HORÁRIO DE TRABALHO

SINJUS SOLICITA FLEXIBILIZAÇÃO E EXTENSÃO DE UMA HORA PARA TÉRMINO DA JORNADA DOS SERVIDORES

sexta-feira, 01/09/23 18:46 Edifício sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, sobre ele há a aplicação digital de um relógio com o intervalo de uma hora marcado entre os horários de sete e oito horas, fora do relógio há uma seta sinalizando o avanço no término da jornada.

FOTO: Walter Jr. / SINJUS-MG – Freepik

O SINJUS-MG protocolou, nessa quinta-feira, dia 31 de agosto, o Ofício n. 44/2023 solicitando ao presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador José Arthur Filho, a flexibilização e extensão do horário para a jornada de trabalho das servidoras e dos servidores do Judiciário. O pleito é para que a jornada básica de 6 horas diárias e 30 horas semanais possa ser realizada dentro do intervalo das 7h às 20h, cujo início e término possam ser alinhados entre o servidor e o gestor imediato, considerando a realidade de cada setor. Um dos principais objetivos do pleito é permitir que pais com filhos em idade escolar possam conciliar melhor a jornada de trabalho com a rotina escolar dos filhos.

Atualmente, o horário-limite para o término da jornada de trabalho dos servidores do TJMG é às 19h, determinando, por consequência, o início do expediente até às 13h. No documento, o SINJUS argumenta que muitas vezes o horário de início da jornada de trabalho fixada pelo TJMG é o mesmo da entrada das crianças nas instituições de ensino, principalmente daquelas da educação básica, que, em regra, têm o início das aulas às 13h.

Desse modo, quando o trabalho é presencial, mães e pais enfrentam dificuldades para deixar seus filhos na escola e ainda fazer o deslocamento para a unidade de lotação. Por isso, o SINJUS defende que seja permitida a flexibilização da jornada, viabilizando que servidoras e servidores possam, por exemplo, deixar os filhos às 13h na escola, iniciar a jornada de trabalho até às 14h no TJMG, exercer sua jornada de 6 horas diárias e encerrar o expediente às 20h.

Outro argumento apresentado pelo SINJUS é o de que o TJMG já permite que servidores no exercício de cargo de provimento em comissão e de função de confiança exerçam a sua jornada no intervalo das 7h às 20h. Portanto, a medida não demandaria alterações no funcionamento das unidades.  

Por fim, o SINJUS destaca que, ao ampliar em uma hora o período diário permitido para o cumprimento de jornada de trabalho, o TJMG possibilitará às servidoras e aos servidores melhores condições de adequar a rotina e a convivência familiar.

Acompanhe as mídias do SINJUS e fique informado sobre o andamento dessa demanda e de outras de seu interesse.

SINDICATO É PRA LUTAR!

Últimas notícias

ver mais
A imagem convoca os servidores para acompanhar a votação do PL 3213/24, referente à Data-Base 2024, que será analisado em 2º turno pela FFO da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A mobilização está marcada para o dia 28 de abril (segunda-feira), às 14h, no Plenarinho IV da ALMG. O card traz elementos visuais marcantes, como o selo da Data-Base 2024, a fachada do prédio da Assembleia e o chamado “Vem pra luta!”, incentivando a participação ativa da categoria A PARTIR DAS 14H DATA-BASE 2024 SERÁ VOTADA EM 2º TURNO NA FFO NA PRÓXIMA 2ªF., CHAME OS COLEGAS E COMPAREÇA sexta-feira, 25/04/25 17:06 O Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que trata da Data-Base 2024 das servidoras e ...
CONVOCATÓRIA AGE VAI DELIBERAR SOBRE USO DO FUNDO DE GREVE PARA FINANCIAR LUTAS quinta-feira, 24/04/25 20:37 Todas as servidoras e os servidores de 2ª Instância do Poder Judiciário, filiados ao ...
A imagem mostra diretores do SINJUS-MG acompanhando a votação na ALMG, vistos em um mezanino do plenário. Eles vestem camisetas do SINJUS-MG com a frase “Só a luta te garante” e seguram cartazes com mensagens como “Data-Base eu não abro mão!” e “Data-Base já!”. Todos estão concentrados, olhando em direção ao plenário. PL 3.213/2024 DATA-BASE 2024 É APROVADA EM 1º TURNO NA ALMG E DEVE SER PAUTADA NOVAMENTE NA FFO NOS PRÓXIMOS DIAS quarta-feira, 23/04/25 16:05 Matéria atualizada às 18h05 do dia 23/4/2025 O Projeto de Lei (PL) 3.213/2024, que ...

Convênios

ver mais
Top Fale conosco preload imagepreload image