COMEÇA NESTA 2ªF. O FESTIVAL DE ARTE NEGRA DE BH, COM PROGRAMAÇÃO GRATUITA
segunda-feira, 23/10/23 17:13A influência negra é fundamental na formação cultural do Brasil e colaborou para a criação de muitos costumes que hoje fazem parte da vivência nacional. Para incentivar a representatividade e o consumo de entretenimento negro, a Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o Instituto Lumiar, promove a 12ª edição do Festival de Arte Negra de Belo Horizonte – FAN BH 2023. A programação acontece no Parque Municipal Américo Renné Giannetti, entre os dias 23 e 29 de outubro, com mais de 100 atrações gratuitas.
Nesta segunda-feira, a abertura do evento traz o cortejo de três blocos belo-horizontinos, a partir das 17h30: Tambolelê, Angola Janga e Guarda 13 de Maio, que partirão de diversos pontos da cidade para se encontrar com o Bloco Afoxé Ilê Odara no Parque Municipal. Em seguida, as apresentações de artistas como Maíra Baldaia e Chico César encerram a noite.
Nos outros seis dias, a programação se divide entre shows, sessões de cinema, apresentações de teatro e dança, rodas de conversa, oficinas e exposições artísticas que exaltam a expressão cultural afro-brasileira. Buscando também descentralizar as atividades, o evento ocupará outros espaços, como o Viaduto das Artes, no Barreiro, o Teatro Raul Belém Machado, no bairro Alípio de Melo e o Cine Santa Tereza.
Um dos destaques da programação será a participação da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, no debate “Futuros desejáveis, caminhos possíveis: reflexões sobre cultura preta, tecnologias ancestrais, cidadania e reparação histórica”, na terça-feira (24/10) a partir das 19h30, no Teatro Francisco Nunes. A entrada é franca durante toda a semana, sujeita à lotação dos espaços.