SAÚDE

CBI DISCUTE O FUTURO DO IPSEMG COM REPRESENTANTES DO GOVERNO

sexta-feira, 17/05/24 14:31 Registro de uma reunião do Conselho de Beneficiários do IPSEMG com a diretoria do hospital, na foto há pessoas diversas sentadas em uma grande mesa de reuniões, elas se dividem em dois grupos que ocupam posições opostas na mesa. Representando o SINJUS-MG está o diretor de Assuntos sociais, Culturais e Saúde, Jonas Araújo, um homem negro, sem barba, com cabelos pretos e curtos, ele veste uma camisa preta.

Representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) do governo de Minas Gerais e do Instituto de Previdência Social de Minas Gerais (Ipsemg) se reuniram nesta quinta-feira, 16 de maio, com o Conselho de Beneficiários do Ipsemg (CBI) para discutir a redação atual do Projeto de Lei (PL) 2.238/2024, que propõe mudanças significativas no Instituto. Na pauta, também estavam a aquisição de recursos financeiros imediatos e a abertura de um diálogo mais efetivo com todas as entidades representativas dos servidores.

Durante a reunião, também foi apresentado pelo CBI um documento crítico ao PL, destacando pontos de discordância ao texto apresentado à Assembleia Legislativa.

Também foi apresentado outro documento com propostas alternativas, como a retirada do aumento de contribuição para beneficiários acima de 59 anos, prevista no PL; o aumento da contrapartida do Executivo de 50% para 100%, igualando a contribuição do governo à que é paga hoje pelos servidores; a inclusão do Ipsemg no orçamento anual do estado, assegurando uma porcentagem fixa da Receita Corrente Líquida para o Instituto; bem como a solicitação de um maior diálogo com os movimentos sindicais que representam as categorias, garantindo que as mudanças sejam justas e atendam às necessidades dos servidores vinculados ao Ipsemg.

Desafios financeiros e estruturais

Jonas Araújo, diretor de Assuntos Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS-MG e membro do CBI, expôs um diagnóstico preocupante da situação atual do Ipsemg. Há anos, o orçamento do instituto é deficitário e hoje chega a mais de R$ 200 milhões, o que impede a expansão e a melhoria dos serviços prestados tanto na capital quanto no interior do estado. 

“O aumento da demanda vem sendo observado e acontece em um momento em que os reajustes na contribuição são mínimos e diversas categorias estão sem reajustes há muitos anos. Enquanto isso, os custos com cuidados, insumos, consultas e exames crescem a cada dia”, explicou o dirigente.

O diagnóstico também revelou que o Ipsemg enfrenta dificuldades operacionais graves. O principal hospital do Instituto em Belo Horizonte, o Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), está com 80 leitos fechados devido a obras no local, o que tem resultado em longas filas para cirurgias eletivas e consultas. A falta de médicos, enfermeiros e materiais agrava ainda mais a situação.

A Seplag e o Presidente do Ipsemg se colocaram à disposição para abrir o diálogo e participar de reuniões, buscando explicar detalhadamente o PL. Além disso, os representantes demonstraram ter consciência sobre a Instituto e defenderam que o Projeto deve ser aprovado com celeridade para evitar piora nos atendimentos.

Presenças

Representando as servidoras e os servidores, os membros  do CBI que participaram da reunião foram Jonas Araújo, do SINJUS-MG, Geraldo Henrique da Conceição, do SINDIPÚBLICOS, Antonieta Dorleto, do Sisipsemg, Paulo Henrique Fonseca, do Sind-Ute e Antônio Baptista Ruback, da Assima.

Representando o Ipsemg, estava presente o presidente do Instituto, André Luiz Moreira dos Anjos, e pelo governo do estado (Seplag) participaram a secretária de Estado de Planejamento e Gestão,  Luísa Barreto; a subsecretária de Gestão de Pessoas, Kênnya Kreppel; a assessora-chefe de Comunicação, Edilene Viana; a chefe de Relações Sindicais, Helga Beatriz e a subsecretária de Inovação e Gestão Estratégica, Camila Barbosa Neves.

Últimas notícias

ver mais
A imagem anuncia o resultado do sorteio relâmpago de ingressos promovido pelo SINJUS-MG para o sarau com o título provocativo: “A tirania do gozo imediato x A última dor que me salvou”. O fundo simula uma mesa de madeira rústica com uma folha de papel antigo e uma pena mergulhada em tinteiro, remetendo à escrita poética. A tipografia elegante e o contraste de cores entre o papel envelhecido e o azul profundo destacam o caráter artístico e cultural do evento. A identidade visual remete à tradição literária e convida o público a conferir as contempladas pelo sorteio NÚCLEO DAS MULHERES CONFIRA AS CONTEMPLADAS COM INGRESSOS PARA O SARAU QUE ACONTECE NESTE FINAL DE SEMANA sexta-feira, 09/05/25 16:35 A arte como forma de resistência, a poesia como ferramenta de desaceleração e a ...
A imagem traz uma mensagem do SINJUS sobre qualificação profissional. Ao fundo, aparece uma pessoa em traje formal e, sobre sua mão estendida, está ilustrado um ícone de diploma e certificado desenhados em estilo digital, simbolizando conhecimento e formação. A imagem transmite seriedade e incentivo à participação dos servidores na construção de uma formação mais alinhada às suas necessidades. QUALIFICAÇÃO SINJUS CONVOCA SERVIDORES A PARTICIPAREM DE PESQUISA SOBRE CURSOS DA EJEF quinta-feira, 08/05/25 18:03 A Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) está realizando uma pesquisa para mapear os ...
Ilustração colorida sobre fundo roxo mostrando um grupo diverso de oito pessoas acenando. As pessoas têm diferentes tons de pele, estilos de roupa, idades e expressões de gênero. Uma delas está em uma cadeira de rodas, outra usa hijab, e há variedade de roupas e cortes de cabelo, simbolizando inclusão e diversidade. PARTICIPE SINJUS CONVOCA A CATEGORIA A RESPONDER À PESQUISA SOBRE ASSÉDIO E DISCRIMINAÇÃO NO TJMG quarta-feira, 07/05/25 19:25 O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está realizando uma Pesquisa sobre Assédio ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image