EM REUNIÃO COM 1ª VICE-PRESIDÊNCIA DO TJ, SINJUS REQUER SOLUÇÕES PARA UNIDADE DA PRAÇA MILTON CAMPOS
terça-feira, 19/12/23 18:56Garantir um ambiente de trabalho digno para os servidores da unidade da Praça Milton Campos se tornou uma das prioridades para o SINJUS-MG nos últimos meses. Em busca de soluções definitivas para os problemas enfrentados pelos servidores do prédio, dirigentes do Sindicato se reuniram nesta segunda-feira, 18 de novembro, com o 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa. Também participaram da reunião representantes das diretorias relacionadas aos problemas relatados. O pedido de reunião tinha sido feito pela entidade por meio do ofício n. 65/2023.
O coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires, abriu a reunião relatando situações que estão interferindo na rotina de trabalho dos servidores, como a água dos bebedouros que está apresentando cheiro forte, sendo imprópria para consumo, e a presença de pombos no entreforro do prédio.
“Recebemos vídeos de fezes dos animais caindo nas mesas de algumas salas, o que comprova o risco de contaminação e à saúde de quem trabalha no local. Isso é muito preocupante”, apontou.
Entre as queixas dos servidores levadas pelo Sindicato também estão a falta de segurança no entorno da unidade; a falta de circulação adequada em algumas salas; questões estruturais como falta de assentos e tampas nos banheiros e técnicas como a falha no dispositivo do alarme de incêndio.
“O alarme de incêndio está disparando com frequência, forçando os servidores, inclusive os com mobilidade reduzida, a abandonar os postos de trabalho de repente e descer todos os andares de escada. Isso aconteceu tantas vezes que o pessoal passou a ignorar o alarme”, explicou o diretor de Assuntos Jurídicos, Felipe Rodrigues.
Depois que os dirigentes apresentaram os problemas, os responsáveis de cada gerência deram retorno sobre o andamento das demandas.
Segurança: O TJ notificou a Polícia Militar para que a segurança seja reforçada no entorno do prédio. A recomendação é para que os servidores evitem usar celular na rua e circular com objetos de valor. Também é importante ficar atento à movimentação suspeita. Além disso, em casos de roubo ou furto, a orientação é para que o servidor registre boletim de ocorrência na delegacia mais próxima para que os dados também ajudem a comprovar a necessidade de um plano de segurança mais abrangente para a região.
Banheiros: O TJ já providenciou assentos e tampas para os vasos sanitários. Durante a reunião, os representantes da gerência responsável, inclusive, apresentaram fotos das instalações que comprovam que o problema foi solucionado.
Pombos: A Diretoria de Engenharia e Gestão Predial informou que todos os pombos foram retirados do forro e que os dutos por onde os animais entraram no prédio já foram vedados. No caso de nova ocorrência, tomará
providências imediatamente. Em relação à infestação de insetos provocada pela presença dos pombos, será feita nova limpeza e dedetização. A previsão é que os serviços sejam realizados durante o recesso de fim de ano.
Água: Durante a reunião, o TJ apresentou o relatório de limpeza das caixas d’água. O espaço foi limpo novamente e, na sequência, a Superintendência esteve no local e informou que até consumiu a água, certificando a qualidade.
Circulação de ar: O teto de gesso do 7º andar será retirado com colocação e adequação do cabeamento, da tubulação e do sistema de climatização, de modo a garantir a segurança dos servidores e evitar a poluição visual. Também será feita a manutenção e a adequação do ar-condicionado central para que a climatização seja distribuída igualmente entre as salas.
Iluminação: O setor responsável já mediu as janelas para providenciar as persianas.
Alarme de incêndio: O TJ informou que não tinha conhecimento sobre esse problema. A manutenção predial será notificada para acionar a Administração do condomínio em busca de uma solução. A brigada de incêndio do edifício também será envolvida no processo.
Fachada do prédio: Será feita a limpeza da fachada em data ainda a ser agendada.
Elevadores: a Diretoria de Engenharia notificou o condomínio para solicitar que os elevadores tenham a devida manutenção, a fim de evitar novos problemas de mau funcionamento.
O SINJUS está à disposição dos servidores para receber novas demandas relacionadas às condições do prédio da Milton Campos. Basta enviar uma mensagem para o e-mail [email protected]. E, caso você tenha conhecimento de qualquer irregularidade em outra unidade, não deixe de procurar o Sindicato. A identidade do informante será mantida em sigilo.
SINDICATO É PRA LUTAR!