quitação do passivo trabalhista acumulado desde maio de 2023, pois, na prática, já são dois anos de corrosão do poder de compra das servidoras e dos servidores”, afirma o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.

No ofício endereçado ao presidente do TJMG, os Sindicatos reforçam que a maior parte desse retroativo tem referência no ano de 2023, e seu pagamento não impacta o limite estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), o que viabiliza o pagamento sem comprometer o equilíbrio fiscal do Tribunal.

“É importante destacar que o TJMG tem recursos para essa quitação. Portanto, não há obstáculos para que a Presidência do TJMG atenda à nossa reivindicação e demonstre um mínimo de respeito pelos servidores do Judiciário mineiro”, complementa Felipe Rodrigues.

O SINJUS e o SERJUSMIG estão alinhados na luta para pressionar o presidente do TJMG a cumprir o que é devido aos servidores. Caso o Tribunal não atenda à reivindicação, as entidades estão dispostas a tomar medidas mais enérgicas para garantir os direitos das servidoras e dos servidores.

Data-Base 2023 sancionada

O Projeto de Lei 2.338/2024, que recompõe as perdas inflacionárias dos servidores do Judiciário do período entre maio de 2022 e abril de 2023, foi aprovado em definitivo pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) na última quinta-feira, dia 16 de maio. No último sábado, dia 18 de maio, a Data-Base 2023 foi sancionada pelo governador em exercício de Minas Gerais (vice-governador), Mateus Simões, na forma da Lei n. 24.754/2024.

SINJUS e SERJUSMIG protestam contra postura do presidente do TJMG

Dirigentes do SINJUS e Serjusmig em ação durante encontro da Sejud/TJMG

Diante do descumprimento de palavra por parte do presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, em relação ao envio da emenda que também incluiria a Data-Base 2024 no PL 2.338/2024, o SINJUS e o SERJUSMIG colocaram faixas com frases de protesto nesta segunda-feira, dia 20 de maio, na entrada da sede do TJMG. A ação ocorreu durante a realização do encontro gerencial da Superintendência Judiciária (Sejud), que teve como tema “Discussão das Metas Nacionais do Poder Judiciário”.

O evento foi destinado a magistrados, gerentes, coordenadores, escrivães e escreventes. Com faixas alertando os participantes, as entidades denunciaram a falta de compromisso da Presidência do TJMG com os direitos dos seus servidores, justamente aqueles que contribuíram com os resultados de desempenho e produtividade que seriam enaltecidos pelo Tribunal durante o encontro.

“É uma situação que beira à provocação. Enquanto o Tribunal se vangloria pelo fato de bater as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça, a sua Direção passa a perna nas servidoras e nos servidores, descumprindo acordo e se negando a recompor as perdas inflacionárias dos últimos 12 meses. Por isso, os Sindicatos vão intensificar a luta”, afirma Felipe Rodrigues.

Acompanhe as mídias do SINJUS e do SERJUSMIG para ficar por dentro das próximas mobilizações em defesa da Data-Base e de outros direitos da categoria.

SINDICATO É PRA LUTAR!

 

 

Notícias relacionadas

Vista do Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais com painel luminoso ao fundo. Em primeiro plano, no mezanino, estão os representantes sindicais com cartazes e camisas que contém as palavras de ordem "Data-Base Já!" Ao centro da imagem está o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS-MG, ele é branco tem cabelos e barba castanhos escuros, ambos bem curtos, e veste calça jeans escura e camiseta preta.
MOBILIZAÇÃO CONTINUA DATA-BASE 2023 É APROVADA, E SINDICATOS VÃO PRA LUTA APÓS DESCUMPRIMENTO DE ACORDO PELO TJ quinta-feira, 16/05/24 18:02 FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG Nesta quinta-feira, dia 16 de maio, o Projeto de Lei 2.338/2024, que prevê a Data-Base 2023 aos servidores do Judiciário mineiro, foi aprovado em definitivo pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Agora, o ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
RECESSO ATENDIMENTO DO SINJUS ESTARÁ SUSPENSO NO RECESSO DE NATAL E ANO NOVO sexta-feira, 20/12/24 11:45 Informamos que o SINJUS-MG entrará em recesso de Natal e Ano Novo a partir ...
A imagem apresenta uma montagem de momentos importantes relacionados às lutas sindicais promovidas pelo SINJUS-MG em 2024. Nela, há pessoas segurando cartazes com mensagens de protesto. Também aparecem faixas de organizações como FENAJUD e SINJUS-MG, além de uma foto de uma reunião formal com representantes debatendo em uma mesa. Em destaque, a frase: "SINJUS supera desafios e garante conquistas importantes para os servidores em 2024". A composição reflete o protagonismo do sindicato na defesa de direitos dos servidores públicos. LUTAS E VITÓRIAS SINJUS SUPERA DESAFIOS E GARANTE CONQUISTAS IMPORTANTES PARA OS SERVIDORES EM 2024 sexta-feira, 20/12/24 11:10 Todo o ano de 2024 foi de muitas batalhas para o SINJUS-MG e para ...
Imagem Acessível: Mesa diretiva do Conselho Nacional de Justiça, ao fundo está um letreiro em metal prateado brilhante com as iniciais CNJ ocupando o centro da imagem, ao lado da sigla está a bandeira do Brasil. Conteúdo textual: Cotas raciais - Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas. COTAS RACIAIS Fenajud representa no CNJ contra Desembargadora do TJBA por declarações preconceituosas sexta-feira, 20/12/24 09:51 A Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) protocolou, nesta quinta-feira, 19 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco