SINJUS REQUER TELETRABALHO E MELHORIAS NA UNIDADE DA PRAÇA MILTON CAMPOS EM CARÁTER DE URGÊNCIA
segunda-feira, 27/11/23 18:57A luta por condições dignas de trabalho não para. Após novas denúncias sobre a insalubridade do prédio na Praça Milton Campos, n. 16, o SINJUS-MG acionou novamente o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) por meio do Ofício 62/2023, solicitando a adoção do teletrabalho e a implementação imediata de medidas para corrigir problemas no ambiente e garantir a segurança dos servidores. Os desafios enfrentados pelos servidores lotados no prédio da Praça Milton Campos são diversos e preocupantes e vão desde problemas na infraestrutura, passando também por insegurança nas proximidades do edifício.
Na semana passada, o SINJUS-MG recebeu denúncias dos servidores sobre a presença de aves no forro do 6º andar, compartilhando espaço com os sistemas de ar-condicionado. A situação traz grande preocupação pela presença de animais vivos, mortos e uma quantidade significativa de fezes, que representam sério risco à saúde dos servidores e podem causar a transmissão de doenças infecciosas.
Outro problema é a falta de assentos e tampas nos banheiros, gerando desconforto e colocando em risco a saúde de todos que os utilizam. Os elevadores também apresentam falhas com frequência, prejudicando a rotina dos servidores.
“Outra situação frequente é o disparo do alarme de incêndio no prédio, provocado por uma falha no dispositivo. Isso faz com que os servidores tenham que largar seus postos de trabalho, imediatamente, inclusive os com mobilidade reduzida”, aponta o coordenador-geral do SINJUS, Alexandre Pires.
As questões denunciadas evidenciam a necessidade urgente de intervenção para garantir um ambiente adequado e seguro de trabalho para os servidores. Por isso, o Ofício 62/2023 solicita realização de limpeza, dedetização, instalação de assentos e tampos nos sanitários, manutenção dos elevadores, bem como a concessão do regime de teletrabalho integral aos servidores que atuam na unidade Milton Campos, até que a situação de insalubridade seja completamente corrigida.
O documento também requer a apresentação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros após as devidas obras de adequação e acesso amplo à documentação técnica pertinente, além da livre entrada do Sindicato no prédio para verificar as ações corretivas e as condições gerais da construção.
“O Sindicato já entrou em contato com a Assessoria da Presidência do TJ, pedindo uma reunião urgente para discutir especificamente esse prédio. O assunto também será tratado na Mesa de Negociações com o Tribunal na próxima quarta-feira”, afirmou o diretor de Assuntos Jurídicos do SINJUS, Felipe Rodrigues.
Outra solicitação é que o Tribunal responda ao Ofício 60/2023, que solicita reforço no policiamento nos arredores do edifício. A situação foi exposta no início de novembro e tem trazido medo para os servidores que saem do trabalho no período da noite e precisam transitar pelo local escuro e pouco movimentado. Da mesma forma, o SINJUS também pede que o TJMG responda ao Ofício 61/2023 que pede a implementação de teletrabalho como alternativa para todos os servidores expostos a ambientes de trabalho inadequado, medida que visa proporcionar bem-estar para os servidores e garantir que as obras de adequação sejam concluídas com celeridade. Clique e saiba mais.
DENÚNCIAS
O compromisso do SINJUS com a segurança dos servidores continua firme, sempre atento às condições de trabalho. Se houver qualquer irregularidade ou problema em seu ambiente de trabalho, denuncie! Basta enviar um e-mail para [email protected]. Sua identidade será preservada.
SINDICATO É PRA LUTAR