FILIADAS DISCUTEM DIREITO E REPRESENTAÇÃO SOCIAL DAS MULHERES NO 1º CINEFEM
terça-feira, 10/10/23 10:28Com o objetivo de promover discussões profundas e proporcionar entretenimento para as filiadas do Sindicato, o Núcleo das Mulheres do SINJUS-MG realizou, na última sexta-feira, dia 6 de outubro, a primeira exibição do CineFem. Em uma atmosfera intimista e acolhedora da Casa Idea de Cultura, as membras do grupo assistiram ao filme “A Voz do Empoderamento”, que emocionou o público presente, e, logo após, debateram os detalhes do longa e as mensagens e representações contidas na obra.
O filme narra a jornada de Ganga, uma jovem que foge de casa para perseguir seu sonho de se tornar uma estrela de cinema. No entanto, seu amante a trai e a vende para um bordel no distrito da luz vermelha de Bombaim, Kamathipura. Ao longo do tempo, Ganga se transforma em Gangubai e se torna a matriarca do distrito, dedicando-se a dar voz aos oprimidos.
Após a exibição do filme, as participantes se reuniram para um debate com a crítica de cinema Kel Gomes, que mediou as discussões, trazendo insights e esclarecimentos importantes para engrandecer a luta feminista. Além de explorar detalhes do enredo, como contexto cultural e social retratados pelo filme, a mediadora ainda expôs os elementos técnicos que compõem a narrativa, como atuações, fotografia, figurino, trilha sonora e edição.
“A experiência de assistirmos ao filme e debater o tema juntas foi muito interessante. O debate foi enriquecedor e, com a ajuda da Kel, conseguimos compreender melhor detalhes e expandir uma conversa que é muito importante para o nosso Núcleo”, afirma a coordenadora do Núcleo das Mulheres do SINJUS e diretora administrativa do Sindicato, Adriana Teodoro.
Para a filiada Marisa Munk, lotada no Centro de Gestão, Padronização e Qualidade dos Processos (Ceproc), o filme retrata a força de uma mulher que está em um contexto de minoria e sente os seus direitos de cidadã sendo negados. “A discussão que tivemos demonstrou a importância de uma mulher que procura ajudar outras mulheres, lutando por mais respeito e pela preservação dos seus direitos. Foi uma reflexão muito importante sobre a união e a valorização feminina”, afirma.
O CineFem não apenas celebrou a diversidade feminina no cinema, mas também demonstrou como o entretenimento pode provocar reflexões e incentivar o conhecimento. O evento reforçou a importância do cinema como uma ferramenta poderosa para promover a diversidade e a compreensão em nossa sociedade.
Segundo a coordenadora do NM e diretora de Aposentados e Pensionistas do SINJUS, Janaína Torres, o projeto foi criado para enriquecer as discussões do Núcleo e ampliar as possibilidades de fortalecimento da luta das mulheres:
“Acredito que cumprimos nosso propósito, além de proporcionar uma experiência cinematográfica única. O debate foi bastante produtivo e as revelações sobre o filme demonstraram que o cinema pode ser uma ferramenta poderosa para promover o conhecimento e a união feminina.”
O CineFem tem o objetivo de ser mais um espaço de diálogo e uma ferramenta para ampliar a voz e o empoderamento das mulheres, impulsionando a reflexão, a união e a diversidade.
Fique atenta às nossas mídias sociais e não perca o próximo CineFem!