SINJUS SOLICITA REUNIÕES COM CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO TJ PARA O BIÊNIO 2024-2026
terça-feira, 26/03/24 15:45O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) se prepara para a escolha de sua nova gestão no dia 22 de abril, em sessão especial do Tribunal Pleno. Desse modo, o SINJUS-MG, como representante das servidoras e dos servidores do Tribunal, solicitou reuniões com os três postulantes ao cargo, a desembargadora Áurea Brasil e os desembargadores Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior e Maurício Torres Soares. O objetivo dos encontros é conhecer o posicionamento dos candidatos em relação às principais demandas da categoria.
“É muito importante que exista um espaço de diálogo entre a Presidência do Tribunal e os Sindicatos. A partir disso, conseguiremos levar nossas demandas e encontrar o caminho mais eficiente para resolver os problemas que temos hoje dentro do Tribunal”, aponta o coordenador–geral do SINJUS, Alexandre Pires.
Como nas eleições anteriores, apenas os desembargadores têm direito ao voto. Contudo, a escolha da nova Direção do TJMG tem reflexos diretos nas condições de trabalho e no cumprimento de direitos da categoria até 2026. Por isso, o SINJUS vai buscar saber o posicionamento de cada um dos candidatos em relação a pautas como a Data-Base, Auxílio-Saúde, condições dignas de trabalho e planos de carreira. Fique atento às nossas mídias sociais e acompanhe essa pauta!
Conheça os candidatos à Presidência
A desembargadora Áurea Maria Brasil Santos Perez ingressou no Tribunal ocupando o cargo de Pesquisador Judiciário (1990-1992) e Assessor Judiciário III (1992-1993). Na magistratura, foi juíza de Direito entre 1993 e 2003 e professora de cursos de formação da Escola Judicial. No biênio 2018-2020, ocupou o cargo de 2ª vice-presidente do TJMG, integrando atualmente a 5ª Câmara Cível. Também atuou no Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) entre 2008 e 2010.
O desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Junior atualmente ocupa o cargo de corregedor-geral de Justiça. Iniciou a carreira na magistratura em 1992 e foi juiz substituto até 1996. Também atuou como juiz eleitoral e passou pelo Ministério Público entre 1988 e 1992. Foi juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, nas gestões de Roney Oliveira e José Francisco Bueno (2004 a 2008) e membro do Grupo Gestor das Tabelas Processuais Unificadas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
O desembargador Maurício Torres Soares é vice-presidente de Saúde da Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS). Ingressou no TJMG em 1990, como assessor de juiz e, em 1992, foi procurador do Município de Belo Horizonte. Entre 1993 e 2004, foi juiz de Direito, com passagem pela Turma Recursal Cível dos Juizados Especiais, Tribunal do Júri de Belo Horizonte e TRE-MG, por dois mandatos.
Demais cargos
A eleição para a gestão do biênio 2024-2026 também vai definir os demais cargos de direção. Confira os candidatos para cada vaga:
Primeiro vice–presidente:
Des. Marcos Lincoln dos Santos
Des. Wilson Almeida Benevides
Segundo vice–presidente:
Des. Alexandre Quintino Santiago
Des. Saulo Versiani Penna
Terceiro vice–presidente:
Des. Rogério Medeiros Garcia de Lima
Des. Wanderley Salgado de Paiva
Corregedor-geral de Justiça:
Des. Edison Feital Leite
Des. Estevão Lucchesi de Carvalho
Des. Raimundo Messias Júnior
Vice-corregedor–geral de Justiça:
Desa. Kárin Liliane de Lima Emmerich e Mendonça
Des. Rinaldo Kennedy Silva
Vagas de membro do Órgão Especial:
Des. Alberto Diniz Junior
Des. Amauri Pinto Ferreira
Des. André Leite Praça
Des. Bruno Terra Dias
Des. Carlos Roberto De Faria
Des. Cássio de Souza Salomé
Des. Dirceu Walace Baroni
Des. Fernando de Vasconcelos Lins
Des. Genil Anacleto Rodrigues Filho
Des. Jair Varão Pinto Júnior
Des. José Eustáquio Lucas Pereira
Des. Marcílio Eustáquio Santos
Des. Marco Aurelio Ferenzini
Desa. Maria das Graças Rocha Santos
Des. Renato Luís Dresch
Des. Vicente de Oliveira Silva
Vaga de membro do Órgão Especial, Quinto Constitucional, Classe Ministério Público:
Des. Eduardo Brum Vieira Chaves
Vaga de Membro do Conselho da Magistratura:
Des. Habib Felippe Jabour
Des. Luiz Artur Rocha Hilário
Desa. Luzia Divina de Paula Peixôto
Desa. Mônica Libânio Rocha Bretas
Des. Pedro Aleixo Neto
Vaga de membro do Conselho da Magistratura, Quinto Constitucional, Classe Ministério Público:
Des. João Cancio de Mello Junior
Vaga de membro do Conselho da Magistratura, Quinto Constitucional, Classe Advogado:
Desa. Alice de Souza Birchal
Des. Henrique Abi-Ackel Torres
SINJUS com informações de TJMG