REUNIÃO DO NAP DEBATE A IMPORTÂNCIA DE COMPARTILHAR HISTÓRIAS
quinta-feira, 21/03/24 15:31Em um mundo hipercentrado nas experiências pessoais, compartilhar histórias e contos pode ser a chave para conquistar a confiança necessária para a tomada de decisões e viver em harmonia consigo e com o outro. Por isso, a reunião do Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG deste mês trouxe a psicóloga Júnia Alves, que apresentou a palestra “EmContos – Pelos caminhos do Coração”.
Iniciando a reunião, a diretora de Aposentados e Pensionistas, Janaína Torres, deu boas-vindas aos presentes, apresentou a palestrante convidada e passou informes políticos importantes sobre a luta pelas pautas da categoria junto ao TJMG.
LEIA: ATO DURANTE A MESA DE NEGOCIAÇÕES INICIA SÉRIE DE MOBILIZAÇÕES PELA DATA-BASE
Neste mês, a reunião do NAP aconteceu na Casa Floresta, que pertence à servidora aposentada do Tribunal e integrante do Núcleo, Sidneia Simões. Após os informes políticos, Sidneia apresentou o projeto de restauração da casa construída em 1935 e agradeceu a presença de todos.
“Todo o projeto foi pensado para que essa casa se tornasse um espaço de arte e de cultura, proporcionando momentos de encontro como este. Para nós, que moramos na cidade grande, o próprio sistema de vida isola as pessoas e nós perdemos o senso de comunidade, de pertencer a um grupo. Por isso, ter amigos queridos aqui me traz muita alegria!”, afirmou.
Logo após as apresentações, Júnia Alves iniciou sua palestra explicando que a Contoterapia é uma ferramenta para conscientizar a mente até que seja possível lidar com situações estressantes, por meio do lúdico. Segundo a psicóloga, os contos trazem uma atmosfera afetiva, proporcionando o acesso a memórias e sentimentos que, ao serem elaborados, solucionam aspectos que impedem a evolução pessoal.
“Ao contar histórias, é possível compreender que algumas situações já ocorreram diversas vezes com diferentes pessoas. Assim, podemos ter um parâmetro para fazer as nossas escolhas e compreender como elas nos afetarão”, explicou Júnia.
Ao mesmo tempo, os personagens dos contos representam aspectos do nosso inconsciente que precisam ser trabalhados e podem ser identificados a partir dos exemplos presentes nas histórias. Esse processo de identificação está relacionado com as experiências de vida das pessoas e pode representar questões familiares, de trabalho, relacionamentos, bem como de qualquer área da vida em que haja algum conflito.
SORTEIO
Ao fim da apresentação, foram sorteados 4 pacotes de viagem para o Rio de Janeiro com a Esperanza Tour e Eventos, que mantém convênio com o SINJUS. Os felizardos Vilma Soares de Lima, Ricardo Tadeu Bacelar Diniz, Márcia de Castro Magalhães e Norma Vianna dos Santos vão aproveitar um roteiro histórico que passa pelos principais pontos turísticos culturais da cidade, como museus, parques, igrejas e monumentos.
A próxima reunião do NAP acontecerá no dia 8 de abril. Acompanhe nossas redes sociais para se manter informado!