DIREITOS

SINJUS participa do lançamento de novo programa nacional para PCDs

segunda-feira, 27/11/23 14:25 Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva e Ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania do Brasil, Silvio Almeida em cerimônia de lançamento do Novo Viver Sem Limite, no Palácio do Planalto. Eles estão cumprimentando pessoas com deficiência e exibem documento assinado na ocasião.

O governo federal lançou, na última quinta-feira, dia 23 de novembro, o “Novo Viver sem Limite”, um programa elaborado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) para promover a dignidade e os direitos das pessoas com deficiência. A reunião de lançamento contou com diversos parlamentares e representantes da sociedade civil, que puderam conhecer os quatro eixos principais e cerca de 100 iniciativas do plano. O SINJUS-MG foi representado pela sindicalista Sônia de Souza.

Aproximadamente 18,6 milhões de brasileiros têm algum tipo de deficiência. Contudo, esse grupo enfrenta grandes dificuldades no acesso à educação, com uma taxa de analfabetismo cinco vezes superior à da população sem deficiência, além de participação reduzida no mercado de trabalho. Por isso, o plano inaugurado em 2011 sofreu alterações visando à construção de um Brasil mais inclusivo e equitativo.

A política será implementada em quatro eixos de atuação: gestão inclusiva e participativa; combate à violência e ao capacitismo; acessibilidade e tecnologia assistiva; e promoção dos direitos à educação, assistência social, saúde e demais direitos econômicos, sociais, culturais e ambientais. Com duração prevista de quatro anos, o plano passará por revisões anuais.

No evento de lançamento, o SINJUS foi representado por Sônia de Souza, que é servidora do TJMG e já foi coordenadora do Núcleo da Pessoa com Deficiência (NPD) do SINJUS. Para a sindicalista, esse é um marco na história de luta PCD no Brasil e traz esperança para o combate ao capacitismo. 

“Estou bastante otimista em ver mudanças efetivas acontecerem a partir do lançamento desse plano! É urgente que o Estado brasileiro se estruture com profissionais capacitados e que haja recursos específicos às políticas de inclusão e acessibilidade. Sendo uma entre milhares de brasileiros e brasileiras com deficiência, sei o quanto aguardávamos a retomada dessa luta”, afirma. 

O novo plano foi elaborado a partir de audiências públicas abertas ao longo dos últimos meses e prevê uma série de ações sociais, além da criação de políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência. O projeto conta com o apoio de 27 ministérios e com a colaboração de 15 órgãos do Poder Executivo. 

 

“Me sinto honrada em ter participado do lançamento do novo plano Viver Sem Limite do governo federal, representando o NPD do SINJUS! Os servidores com deficiência do TJMG já contam com a atuação firme do Sindicato para a garantia dos seus direitos. Essa luta agora ganhou uma força ainda maior, considerando o que vem pela frente com a implementação do novo plano Viver Sem Limite. Que todos possamos ser protagonistas nessa história!”, destaca Sônia. 

 

 

Acompanhe as notícias do NPD aqui.

Últimas notícias

ver mais
A imagem mostra uma sala de atendimento médico vazia, iluminada por luz natural que entra pelas persianas. No centro, há uma cadeira com um jaleco branco pendurado, representando a ausência do profissional. Sobre a cadeira, repousa um livro aberto, e ao fundo, é possível ver uma mesa com papéis e pastas jogadas. Falta de profissionais Sindicatos cobram do TJ urgência na nomeação de médicos para os polos de saúde quarta-feira, 09/04/25 18:14 Diante da falta de médicos em alguns dos polos regionais de saúde do Tribunal ...
A imagem mostra a fachada imponente da Prefeitura de Juiz de Fora, um edifício histórico de estilo neoclássico, com colunas brancas, janelas altas e uma torre com relógio. Em frente ao prédio, há sinais de trânsito e algumas pessoas passando na calçada. Sobre a imagem, há um destaque em texto que diz: "Feserv Minas reforça que jornada de 30 horas dos servidores de Juiz de Fora deve ser exemplo". Abaixo, o logo da Feserv Minas é exibido com o slogan “Coragem e representação” CONDIÇÕES DE TRABALHO FESERV MINAS REFORÇA QUE JORNADA DE 30 HORAS DOS SERVIDORES DE JUIZ DE FORA DEVE SER EXEMPLO terça-feira, 08/04/25 16:20 A Federação dos Servidores Municipais e Estaduais de Minas Gerais (Feserv Minas), da qual ...
Papo Aberto NM promove encontro sobre maternidade e comunicação com os filhos. Participe! segunda-feira, 07/04/25 17:15 Conciliar os desafios da maternidade com as exigências da vida moderna é uma realidade ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Heloisa Helena Nutrição Centro . BH (31) 3213 5247 Gratuito para filiados e dependentes ver mais
Top Fale conosco