SINJUS SOLICITA VACINAÇÃO CONTRA DENGUE, MAS TJMG APONTA PARA INDISPONIBILIDADE DE DOSES
quarta-feira, 03/04/24 10:48Diante da epidemia de dengue atual, o SINJUS-MG solicitou ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a realização de uma campanha de vacinação contra a dengue em suas servidoras e seus servidores. O objetivo seria garantir o bem-estar dos trabalhadores, além de garantir a prestação jurisdicional à sociedade, uma vez que a medida reduziria os afastamentos decorrentes da doença. No entanto, o Tribunal negou justificando que não há disponibilidade de doses no mercado privado.
No ofício 9/2024, enviado ao presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, o SINJUS requereu que o órgão procedesse com a compra de doses da vacina da dengue e com a imunização dos servidores. O Sindicato ressaltou que essa medida já vem sendo adotada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região, que também possui sede em Belo Horizonte.
No documento, foi reforçado ainda que, atualmente, a campanha de vacinação contra a dengue do governo é voltada apenas para o grupo definido como prioritário, composto por crianças de 10 e 11 anos. Desse modo, não contemplando os servidores do Tribunal.
Em sua resposta, o TJMG justificou que o laboratório Takeda, fabricante do imunizante Qdenga, tomou a decisão de direcionar grande parte da sua produção, que é restrita, ao governo. No ofício, o órgão cita que, segundo a Associação Brasileira de Clínicas de Vacinas (ABCVAC), pelo menos 70% das clínicas privadas no Brasil não conseguem adquirir o imunizante, inclusive para os pacientes que já tomaram a primeira dose e precisam da segunda para completar o esquema vacinal. Assim, o Tribunal afirmou que, no momento, não há possibilidade de qualquer iniciativa para aquisição de doses de vacina contra a dengue na iniciativa privada.
Diante da recusa, o SINJUS seguirá atento ao cenário de comercialização das doses da vacina contra a dengue no mercado privado e, havendo maior disponibilidade, voltará a fazer a solicitação ao TJMG.
Proteja você e sua família
A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que transmite a doença. Para isso, é importante eliminar os criadouros do mosquito, como água parada em vasos de plantas, pneus velhos e calhas. Também é importante usar repelente e roupas compridas para evitar picadas do mosquito (clique aqui e veja as dicas).
Sintomas da dengue
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dor de cabeça, dor muscular e articular, dor nos olhos, náuseas e vômitos. Em alguns casos, a dengue pode evoluir para formas mais graves, como a dengue hemorrágica e a dengue com choque. Caso apresente algum desses sintomas, procure um médico.