PARTICIPE DA PRIMEIRA SESSÃO DE FILME E DISCUSSÃO ORGANIZADA PELO NM
sexta-feira, 22/09/23 19:12O Núcleo das Mulheres (NM) do SINJUS-MG, convida todas as filiadas para a primeira sessão de filme e debate, o Cinefem, que faz parte do projeto de Empoderamento Cultural do NM. O evento será realizado no dia 6 de outubro, sexta-feira, às 19h na Idea Casa de Cultura, em Belo Horizonte. No primeiro momento, será exibido o longa indiano “A voz do empoderamento” e logo depois terá início a discussão mediada pela jornalista e crítica de cinema Kel Gomes. A conversa circundará o tema abordado no filme e contribuirá para a troca entre as presentes. O formulário para inscrição está disponível ao final da página.
“O NM é um espaço onde é possível trocar experiências, debater questões de gênero e fortalecer a autoconfiança. Nosso foco é ajudar a desfazer mitos e quebrar barreiras internalizadas que muitas vezes limitam o potencial feminino”, ressalta Adriana.
O programa de Empoderamento Cultural é uma iniciativa do Núcleo, que está se reestruturando sob a coordenação das diretoras Janaína Barbosa, diretora de Aposentados e Pensionistas, e Adriana Teodoro, diretora administrativa. O objetivo do projeto é promover interação, debates e trocas de informações entre as integrantes do núcleo por meio de atividades político-culturais.
“Conseguir conciliar atividades culturais com temas tão importantes como o feminismo e os direitos das mulheres é um diferencial que nós propomos às filiadas e que colabora com o objetivo do NM. Por meio das artes e das diversas expressões culturais, conseguimos conectar as participantes a temas que fazem parte do dia a dia de todas”, completa Janaína.
ATENÇÃO! As vagas para o Cinefem são limitadas. Preencha o formulário abaixo e não fique de fora dessa!
E se você ainda não faz parte do Núcleo das Mulheres, não perca tempo! Faça sua inscrição e fique por dentro de todas as atividades promovidas e benefícios exclusivos.
FILME
O longa A voz do empoderamento percorre a vida da jovem Ganga, que fugiu de casa para perseguir seu sonho de se tornar uma estrela de cinema, mas seu amante a trai e a vende para um bordel no infame distrito da luz vermelha de Bombaim, Kamathipura. Ela gradualmente se transforma em Gangubai, a matriarca do distrito, tornando-se a voz dos oprimidos e tendo como missão tentar legitimar uma profissão discriminada, mas que remonta aos tempos antigos. O filme é vagamente baseado na história real de Gangubai Harjivandas, conhecida como Gangubai Kothewali, cuja vida foi documentada no livro Mafia Queens of Mumbai, escrito por S. Hussain Zaidi.
SOBRE A MEDIADORA
Kel Gomes é jornalista formada pela UFMG e crítica de cinema filiada à Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e membra das Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema. Atua como editora do Cinematório, publicando críticas em diferentes formatos – textos, podcasts e vídeos –, além de realizar entrevistas e coberturas de mostras e festivais. É votante internacional do Globo de Ouro e trabalha com escrita para revistas, catálogos e outras publicações. Foi também da equipe do Feito por Elas, projeto que discute e divulga cinema realizado por mulheres. Compôs o Júri da Crítica Abraccine no 27° Cine PE – Festival Audiovisual, e na 45° Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Júri do Prêmio Canal Brasil de Curtas nesta mesma edição do Cine PE e em várias edições da Mostra de Cinema de Tiradentes, e o Júri da Crítica Elviras no 2º Festival Internacional de Mulheres no Cinema (FIM).
CINEFEM
- Filme: A voz do empoderamento
- Mediadora: Kel Gomes
- Data: 06/10, sexta-feira
- Horário: 19h
- Local: Idea Casa de Cultura – R. Bernardo Guimarães, 1200 – Funcionários