ISONOMIA

ALEXANDRE PIRES DEFENDE AUXÍLIO-SAÚDE DIGNO PARA SERVIDORES DO JUDICIÁRIO EM LIVE DO SINTAJ-PB

quarta-feira, 21/02/24 15:06 montagem mostra uma mulher negra de costas, vestida com uma blusa branca, ela tem um laptop à sua frente e está com as mãos sobre o teclado, as unhas dela estão pintadas com esmalte vermelho. Na tela do computador, há uma tela onde há quatro pessoas, participantes de uma live do Sindicato SINTAJ-PB, em um dos quadros está o coordenador-geral do SINJUS-MG, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos bem curtos e barba bem curta. Conteúdo textual: Isonomia - Alexandre Pires defende Auxílio-Saúde digno para servidores do Judiciário em live do SINTAJ-PB.
FOTO: DC Studio / Freepik

Nessa segunda-feira, dia 19 de fevereiro, o coordenador-geral do SINJUS-MG e coordenador de Assuntos Jurídicos da Fenajud, Alexandre Pires, participou de uma live que abordou a urgente necessidade da garantia de um Auxílio-Saúde digno para os servidores do Judiciário brasileiro. O debate foi promovido pelo Sindicato dos Técnicos e Analistas do Judiciário do Estado da Paraíba (Sintaj-PB) e também teve a participação do vice-presidente da Associação dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (ASSTJE), Altamir Pimentel, e do superintendente do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) na Paraíba, Renato Silva.

Durante a transmissão ao vivo (clique aqui e assista o vídeo na íntegra), Alexandre Pires destacou que o Auxílio-Saúde é um direito dos servidores e que todos os sindicatos do País devem se engajar na luta para garantir que os tribunais de Justiça respeitem os princípios da isonomia e da razoabilidade.

Nesse contexto, o dirigente relembrou o Pedido de Providências protocolado pela Fenajud no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o qual cobra isonomia entre o Auxílio-Saúde dos servidores, que hoje não tem uma diretriz por parte do Conselho, e dos magistrados, que já tem uma regulamentação que garante valores equivalentes a 10% do respectivo subsídio mensal.

“Estamos defendendo o benefício de caráter indenizatório e que o seu valor tenha como piso o correspondente a 8% do subsídio recebido por um juiz substituto. Desse modo, o servidor poderá fazer o seu planejamento de saúde, inclusive adotando cuidados preventivos como o custeio de atividades como pilates, terapias, academia e acompanhamento nutricional”, complementa Alexandre Pires.

Em sua participação, Altamir Pimentel destacou que a Resolução do CNJ 294/2019 determina que os tribunais de Justiça são obrigados a instituir um programa de assistência de saúde suplementar para magistrados e servidores, ativos e inativos, seguindo os princípios da legalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade. Já Renato Silva apresentou um levantamento sobre o Auxílio-Saúde dos servidores em todos os estados brasileiros, no qual foi possível identificar discrepâncias decorrentes justamente da inexistência de um piso para o benefício por parte do CNJ.

SINJUS segue na luta por um Auxílio-Saúde digno no TJMG

Apesar do aumento anunciado no final do ano passado, os valores do Auxílio-Saúde dos servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) seguem pelo menos seis vezes menores que o do benefício pago aos magistrados. Essa situação reflete a total falta de isonomia, de razoabilidade e de desproporcionalidade com que a assistência de saúde entre as duas categorias é tratada pela Presidência do Tribunal.

Por isso, o SINJUS, juntamente com o SERJUSMIG e o SINDOJUS/MG, estão em uma campanha por um Auxílio-Saúde digno. Essa é uma das pautas prioritárias neste ano de 2024 e que será tratada em todas as reuniões da Mesa de Negociação até que o presidente do TJMG, desembargador José Arthur Filho, honre o compromisso de um reajuste substancial no benefício. Acompanhe as mídias do SINJUS e fique por dentro de cada episódio dessa batalha.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Notícias relacionadas

A imagem apresenta um médico segurando uma prancheta com um estetoscópio preso a ele. Na prancheta está escrito: “Auxílio-Saúde Digno Já! Conteúdo textual: Disparidade. Adequação do Auxílio-Saúde segue como luta prioritária em 2024.
DISPARIDADE ADEQUAÇÃO DO AUXÍLIO-SAÚDE SEGUE COMO LUTA PRIORITÁRIA EM 2024 sexta-feira, 12/01/24 18:20 Apesar do aumento anunciado no dia 18 de dezembro de 2023, a disparidade nos valores do Auxílio-Saúde dos servidores frente ao benefício pago a magistrados e também aos preços praticados no mercado de saúde suplementar segue sendo motivo de ... leia mais

Últimas notícias

ver mais
Fotografia de um homem branco, de cabelos castanhos claros, vestido de terno preto discursando em um púlpito de madeira com o brasão da República Federativa do Brasil, com outras pessoas ao fundo. NOVO PRESIDENTE SINJUS E SERJUSMIG PARTICIPAM DA POSSE DE CORRÊA JUNIOR COMO PRESIDENTE DO TJMG terça-feira, 02/07/24 18:40 Fotos: Gláucia Rodrigues/TJMG Em cerimônia realizada nessa segunda-feira, 1º de julho, no Grande Teatro ...
Sobre um fundo cinza escuro há um S estililizado da marca do SINJUS-MG, na cor branca, abaixo dele está escrito "Comunicado". COMUNICADO VACÂNCIA EM CARGO DA DIRETORIA segunda-feira, 01/07/24 17:50 O SINJUS-MG comunica às filiadas e aos filiados que, no dia 28 de junho ...
A imagem mostra um grupo de pessoas aplaudindo e comemorando, na cerimônia de corte de fita, indicando a inauguração do Espaço Lea Leda. A filiada Nolda Armani, uma senhora de cabelos brancos, aparece ao lado do coordenador-geral, Alexandre Pires, um homem branco, de cabelos pretos. Ele veste camisa azul escura e calça jeans. ATUAÇÃO AGUERRIDA SINJUS-MG CELEBRA 35 ANOS DE LUTA SINDICAL EM CONFRATERNIZAÇÃO NA SEDE segunda-feira, 01/07/24 17:48 Ao lado das filiadas e dos filiados, o SINJUS-MG celebrou 35 anos de representação ...

Convênios

ver mais
REPPhysio Fisioterapia Barro Preto . Belo Horizonte (31) 98256-8298 https://www.instagram.com/repphysiobr 20% ver mais
Espaço GS Pilates Fisioterapia Coração de Jesus . Belo Horizonte (31) 98284-0699 15% ver mais
DROGA RAIA Convênios . Belo Horizonte, RMBH, Rio de Janeiro, São Paulo, sul do Brasil. www.drogaraia.com.br 17% a 44% ver mais
DROGASIL Convênios . Minas Gerais, São Paulo, Nordeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil www.drogasil.com.br 17% a 44% ver mais
Top Fale conosco