HORÁRIO DE TRABALHO

SINJUS SOLICITA FLEXIBILIZAÇÃO E EXTENSÃO DE UMA HORA PARA TÉRMINO DA JORNADA DOS SERVIDORES

sexta-feira, 01/09/23 18:46 Edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sobre ele há a aplicação digital de um relógio com o intervalo de uma hora marcado entre os horários de sete e oito horas, fora do relógio há uma seta sinalizando o avanço no término da jornada.

FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG – Freepik

O SINJUS-MG protocolou, nessa quinta-feira, dia 31 de agosto, o Ofício n. 44/2023 solicitando ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, a flexibilização e extensão do horário para a jornada de trabalho das servidoras e dos servidores do Judiciário. O pleito é para que a jornada básica de 6 horas diárias e 30 horas semanais possa ser realizada dentro do intervalo das 7h às 20h, cujo início e término possam ser alinhados entre o servidor e o gestor imediato, considerando a realidade de cada setor. Um dos principais objetivos do pleito é permitir que pais com filhos em idade escolar possam conciliar melhor a jornada de trabalho com a rotina escolar dos filhos.

Atualmente, o horário-limite para o término da jornada de trabalho dos servidores do TJMG é às 19h, determinando, por consequência, o início do expediente até às 13h. No documento, o SINJUS argumenta que muitas vezes o horário de início da jornada de trabalho fixada pelo TJMG é o mesmo da entrada das crianças nas instituições de ensino, principalmente daquelas da educação básica, que, em regra, têm o início das aulas às 13h.

Desse modo, quando o trabalho é presencial, mães e pais enfrentam dificuldades para deixar seus filhos na escola e ainda fazer o deslocamento para a unidade de lotação. Por isso, o SINJUS defende que seja permitida a flexibilização da jornada, viabilizando que servidoras e servidores possam, por exemplo, deixar os filhos às 13h na escola, iniciar a jornada de trabalho até às 14h no TJMG, exercer sua jornada de 6 horas diárias e encerrar o expediente às 20h.

Outro argumento apresentado pelo SINJUS é o de que o TJMG já permite que servidores no exercício de cargo de provimento em comissão e de função de confiança exerçam a sua jornada no intervalo das 7h às 20h. Portanto, a medida não demandaria alterações no funcionamento das unidades.  

Por fim, o SINJUS destaca que, ao ampliar em uma hora o período diário permitido para o cumprimento de jornada de trabalho, o TJMG possibilitará às servidoras e aos servidores melhores condições de adequar a rotina e a convivência familiar.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre o andamento dessa demanda e de outras de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
CONFRATERNIZAÇÃO NAP e NPD VÃO CELEBRAR MAIS UM ANO DE CONQUISTAS  quinta-feira, 21/11/24 13:29 O fim de ano se aproxima, e com ele chega o momento de celebração! ...
A imagem mostra uma reunião em andamento em um ambiente corporativo. Ao redor de uma mesa estão cinco pessoas, sendo uma delas uma mulher branca em uma cadeira de rodas, que parece estar liderando a conversa, gesticulando enquanto fala. Os demais participantes prestam atenção ou interagem com ela, com expressões sérias e interessadas. No fundo, há móveis modernos e plantas decorativas, conferindo um ar profissional e acolhedor ao espaço. OFÍCIO 49/2024 SINJUS REQUER REPRESENTATIVIDADE EM COMISSÃO DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO DO TJMG terça-feira, 19/11/24 16:44 Em defesa dos interesses dos servidores com deficiência do Judiciário mineiro, nesta segunda-feira, 18 ...
A imagem mostra um grupo de pessoas em uma sala de aula ou reunião, onde o NAP discute os benefícios da atividade física para pessoas com mais de 50 anos. Vários participantes estão sentados, atentos, enquanto um palestrante com microfone apresenta o conteúdo, todos engajados e interessados no tema. Em uma imagem adicional, vemos um grupo de pessoas, incluindo instrutores e participantes, posando sorridentes. VIDA PLENA NAP DISCUTE OS BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE FÍSICA NA FASE 50+ terça-feira, 12/11/24 15:15 O Núcleo de Aposentados e Pensionistas (NAP) do SINJUS-MG se reuniu na segunda-feira, 11 ...

Convênios

ver mais
Alessandra Zaramella Convênios Floresta . Belo Horizonte (31) 99164-5997 35 ver mais
Lua D’Kali Convênios Centro . Belo Horizonte (31) 98822-8482 http://instagram.com/luadkali 20% ver mais
Sonorità Aparelhos Auditivos Aparelhos auditivos Santa Efigênia . Belo Horizonte (31) 3324-1002 / (31) 99872-1006 sonoritaaparelhosauditivos.com.br até 30% ver mais
Top Fale conosco