SINJUS REALIZA ANÁLISE DA ÁGUA DA UNIDADE MILTON CAMPOS
segunda-feira, 01/04/24 17:35Após denúncias sobre a possível insalubridade da água na unidade localizada na Praça Milton Campos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), o SINJUS-MG requisitou à Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) uma avaliação detalhada, verificando a presença de microrganismos patogênicos na água de pias e bebedouros do edifício. O laudo não identificou irregularidades, confirmando que a água não traz risco à saúde dos servidores.
Apesar da boa qualidade da água, o histórico de problemas no Edifício Mário Pires, localizado na Praça Milton Campos, nº 16, vem gerando medo e insegurança entre os servidores. Isso porque, após a infestação de aves iniciada em 2023, os servidores lotados no prédio perderam a confiança na qualidade da água fornecida, especialmente para consumo.
“Durante todos os anos de luta, o Sindicato nunca precisou realizar testes na água que o Tribunal disponibiliza. Quem está lotado nessa unidade trabalha com medo e desconforto porque os problemas recorrentes do prédio provocam insegurança à saúde dos servidores. Por isso, o teste da água foi um meio de fiscalizar as condições oferecidas aos trabalhadores e de tentar trazer mais tranquilidade no consumo de algo básico que é água”, afirma o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Embora o laudo da UFMG ateste que a água do prédio está em condições adequadas para o consumo humano, sem representar qualquer risco à saúde dos servidores, o SINJUS reconhece as precárias condições de trabalho no prédio, que impactam negativamente no bem-estar físico e mental dos servidores. Por isso, o Sindicato segue em contato com os colegas lotados na unidade, fiscalizando as situações que envolvem a estrutura do local e cobrando providências do TJMG para os problemas constatados.
Acompanhe nossas mídias sociais para ficar por dentro da luta por segurança e saúde ocupacional para as servidoras e os servidores da Justiça mineira.