JORNAL O TEMPO PUBLICA ARTIGO DE ALEXANDRE PIRES REBATENDO CRÍTICAS DE ZEMA
sexta-feira, 10/05/24 12:09Nesta sexta-feira, dia 10 de maio, o Jornal O Tempo publicou um artigo do coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, rebatendo as críticas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, aos servidores públicos, durante uma entrevista à Jovem Pan. Confira abaixo o artigo.
ZEMA NÃO MERECE O SERVIÇO PÚBLICO MINEIRO
Mesmo antes de ser eleito, o governador Romeu Zema já demonstrava desconhecimento sobre o setor público. Entrou no governo, achando que os órgãos do Estado eram algumas de suas lojas, fazendo analogias a lucro, números e ditados populares que deveriam ter ficado restritos ao seu círculo de amigos. E pelo jeito, ele não evoluiu, não aprendeu nada e vai terminar seu segundo mandato com a mesma ignorância sobre o funcionalismo mineiro.
Nesta semana Zema ousou dizer que os servidores públicos são uma casta de privilegiados e que se alguém acha que o setor público não paga bem para seguir carreira no setor privado. O governador, que se acha tão inteligente a ponto de soltar provérbios nas redes sociais todos os dias, demonstra, mais uma vez, um desconhecimento profundo sobre a realidade e a importância dessa categoria.
Ele não apenas desconsidera o papel essencial que os servidores desempenham para o bom funcionamento do Estado, mas também é injusto ao desvalorizar a dedicação diária dos milhares de trabalhadores que servem à população. Servidores esses que, muitas vezes, retiram parte do seu salário para comprar artigos que o Estado não tem competência para comprar. Quem nunca ouviu dizer que um professor tirou do próprio bolso dinheiro para merenda, cadernos e material escolar?
Os servidores do Judiciário sustentam o funcionamento de tribunais, fóruns e cartórios e asseguram que os processos corram de forma eficiente, garantindo que toda a população tenha acesso efetivo à Justiça. Os profissionais da saúde atuam na prevenção e tratamento de doenças, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida da população. Os professores que trabalham na formação das futuras gerações. São inúmeras as áreas de atuação dos servidores públicos e cada uma contribui de maneira significativa para o funcionamento do Estado. E por trás dos serviços que chegam à população existe falta de estrutura, salários defasados, equipes e setores desfalcados, sem falar em muitos outros pontos. Rotulá-los como “privilegiados” é injusto, imoral, desrespeitoso. Sem o trabalho dos servidores públicos, o Estado não seria capaz de cumprir suas funções básicas e atender às necessidades da população.
O governador ainda teve a coragem de dizer que os jovens deveriam reconsiderar a ideia de ingressar no serviço público. Realmente o setor público não é para qualquer um. Não é para pessoas como Romeu Zema. Ser servidor público é uma grande responsabilidade, mas também uma missão nobre, uma oportunidade única de dedicar-se ao bem comum e fazer a diferença na vida das pessoas. Durante a pandemia, os servidores públicos foram verdadeiros heróis, arriscando suas próprias vidas para garantir que os serviços essenciais continuassem a funcionar.
Ao defendermos o servidor público, defendemos o nosso direito a serviços públicos de qualidade, à justiça social e ao desenvolvimento do estado.
É lamentável que o governador Zema siga nesse discurso vergonhoso desmerecendo quem realmente sustenta o estado ao invés de reconhecer a importância e valor dos servidores para a sociedade. Zema não merece o serviço público mineiro. E os servidores públicos são privilegiados porque nas próximas eleições não vão precisar engolir esse governador!
*Alexandre Paulo Pires da Silva é coordenador-geral do SINJUS-MG, bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo e graduado em Tecnologia de Processamento de Dados. Também já foi diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS e presidente do Conselho de Beneficiários do IPSEMG.