PEJOTIZAÇÃO

SINJUS PARTICIPA DE ATO EM DEFESA DA JUSTIÇA DO TRABALHO

quinta-feira, 29/02/24 16:15 Jonas Araújo está em cima de um carro de som, com o punho erguido. Na placa estendida a grade de proteção, lê-se: Mobilização Nacional em defesa da Justiça do Trabalho.

Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, dezenas de servidores, magistrados e representantes sindicais se reuniram em ato público buscando a defesa e a garantia da competência jurisdicional da Justiça do Trabalho. Em prol de colaborar com a luta e defender o direito dos trabalhadores mineiros, o SINJUS-MG participou da manifestação, sendo representado pelo diretor de Assunto Sociais, Culturais e de Saúde, Jonas Araújo. 

A necessidade do ato surgiu depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu uma decisão da Justiça do Trabalho sobre o reconhecimento de vínculos de emprego para entregadores de aplicativos. A interferência iniciou uma série de debates sobre os limites da atuação da Justiça do Trabalho e da proteção dos direitos dos trabalhadores. 

A controvérsia teve início quando a Justiça do Trabalho determinou que uma empresa de entrega de alimentos deveria reconhecer o vínculo empregatício com um de seus colaboradores, além de arcar com as devidas indenizações e verbas trabalhistas. No entanto, o STF interveio, revogando essa decisão e alterando o entendimento sobre a natureza do vínculo laboral.

Para sindicalistas e defensores dos direitos trabalhistas, a ação do STF desconsiderou a autoridade que a Justiça do Trabalho tem para definir o que configura um vínculo empregatício. Em resposta a essa situação, servidores, magistrados e sindicatos da categoria se mobilizaram em diversas cidades do Brasil em defesa da competência e autonomia da Justiça especializada, além de protestar contra as práticas que vulnerabilizam os trabalhadores. 

“As novas relações de trabalho precisam ser analisadas por quem tem competência para avaliar os desafios impostos por um mercado de trabalho em constante transformação. Esse posicionamento do STF desconsidera os impactos da precarização e da terceirização do mercado de trabalho, impondo retrocesso nos direitos dos trabalhadores” afirma o diretor de Assunto Sociais, Culturais e de Saúde do SINJUS, Jonas Araujo, que participou do protesto realizado em frente ao Fórum da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte.

“A relação de trabalho, como bem coloca o Artigo 114 da Constituição, compete à Justiça do Trabalho. Nós trabalhadores não podemos admitir o retrocesso. Não vamos admitir nenhum direito a menos para os trabalhadores nesse país” reforçou o coordenador executivo do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (Sitraemg), David Landau, durante a manifestação. 

Diante desse embate, o SINJUS reforça a importância de uma vigilância constante por parte dos sindicatos e demais entidades representativas dos trabalhadores de todas as categorias a fim de garantir a manutenção dos direitos conquistados ao longo dos anos.

Siga o SINJUS nas redes sociais e acompanhe nossas mídias para mais informações. 

SINDICATO É PRA LUTAR! 

 

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra o edifício do TJMG. Em frente ao prédio, há um documento parcialmente dobrado em destaque, contendo os logotipos dos sindicatos SERJUSMIG e SINJUS-MG, além de texto formal que informa o envio de um ofício solicitando o reajuste de auxílios e verbas indenizatórias. PAUTAS DA CATEGORIA SINDICATOS ENVIAM OFÍCIO AO TJMG POR REAJUSTE DE AUXÍLIOS E VERBAS INDENIZATÓRIAS sexta-feira, 10/01/25 18:57 Na luta para garantir os direitos das servidoras e dos servidores, o SINJUS-MG e ...
A imagem promove o sorteio da 50ª edição da Campanha de Popularização do Teatro e da Dança. Na imagem, há um artista com figurino de teatro, usando um chapéu decorado com engrenagens e relógios que parecem mágicos. O convite ao sorteio se destaca com o texto "Participe do nosso sorteio", seguido pelas informações de prazo de inscrição (de 13/01 a 17/01) e data do sorteio (20/01). O layout tem cores vibrantes, incluindo roxo e dourado. SORTEIO CONCORRA A INGRESSOS PARA A 50ª CAMPANHA DE POPULARIZAÇÃO DE TEATRO & DANÇA sexta-feira, 10/01/25 17:42 A Campanha de Popularização do Teatro & Dança chega à sua 50ª edição em ...
: A imagem retrata um cenário em um parque. Uma mulher de cabelos longos empurra um homem em uma cadeira de rodas. Ao lado, uma criança caminha segurando a mão da pessoa na cadeira de rodas. O ambiente é iluminado, com vegetação verde ao redor, transmitindo uma sensação de tranquilidade e cuidado. O texto sobreposto destaca que o Projeto de Lei 3834/2023 propõe a isenção de imposto de renda para pessoas com deficiência, reforçando o caráter inclusivo e social do projeto. Em tramitação PL 3834/2023 propõe isenção de IR para pessoas com deficiência quinta-feira, 09/01/25 16:28 O Projeto de Lei (PL) 3834/2023 desobriga o pagamento de tributos sobre rendimentos recebidos ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco